Você sabe qual é a próxima eleição no Brasil?

Eleições no Brasil acontecem a cada dois anos, mas são de esferas diferentes

No ano que vem, mais de 145 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para eleger os cargos políticos do Brasil. No entanto, você sabe qual é a próxima eleição?

A cada dois anos, o país tem um processo eleitoral. Contudo, eles se alternam entre eleições gerais e eleições municipais.

As últimas de municípios aconteceram no ano passado, em 2020. Antes disso, as gerais, aconteceram em 2018.

No Brasil, qual a próxima eleição?

No próximo ano, 2022, acontecerá no Brasil as eleições gerais. Assim, elas acontecem em todo o país e elegem cargos específicos, que serão listados nesta matéria.

Dessa forma, os eleitores vão escolher o presidente e o vice-presidente da República. Além disso, os governadores e seus vices. Por fim, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Ademais, as próximas eleições municipais (previstas para 2024) vão decidir outros cargos. São eles, vereadores e prefeitos.

Em que mês ocorrem as eleições no Brasil?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as eleições devem acontecer no primeiro domingo de outubro dos anos em que acontecem. Além disso, o horário é das 8h até 17h.

Dessa forma, no dia 2 de outubro do ano que vem, acontecerá a próxima eleição que define presidente, deputados, governadores e senadores. Além disso, o segundo turno está marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Essa data é assim desde 1989, com a redemocratização do Brasil. Antes disso, só foi com a proclamação da República, em 1889, que o Brasil teve um início - ainda muito restrito - de eleições.

Assim, apenas em em 1932 que as mulheres (pouco mais que a metade da população) puderam votar. Contudo, com as ditaduras militar e a de Getúlio Vargas, em momentos distintos, o Brasil teve apenas eleições indiretas, onde a população não tinha direito a voto.

Dessa forma, com a democracia estabelecida em 1989, as eleições retornaram. Além disso, foi só com Constituição Federal, do ano anterior, que maiores de 16 anos e analfabetos foram incluídos. A partir de 1996, o TSE começou a usar o voto eletrônico, por meio da urna eletrônica.

Qual a função dos políticos?

O presidente e vice, que serão definidos em 2022, representam o cargo político mais alto do Brasil. É o presidente que chefia o governo, cuida da administração do país e representa o Brasil mundo afora. Além disso, ele nomeia os ministros que cuidam de vários assuntos, aprova ou veta leis que vêm do Congresso Nacional, dentre outras inúmeras funções.

Já o senadores, representam os estados que os elegeram (três para cada estado), no Senado Federal. Alguns dos papéis são fiscalizar o presidente, vice-presidente e ministros. Além disso, elaboram leis e discutem projetos dos deputados federais. Por fim, também decidem como utilizar o imposto arrecadado.

Além disso, os deputados federais (que representam, proporcionalmente, seus estados) criam, debatem e aprovam leis, assim como o orçamento anual do governo federal. Por fim, segundo a Lei, também devem fiscalizar o trabalho do presidente. Atualmente, a Câmara dos Deputados é formada por 513 desses parlamentares.

Por fim, em 2022 serão definidos os governadores e vices de estado. Eles escolhem os secretários e cuidam da segurança, saúde, economia, educação, dentre outros, das unidades federativas. Além disso, distribuem impostos dos municípios, e defendem os interesses junto ao presidente.

Vai ter eleição em 2021?

Você sabia que, até o final do ano, o Brasil vai ter pelo menos 15 processos eleitorais? Segundo Tribunal Superior Eleitoral, são eleições municipais suplementares. Ou seja, em algumas cidades, terá de ser feito outro processo eleitoral. Vale lembrar que, em 2020, todos os mais de 5,5 mil município brasileiros tiveram votações.

Para verificar quais municípios terão essas eleições, acesse a página do TSE. Nas eleições municipais, se define o prefeito e o vereador.

O primeiro, chefia a cidade junto aos secretários que escolhe, administra, investe e executa obras. Além disso, aprova ou não leis feitas pela Câmara Municipal. Por fim, os vereadores legislam sobre suas cidades, além de fiscalizar o prefeito, por exemplo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes