IPEC: aprovação governo Lula 2023 é maior que Bolsonaro

Pesquisa IPEC mostra aprovação de 37%

A Pesquisa Ipec divulgada na manhã de sexta-feira (9) pelo jornal O Globo indica aprovação governo Lula 2023 de 37%, sendo ótimo ou bom.  A avaliação é melhor em comparação ao mesmo período da gestão de Bolsonaro, em junho de 2019; à época com 32%.

Além de verificar que 37% dos entrevistados aprovam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a pesquisa aponta que os que classificam regular são 37%, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 28%. Os que não sabem ou não responderam são 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, mas o nível de confiança chega a 95%.

Pesquisa de aprovação governo Lula 2023

O resumo da Pesquisa IPEC de aprovação de Lula em junho de 2023 traz os seguintes números:

- Ótima ou Boa: 37%
- Regular: 32%
- Péssima ou Ruim: 28%
- Não sabe ou Não respondeu: 3%

Qual a aprovação do Bolsonaro?

Em 2019, Pesquisa Ibope divulgada em 19 de junho mostra os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): Ótimo/bom: 32%;; Regular: 32%; Ruim/péssimo: 32%; Não sabe/não respondeu: 3%.

Embora a aprovação do governo Lula seja maior que seu antecessor, a avaliação positiva recuou em relação à pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, passando de 39% para 37%. Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 26% para 28%.

Para o levantamento, foram entrevistadas 2 mil pessoas com idade acima de 16 anos, entre os dias 1º e 5 de junho, em 127 municípios, de forma presencial.

O que é o IPEC? 

O Ipec foi fundado a partir de ex-funcionários da tradicional empresa de pesquisas, Ibope. O Ibope era dividido em duas empresas, o Ibope Media e o Ibope Inteligência, ambas eram de propriedade da família Montenegro. Em 2014, a empresa alemã Kantar Group comprou a Ibope Media. A outra continuou sob administração da família Montenegro. Mas em 2021, a empresa encerrou suas atividades.

Após o fechamento do Ibope, o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) foi criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-CEO da antiga empresa, juntamente com outros antigos colegas executivos. O Ipec atua no ramo de pesquisas, sendo elas: de mercado, opinião pública e política. Neste ano, lançou quatro pesquisas eleitorais presidenciais e se tornou uma das principais empresas na área.

>> PIB do Brasil cresce 1,9% no 1º trimestre de 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes