Pesquisa segundo turno: Lula sai na frente na Ipec e PoderData

Os estudos divulgados entre quarta (5) e quinta (6) apontam o petista à frente na disputa.

O Ipec divulgou na quarta-feira, dia 5, sua primeira pesquisa segundo turno das eleições 2022. Encomendado pela Globo, o levantamento apontou que Lula (PT) lidera a disputa com 51% das intenções de votos totais, contra 43% de Bolsonaro.

O instituto PoderData também divulgou sua primeira pesquisa para o novo turno, nesta quinta, dia 6. Segundo os resultados, o petista também lidera, mas com 48% dos votos ante 44% do atual presidente.

No primeiro turno, Lula (PT) teve 48% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro (PL), segundo apuração final do TSE. Como foram os mais votados, ambos se enfrentam novamente no segundo turno, dia 30 de outubro.

+ Com aproximação da decisão da eleição, Bolsonaro adianta pagamento do Auxílio Brasil em outubro 2022

Pesquisa segundo turno Ipec entre Lula e Bolsonaro nas eleições 2022

De acordo com a pesquisa Ipec para o segundo turno, Lula (PT) tem 51% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) 43%. Votos brancos e nulos somam 4% e 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam ao questionamento.

O Ipec entrevistou 2000 eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro, em todo o Brasil. A pesquisa está protocolada no site do TSE sob o número BR-02736/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Veja a classificação da pesquisa estimulada.

Lula (PT): 51%
Bolsonaro (PL): 43%
Branco e nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 2%

Votos válidos

De acordo com o levantamento, excluindo os votos brancos e nulos, Lula tem 55% dos votos válidos, contra 45% de Bolsonaro.

Lula (PT): 55%
Bolsonaro (PL): 45%

Pesquisa espontânea

O Ipec fez também uma pesquisa espontânea com os entrevistados. Perguntou em quem votariam sem apresentar nenhum nome. Nesse caso, 50% dos eleitores disseram que votariam em Lula (PT) e 40% em Bolsonaro (PL). 6% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 4% não souberam responder.

Lula (PT): 50%
Bolsonaro (PL): 40%
Brancos/nulos: 6%
Não sabe/não respondeu: 4%

Índice de rejeição

O instituto ainda mediu o índice de rejeição de cada candidato, perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. 50% deles afirmaram que não votariam, de maneira alguma, em Bolsonaro e 40% disseram o mesmo sobre Lula.

Pesquisa segundo turno PoderData

A pesquisa segundo turno do PoderData, divulgada nesta quinta-feira (6), apontou uma disputa acirrada entre os candidatos. Nos votos totais, Lula (PT) soma 48% das intenções de voto e Bolsonaro (PL) 44%. Brancos ou nulos são 6% e aqueles que não sabem em quem votar são 2%.

O PoderData ouviu 3500 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro, no Brasil. A pesquisa está registrada no TSE sob protocolo BR-08253/2022. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Lula (PT): 48%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos/nulos: 6%
Não sabe: 2%

Votos válidos

Já considerados apenas os votos válidos, aqueles que se dirigem a um candidato, Lula lidera com 52% a 48%.

Lula (PT): 52%
Bolsonaro (PL): 48%

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes