Presidente pode tirar férias? O que diz a CF sobre folga de Bolsonaro

Recesso do presidente em meio às enchentes na Bahia vêm causando revolta

Enquanto a Bahia sofre com os efeitos das fortes chuvas que vêm atingindo especialmente a região sul do estado, o presidente Jair Bolsonado (PL) aproveita uns dias de descanso em Santa Catarina. A atitude, que vem provocando desconforto até mesmo entre os apoiadores do governo, causou revolta nas redes sociais. Na praia em Santa Catarina, o mandatário afirmou que esperava não precisar adiantar seu retorno ao trabalho. Mas será que o presidente pode tirar férias? Saiba o que diz a Constituição.

+ Quando vai ser o pronunciamento do Bolsonaro após perder para Lula?

O presidente do Brasil pode tirar férias?

No Brasil, costumeiramente, durante o recesso do Poder Legislativo, o presidente da República aproveita para tirar uns dias de descanso e evitar compromissos oficiais. Na ausência do chefe do Executivo, ministros de Estado podem representar o presidente na tomada de decisões. No entanto, esse distanciamento não significa que ele esteja afastado do cargo e, caso haja alguma demanda mais séria relacionada à União, espera-se que o próprio presidente assuma a frente e retorne ao trabalho.

Em abril deste ano, durante uma audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle da Câmara dos Deputados, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, afirmou que “o presidente da República não tem direito a férias”. À época, deputados haviam questionado os gastos de Bolsonaro durante viagens a São Francisco do Sul (SC) e Guarujá (SP) entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 5 de janeiro deste ano.

O que diz a Constituição Federal?

Embora a Constituição brasileira não seja clara se o presidente e outros representantes do Governo Federal podem tirar férias, todo trabalhador brasileiro tem, por lei, direito a um recesso remunerado pelo menos uma vez ao ano. O que acontece, no entanto, é que a ausência do presidente da República pode causar insegurança política.  Segundo especialistas, formalmente, o presidente pode tirar uns dias de descanso, mas isso não significa que ele está de férias. Em outras palavras, caso seja necessário, ele deve assumir a responsabilidade que lhe cabe como representante máximo da nação.

Recesso polêmico deste ano não é o primeiro

No fim do ano passado, Bolsonaro viajou para São Francisco do Sul e Guarujá por mais de 15 dias entre dezembro e janeiro deste ano. O recesso foi criticado por eleitores e pela oposição porque as “férias” foram tiradas em meio à crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.

O recesso custou quase R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. Em conversa com apoiadores, no início deste ano, Bolsonaro ironizou a situação: “A despesa grande, eu vou assim mesmo. ‘Ah, gastou R$ 2 milhões nas férias’. Vai ter mais férias. Vai ser gasto, fique tranquilo”, disse. Além disso, o presidente circulou pelas cidades litorâneas sem máscara, mesmo diante do estrondoso número de mortes causadas pelo coronavírus.

Saiba como ajudar o sul da Bahia

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes