Passe livre eleição: como vai funcionar o transporte em SP, RJ e POA

O capital do maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo, vai fazer mudanças no trânsito no domingo (2).

O passe livre eleição vigora em alguns locais do Brasil e isenta eleitores de pagar o transporte público no dia de votação. Na capital do maior colégio eleitoral, São Paulo, a prefeitura não afirmou se o benefício vai vigorar ou não. Mas várias alterações serão feitas no trânsito para uma melhor mobilidade na capital nesse domingo, 2 de outubro.

Confira também:

Quando saem as últimas pesquisas 2022?

Pode votar de bermuda?

Pode votar sem biometria?

Como denunciar fake news?

Como vai funcionar o trânsito em São Paulo?

Embora a prefeitura de São Paulo não tenha feito publicações a respeito do passe livre, o trânsito sofrerá alterações na capital durante o domingo de eleição. A CET publicou na terça-feira (27) todas as medidas que serão impostas na cidade no dia de votação.

O atendimento nas linhas de ônibus, metrôs e trens será reforçado. Cerca de 2 mil ônibus a mais estarão rodando na capital paulista no domingo, o intervalo entre os trens também será reduzido para dar maior fluidez aos usuários. Além do aumento de funcionários e da segurança dentro das estações.

O metrô funcionará normalmente das 4h40 até a meia noite. Mas nas linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, trens reservas estão de prontidão e serão colocados em funcionamento caso seja necessário. Ônibus intermunicipais funcionarão normalmente, sem alterações.

O Elevado Presidente João Goulart, que fecha nos domingos e feriados, estará aberto para maior fluidez dos veículos. O estacionamento em vias e espaços públicos será permitido aos motoristas, exceto em corredores de ônibus, faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e vias rápidas. A zona azul vai atuar de acordo com a sinalização local.

Além disso, a CET afirmou que vai montar uma operação especial de monitoramento de trânsito no sábado (1°) e domingo (2). A operação será intensificada no dia de votação, das 7h às 18h para garantir mobilidade e segurança aos motoristas e pedestres.

Algumas vias estão interditadas no domingo (2) e outras ficarão liberadas para compensar. Para saber se alguma rua que o eleitor costuma pegar estará fechada, ele deve entrar no site da CET e checar as alterações.

Passe livre eleição - Rio de Janeiro

O passe livre vai vigorar na capital do Rio de Janeiro no dia 2 de outubro, das 6h às 20h. O prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou em suas redes que os moradores da cidade ficarão insetos de pagar a tarifa do transporte público no dia de votação, basta que eles apresentem o título de eleitor. Segundo afirmou Paes, a medida visa fortalecer a democracia. O prefeito completou dizendo que amanhã seu decreto será regulamentado. Confira a publicação.

Eduardo Paes on Twitter: "ATENÇÃO! Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático,1/2 / Twitter"

ATENÇÃO! Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático,1/2

Passe livre eleição - Polêmica em Porto Alegre

O passe livre nas eleições funciona como forma de isenção do pagamento de passagem do transporte público nos dias de votação. A medida garantir que todos tenham condições de exercer o voto, mesmo pessoas de camadas baixas.

Desde 1995, a capital gaúcha concedia a isenção do pagamento para aqueles que precisavam pegar ônibus no dia de votação. Mas este ano, Porto Alegre não terá passe livre eleição, o que significa que a população que precisar usar o transporte público no domingo (2), terá que pagar o valor da passagem de R$ 4,80.

A medida foi suspensa após decisão da prefeitura em dezembro de 2021. A nova lei do Passe Livre, sancionada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), reduziu os dias em que o benefício é imposto na cidade. Antes a população ficava isenta de pagar passagem em 12 datas, com a nova lei, o número foi reduzido para duas ocasiões, dias de campanha nacional de vacinação e feriado municipal do dia 2 de fevereiro.

De acordo com informações do G1, a prefeitura ainda afirmou que foi necessário extinguir o passe livre nas eleições. Ainda foi argumentado que os eleitores votam em locais próximos à sua residência, então, diminuiria a necessidade do uso de transporte coletivo.

“Entendemos ser imprescindível extinguirmos o passe livre nas datas em que ocorrem eleições, uma vez que não persiste situação fática que justifique a necessidade de tal isenção. Isto porque a ampla distribuição geográfica das seções eleitorais no município de Porto Alegre atualmente permite aos eleitores votarem em local próximo à sua residência, o que afasta a necessidade de uso do transporte coletivo em tais deslocamentos”, justifica a prefeitura da capital gaúcha.

A medida foi aprovada na Câmara dos vereadores por 20 votos favoráveis a 13 contra. Ainda houve três tentativas para que as eleições fossem incluídas nas datas do passe livre, mas todas foram rejeitadas.

Repercussão da extinção do passe livre eleição

Após a repercussão da decisão da prefeitura, muitos políticos e eleitores se manifestaram contra a medida. O senador do Amapá, Radolfe Rodrigues (Rede), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o passe livre fosse garantido a todos os brasileiros no domingo de eleição.

Radolfe afirmou que essa decisão de Porto Alegre visava impedir que eleitores do Lula (PT) chegassem às urnas. O prefeito da capital do Rio Grande do Sul é apoiador de Bolsonaro (PL).

"A gente sente que tem um movimento em curso da parte do bolsonarismo para evitar o deslocamento dos eleitores para evitar que vão às urnas", afirma o senador, que pede para que os locais onde existe o passe livre, ele seja mantido e locais em que ele não vigora, ele possa ser instaurado.

Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, Lula (PT) vence entre eleitores das camadas mais baixas do Brasil.

Membros do Instituto de Arquitetos do Brasil do RS (IAB-RS) fizeram um abaixo-assinado para que o passe livre fosse garantido nos dias de votação.

Diversos candidatos e políticos de esquerda, como Manuela D’ávila e Luciana Genro (PSOL), além de influenciadores como Felipe Neto, se manifestaram nas redes sociais afirmando que a medida tinha cunho bolsonarista e um entrave à democracia, já que pode impedir que camadas mais pobres exerçam o voto.

Após a repercussão, o Ministério Público Eleitoral afirmou que "considera o passe livre no dia da eleição um importante instrumento para o fortalecimento da democracia”, mas que a decisão cabe à câmara dos vereadores de Porto Alegre.

Resposta do prefeito de Porto Alegre

Com a onda de manifestações contrárias à retirada do passe livre na eleição em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) se pronunciou. Ao veículo GaúchaZH, o prefeito afirmou, ontem (28), que poderia trocar o passe livre do feriado de Navegantes pelo dia da eleição.

Mas que essa decisão teria que ser tomada pelos vereadores na Câmara e não por ele. Melo ainda completou que essa decisão seria apenas para o primeiro turno. Para que o passe livre seja mantido no segundo turno, teria que haver outra compensação, segundo o emedebista. O prefeito ainda frisou que um dia de passe livre acarreta em muitos prejuízos financeiros à capital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes