Como foi a pesquisa para presidente 2018 primeiro turno

Voltando quatro anos atrás, quem estava à frente das eleições presidenciais de 2018?

Pesquisa para presidente 2018 primeiro turno. Voltando quatro anos atrás, quem estava à frente das eleições presidenciais de 2018?

No último pleito, os candidatos à Presidência da República eram Jair Bolsonaro, à época no PSL; Lula (PT), que teve a campanha barrada pela Justiça no final de agosto de 2018, sendo substituído por Fernando Haddad (PT); Ciro (PDT) e Alckmin, também à época pelo partido anterior, o PSDB.

Em 2022, todas as pesquisas colocam Lula à frente do presidente que busca a reeleição. O cenário era parecido em 2018, até a retirada da candidatura de Lula. A partir da primeira pesquisa pós-substituição de Lula por Haddad, Bolsonaro começou a aparecer com vantagem.

Abaixo listamos como foi a pesquisa para presidente 2018 primeiro turno, o percentual de votos do presidente eleito e como um presidente pode se eleger no primeiro turno. Confira.

+ Quem são os candidatos a governador SP 2022 + números

+ Eleições 2022: pesquisa Ipec é confiável? Saiba como ela é feita

Pesquisa para presidente 2018 primeiro turno

A pesquisa para presidente 2018 primeiro turno foi marcada por dois grandes pontos: a candidatura de Lula (PT) havia sido indeferida e Jair Bolsonaro, então deputado federal, havia sofrido um atentado a faca durante campanha em Minas Gerais.

Como Lula teve o pedido de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pouco mais de um mês das eleições, e já se especulava que ele não iria concorrer, as pesquisas desenhavam um cenário com e sem o candidato.

Segundo divulgado pelo Estadão, a pesquisa Datafolha em 22 de agosto de 2018 contando com o presidente Lula o colocava no topo, com 39%, enquanto Bolsonaro tinha 19%. Na mesma data, a Datafolha também apresentou como seria a preferência dos eleitores numa disputa sem Lula, onde Bolsonaro aparece primeiro, com 22% das intenções de voto, seguido de Marina Silva, com 16%.

Com a substituição de Lula nas urnas, Fernando Haddad assumiu oficialmente a disputa pelo Partido dos Trabalhadores. As primeiras pesquisas do Datafolha e do Ibope com o nome de Haddad, segundo o Estadão, o candidato aparece apenas com 4% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 24% e lidera a preferência.

Nas pesquisas seguintes, Fernando Haddad consegue sair de 4% e subir para 9%, segundo o Datafolha em 10 de setembro, já no dia 14 aparece com 13% encostando em Ciro Gomes que havia subido nas intenções de voto.

A partir do dia 18 de setembro até a última pesquisa para presidente primeiro turno 2018, Fernando Haddad (PT) se mantém como segundo candidato com mais intenções de voto, atrás de Bolsonaro, e alcança 22%.

Na pesquisa eleitoral do dia 06 de outubro de 2018, véspera da eleição, Bolsonaro tinha 36% e Fernando Haddad (PT) 22%.

O primeiro turno das eleições para Presidente da República e demais cargos de 2018 ocorreu no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês.

Ao final da apuração das urnas, dentre todos os 13 candidatos a presidente de 2018, quem foi para o segundo turno foram Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato que recebeu o maior número de votos foi Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL-PRTB), com 49.276.990, o equivalente a 46,03% dos votos válidos.

Quem disputou ao lado de Bolsonaro o segundo turno foi o candidato Fernando Haddad, da Coligação O Povo Feliz de Novo (PT-PCdoB-PROS), que obteve 31.342.005, o que corresponde a 29,28% dos votos válidos.

Bolsonaro acabou eleito em 29 de outubro com 55,13%, somando 57.797.847 votos. Já Haddad teve 44,87%, um total de 47.040.906 votos.

Como um presidente é eleito no primeiro turno?

Para um candidato a presidente ser eleito no primeiro turno é preciso que ele tenha obtido não só mais votos do que os concorrentes, mas também mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, segundo prevê a Constituição Federal de 1988.

Explicando de forma mais didática, segundo o UOL Educação, um Presidente da República é eleito no primeiro turno quando alcança 50% dos votos válidos mais um, não considerado nulos e brancos.

Desde a primeira eleição direta pós redemocratização, apenas um Presidente da República foi eleito em primeiro turno, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1994 e 1998. Nas duas eleições, FHC conquistou mais da metade dos votos válidos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes