Chlorella: o que é, benefícios para a saúde e como consumir

Saiba mais sobre essa alga rica em proteínas, vitaminas e minerais, que ajuda a turbinar o sistema imunológico, proteger o coração e combater o envelhecimento.

Uma alga de água doce rica em clorofila. Essa é a chlorella, que os japoneses começaram a usar como alimento no século 19. Apesar de pequena no tamanho, ela é enorme em nutrientes e benefícios para a saúde. Há quem diga até que ela é um superalimento.

A nutricionista Aline Santos explica que a chlorella é famosa por sua função como suplemento. Isso porque a lista de seus componentes é quase sem fim. “Ela possui vitaminas C e E, e minerais como ferro e potássio, por exemplo.”

Além disso, ela tem vitaminas do complexo B, fibras, magnésio, cálcio e, principalmente, proteína. Esse último elemento representa entre 60% e 70% da sua composição. Por isso, é ideal para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

 

Benefícios da alga

Benefícios da chlorella
Imagem: reprodução / instagram

 

De acordo com a nutricionista Juliana Carreira, a chlorella é excelente na prevenção da anemia. Também melhora a imunidade, regula a pressão arterial e protege contra o envelhecimento precoce.

“Ela combate problemas no intestino. Promove também um detox no organismo ao eliminar metais pesados. Ainda é excelente para pele e cabelos por ser rica em vitamina C”, enumera Juliana.

Além disso, a nutricionista Aline informa que a chlorella contêm nutrientes que auxiliam na saúde do coração, assim como melhoram a acidez do sangue. “Suas propriedades atuam ainda no tratamento da depressão, da ansiedade e até na perda de peso.”

Em geral, não há contraindicação no uso da chlorella. Mas ela não é recomendada para crianças, gestantes e idosos. Quem sofre com problemas cardíacos também deve evitar o suplemento, bem como alérgicos a frutos do mar.

A alga é mais utilizada como suplemento em forma de pó ou comprimido. A versão em pó vai bem em receitas como vitaminas e smoothies.

 

Diferenças entre chlorella e spirulina

Chlorella e spirulina
Imagem: reprodução / pinterest

 

Muitas pessoas pensam que chlorella e spirulina são a mesma coisa. Mas, na verdade, a última não é uma alga e sim uma cianobactéria. Ou seja, é um micro-organismo que também realiza fotossíntese. Por isso a confusão é tão comum.

As duas substâncias ainda têm características muito parecidas em relação aos nutrientes e benefícios à saúde. A principal diferença entre elas é o fato de que a chlorella tem altas quantidades de de vitamina B12. Ela tem ainda muito triptofano, essencial para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Para saber mais sobre a spirulina e seus benefícios, confira este artigo.

Fontes: Aline Santos, nutricionista clínica. Juliana Carreira, nutricionista e autora do e-book “Cardápio para 30 dias com receitas para toda a família”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes