Veja o passo a passo de como consultar o local de votação pela internet

O primeiro turno eleitoral será neste domingo, dia 2 de outubro.

As eleições são em dois dias e esta é a hora para tirar as principais dúvidas sobre o dia do pleito. Um dos questionamentos mais feitos antes da eleição é sobre como consultar o local de votação. É importante que o cidadão confira sua zona e seção eleitoral com antecedência para se programar no dia de votar. Veja como consultar o local de votação online.

Confira também:

Como consultar o local de votação?

O eleitor pode consultar o local de votação online de duas maneiras: pelo site oficial do TSE ou pelo aplicativo do e-título. Veja o passo a passo de cada um.

Consultar pelo site do TSE

1° passo: Entre no site oficial do TSE e clique na opção à direita "Título de eleitor”.

Como consultar o local de votação
Página do tse. - foto: tse/reprodução

2°passo: Em seguida, clique na opção “como consultar local de votação ou número de seu título” e, depois, na “página de consulta”.

Como consultar o local de votação
Página do tse. - foto: tse/reprodução

3° passo: Na página de consulta, preencha com seus dados (nome, CPF e nome da mãe, se constar no documento) e o local de votação será divulgado, com zona e seção eleitoral.

Como consultar o local de votação
Página do tse. - foto: tse/reprodução

Como consultar o local de votação pelo aplicativo do e-título

1°passo: Se ainda não tiver o aplicativo, baixe o e-título na App Store ou Google Play.

2°passo: Preencha com seus dados, nome, CPF, nome do pai e da mãe (se constarem no documento).

3° passo: Responda algumas perguntas de verificação, como número de telefone e o app está habilitado.

4° passo: Clique na opção “onde votar” e o local de votação será descrito, com endereço, zona e seção eleitoral.

E-título

O e-título serve como um título e documento digital, que substitui o físico. Inclusive, ele pode ser usado como documento de identificação no dia de votação, se contiver foto do eleitor. Contudo, o TSE alertou que aqueles que ainda não emitiram o e-título têm até amanhã (1) para fazê-lo. Não será possível gerar o documento no domingo (2) de eleição.

Mudanças no local de votação

O TSE alertou que, devido ao grande número de seções eleitorais dentro do Brasil, é possível que haja alguma mudança no local de votação, inclusive na véspera do pleito. Por isso, é importante que o eleitor confira sua zona e seção eleitoral para não ter surpresas na hora de votar.

O que levar na hora de votar?

Para votar, o eleitor precisa apenas levar um documento oficial com foto para fazer sua identificação no sistema. Os documentos aceitos pela Justiça Eleitoral são: identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de registro profissional e carteira de trabalho. O e-título também é aceito, mas precisa conter foto. Apenas os eleitores que colheram sua biometria têm foto no aplicativo.

Colinha

O TSE ainda recomenda que os eleitores anotem os números de seus candidatos em um papel e levem consigo na hora de votar. A recomendação é para que o voto seja feito de forma mais ágil, pois este ano os brasileiros votam para cinco cargos: presidente (dois dígitos), governador (dois dígitos), senador (três dígitos), deputado federal (quatro dígitos) e deputado estadual (cinco dígitos).

 

Pode votar sem biometria?

Sim, o TSE suspendeu a coleta de biometria em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o serviço ainda está suspenso. As últimas eleições municipais foram feitas sem o uso do equipamento também para maior segurança sanitária dos eleitores. Segundo informações da Agência Brasil, aqueles que fizeram a coleta da biometria poderão usá-la para se identificar. Mas quem não fez precisa apenas apresentar seu documento oficial com foto e poderá votar normalmente.

O que está proibido no local de votação?

Durante a votação, o TSE proíbe algumas práticas que considera como crime de boca de urna. Por isso, não é permitido que ninguém tente persuadir qualquer eleitor para votar em determinado partido ou candidato na zona eleitoral. Também fica proibida a aglomeração de pessoas uniformizadas com roupas políticas, o uso de alto-falantes, carros de som e campanhas políticas. É proibido entrar no local de votação portando armas de fogo também.

Contudo, o TSE permite que os eleitores manifestem seu pensamento político de forma silenciosa. Então, é permitido ir com camisetas, adesivos, bandeiras, broches, bonés, entre outros acessórios de algum partido ou candidato.

Veja também: pode votar com camisete de candidato

Celulares
Este ano, o TSE proibiu que eleitores entrem na cabine de votação portando celulares, câmeras fotográficas ou qualquer equipamento que possa violar o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado. O eleitor deve deixar o aparelho com o mesário. Aqueles que se recusarem a entregar os itens não poderão votar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes