Julgamento de Sergio Moro: saiba o que pode acontecer com decisão

A Segunda Turma do STF marcou para esta terça-feira, 9 de março, o julgamento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O pedido faz parte do habeas corpus do ex-presidente Lula, condenado por Moro por corrupção e lavagem de dinheiro em 2018.

Está marcado para esta terça-feira, 9 de março, o julgamento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A decisão que vai passar pela 2º turma do STF (Supremo Tribunal Federal), sucede a sentença dada pelo ministro Edson Fachi sobre as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento de Moro  foi proferido pelo pedido de habeas corpus de Lula.

Segundo informou o UOL e a Folha de S. Paulo, Fachin entrou com um pedido para adiar o julgamento de suspeição de Moro, marcado para às 14h deste dia 9 de março. Entretanto, até o momento, nada foi alterado. Entenda a seguir o que será debatido e o que pode acontecer com Moro.

Entenda o termo 'suspeição' usado no julgamento de Moro

Julgamento de Sergio Moro: o que está em jogo?

Gilmar Mendes, atual presidente da Segunda Turma do STF, e responsável pelos julgamentos desta instância, estava com o pedido de julgamento de suspeição de Moro desde 2018, no entanto, precisava da decisão de Fachin e da turma responsável pelo habeas corpus de Lula para dar continuidade no processo.

Com isso, o julgamento de Moro, e sua suspeição, será discutido na 2º turma. A discussão, no entanto, será de: manter arquivado o processo, ou se ele será julgado.  Na decisão proferida pelo ministro Edson Fachin, não seria possível julgar a suspeição de Moro, já que foi decidido que não existiam as condenações necessárias que motivaram o pedido da defesa de Lula. Em linhas gerais Fachin vê como "desnecessário" retomar esse julgamento.

Em sua decisão, o ministro Edson Fachin declarou que a 13ª Vara Federal de Curitiba foi “incompetente para julgar os casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula”. Segundo ele, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juiz natural” dos casos.

A defesa de Lula acredita que existem diversos argumentos para tentar demonstrar a parcialidade de Moro no caso do processo do triplex do Guarujá, em que o ex-presidente foi condenado como culpado. Os trechos de conversas divulgados pelo The Intercept Brasil, reforçaram  a defesa de Lula, que diz acreditar na “parcialidade da força-tarefa de Curitiba”. O material se refere entre os anos de 2015 e 2018.

 Sergio Moro e a Lava Jato

Imagem do ex-juiz sergio moro
Ex-juiz sergio moro (foto: agência brasil)

Sergio Moro ganhou destaque com a Operação Lava Jato. O ex-juiz federal teve seu nome envolvido com as condenações do ex-presidente Lula, julgado pela Justiça Federal do Paraná, e apesar de ter atuado anteriormente no julgamento dos crimes relativos ao escândalo do Mensalão, foi na Operação Lava Jato, considerada a "maior investigação contra corrupção do país", que Moro ganhou destaque na mídia em meados de 2014.

Chamado de herói por grande parcela da população descontente com o governo do PT, Sergio Moro foi responsável por condenar Lula em segunda instância, em janeiro de 2018, por corrupção. A investigação que ocorreu por via da Operação Lava Jato, coordenada pelo procurador Deltan Dallagnol. No entanto, os opositores consideraram "incomum" o "ritmo acelerado dos processos" contra o ex-presidente.

As coisas começaram a mudar para Moro quando conversas entre ele e Dallagnol, e outros membros da equipe Lava Jato, foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil, colocando à prova de fogo a sua parcialidade, que por fazer parte de competência judiciária, não poderia ter ligações com a Polícia Federal. A "Vaza Jato", como passou a ser chamada por grande parte dos defensores de Lula, foi usada como medida pela defesa do ex-presidente, que acabou tendo o seu pedido de habeas corpus aceito pelo STF.

Vale lembrar também que Sergio Moro foi o escolhido passar assumir a pasta do Mistério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), uma das principais figuras políticas ligadas a oposição do governo petista.

Operação Spoofing

Em julho de 2019, um mês após o caso da Vaza Jator vir à tona, a Operação Spoofing, deflagrada pela Polícia Federal, começou a ser investigada, com o objetivo claro de investigar contas de Telegram das autoridades brasileiras relacionadas à Lava Jato. Desde então, Sergio Moro tem estado na mira das mensagens hackeadas.

Recentemente, o ministro da 2º turma, Ricado Lewandowski, decidiu que a 10ª Vara Federal de Brasília compartilhasse com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as mensagens colhidas na Operação Spoofing. Nelas continham os diálogos que Moro teve com os procuradores da Lava Jato na época da operação. O compartilhamento aconteceu sob supervisão de peritos da Polícia Federal.

Lula elegível: Ciro e Luciano Huck criticam possível volta do petista

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes