Política

Lula ou Bolsonaro? Veja quem está na frente na pesquisa eleitoral 2022

Pesquisa eleitoral para 2022 feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) indica que o ex-presidente Lula está na liderança de intenções de votos para as eleições do próximo ano.

O instituto divulgou os resultados na última quinta-feira, dia 30, e analisou o quanto as pessoas analisadas pretendem votar em cada possível candidato para a Presidência da República, no ano que vem.

Dessa forma, o estudo é feito de forma estatística. Consideram faixas que representam, proporcionalmente, a população brasileira. Foram ouvidas mil pessoas, de 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 22 e 24 de setembro.

O que diz pesquisa eleitoral para 2022

Dessa forma, no primeiro cenário analisado, o eventual candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) marca 43% pontos. Além disso, na sequência, vem o atual líder do país, Jair Bolsonaro, com 28%. Em seguida, veja os outros números de intenção de votos:

Primeiro cenário

  • Lula (PT) - 43%. Já foi presidente da República.
  • Jair Bolsonaro (sem partido) - 28%. Já foi deputado federal pelo Rio de Janeiro e é o atual presidente do Brasil.
  • Ciro Gomes (PDT)  - 11%. Já foi deputado federal e governador pelo estado do Ceará. Além disso, foi ministro da Integração Nacional no governo Lula e da Fazenda, durante a gestão Itamar Franco.
  • João Doria (PSDB) - 5%. Já foi prefeito de São Paulo e é, atualmente, governador do estado de São Paulo.
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) - 4%. Já foi deputado federal por Mato Grosso do Sul e ministro da Saúde no governo Bolsonaro.
  • Rodrigo Pacheco (DEM) - 2%. Senador por Minas Gerais e atual presidente do Senado Federal.

Segundo cenário

Além disso, no segundo cenário estudado (com mais candidatos como alternativa), Luiz Inácio Lula da Silva segue como favorito.

Assim, chega a ter 42% de intenções. Em seguida, aparecem Bolsonaro (25%), Ciro (9%), Sergio Moro (7%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Alessandro Vieira (0%).

  • Lula (PT) - 42%
  • Bolsonaro (sem partido) - 25%
  • Ciro (PDT) - 9%
  • Sergio Moro (sem partido) - 7%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) - 3%
  • José Luiz Datena (PSL) - 3%
  • Eduardo Leite (PSDB) - 3%
  • Simone Tebet (MDB) - 1%
  • Rodrigo Pacheco (DEM) - 1%
  • Alessandro Vieira (Cidadania) - 0%

Pesquisa eleitoral 2022: segundo turno

Por fim, segundo a pesquisa divulgada pelo Ipespe, a vitória de Lula é projetada contra todos os candidatos analisados.

Assim, contra Bolsonaro, o instituto indica que o petista ganharia por 50% a 31% dos votos. Além disso, contra Moro, seria por 53% a 34%.

Por fim, contra Ciro Gomes, seria de 49% a 30%; contra Eduardo Leite, por 49% a 30% e, contra João Doria, por 50% a 27%.

Vale lembrar que o atual presidente, Bolsonaro, aparece como derrotado se concorresse, eventualmente, contra Ciro (perderia por 45% a 34%); contra Eduardo Leite (por 36% a 33%) e Doria (39% a 35%). No entanto, há a margem de erro estimada de 3,2 pontos percentuais para mais, ou para menos, o que não traria tanta confiabilidade a esse indício.

A última pesquisa feita pelo Ipespe foi em agosto deste ano. Naquele momento, os números foram diferentes. Somente entre os três primeiros no ranking, Lula tinha 40% e Jair Bolsonaro possuía 24%. Por fim, Ciro Gomes tinha 10%.

Vale lembrar que essa pesquisa é feita da forma estimulada. Ou seja, são informados os nomes dos candidatos e a pessoa ouvida escolhe. Entretanto, a etapa espontânea também aponta uma liderança disputada entre Lula e Bolsonaro. Dessa forma, o petista aparece com 30% das intenções, enquanto Bolsonaro tem 23%. Por fim, Ciro aparece com apenas 2%. Enquanto isso, brancos, nulos e indecisos somam 34%.

Lula na pesquisa eleitoral para 2022

Segundo o instituto Ipec, em uma outra pesquisa divulgada em 23 de setembro, o ex-presidente Lula ganharia a eleição em 2022 já no primeiro turno, se fosse realizada hoje.

Além disso, o estudo indicou que a popularidade de Bolsonaro está em baixa. Os números indicam que a desaprovação alcançou 53%. Ou seja, cerca de uma a cada duas pessoas, não aprovam o atual mandante.

Por fim, pesquisa feita em 17 de setembro pelo Datafolha também posicionou Lula na frente da corrida eleitoral, neste momento. No último indicador, ele tinha 46% de respostas estimuladas (no primeiro cenário), enquanto Bolsonaro tinha 26%.

Última modificação em 22/07/2022 13:33

Ver Comentários

  • Quero ver se o primeiro lugar consegue sair na rua pra tomar um cafezinho. Gente, esses resultados são insultos contra nossa sanidade.
    Sabe, eu não gostava do Bolsonaro, mas a cada dia que passa, mais vejo o quanto ele tem razão.. Essa pesquisa não representa a vontade do povo Brasileiro.

    • Se o Bozo tomar um cafezinho próximo a minha pessoa, tomará além do cafezinho, muitos xingamentos

      • Esse palhaço do Bozo, só aparece a frente nas pesquisas,quando são feitas enquetes em programas direcionado a ele seus trouxa s

  • Caro Fernando Diz observe de onde vem a intolerância e discurso se ódio ...

  • Lula 43%? O cara pode nem ir na esquina que é hostilizados kkk, esse DataFolha esta forçando a barra. Modifica um pouco menos os números, que fica menos escrachado!

Compartilhe