Chlorella: o que é, benefícios para a saúde e como consumir

Saiba mais sobre essa alga rica em proteínas, vitaminas e minerais, que ajuda a turbinar o sistema imunológico, proteger o coração e combater o envelhecimento.

0 1.327

Uma alga de água doce rica em clorofila. Essa é a chlorella, que os japoneses começaram a usar como alimento no século 19. Apesar de pequena no tamanho, ela é enorme em nutrientes e benefícios para a saúde. Há quem diga até que ela é um superalimento.

A nutricionista Aline Santos explica que a chlorella é famosa por sua função como suplemento. Isso porque a lista de seus componentes é quase sem fim. “Ela possui vitaminas C e E, e minerais como ferro e potássio, por exemplo.”

Além disso, ela tem vitaminas do complexo B, fibras, magnésio, cálcio e, principalmente, proteína. Esse último elemento representa entre 60% e 70% da sua composição. Por isso, é ideal para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

 

Benefícios da alga

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

benefícios da chlorella
Imagem: Reprodução / Instagram

 

De acordo com a nutricionista Juliana Carreira, a chlorella é excelente na prevenção da anemia. Também melhora a imunidade, regula a pressão arterial e protege contra o envelhecimento precoce.

“Ela combate problemas no intestino. Promove também um detox no organismo ao eliminar metais pesados. Ainda é excelente para pele e cabelos por ser rica em vitamina C”, enumera Juliana.

Além disso, a nutricionista Aline informa que a chlorella contêm nutrientes que auxiliam na saúde do coração, assim como melhoram a acidez do sangue. “Suas propriedades atuam ainda no tratamento da depressão, da ansiedade e até na perda de peso.”

Em geral, não há contraindicação no uso da chlorella. Mas ela não é recomendada para crianças, gestantes e idosos. Quem sofre com problemas cardíacos também deve evitar o suplemento, bem como alérgicos a frutos do mar.

A alga é mais utilizada como suplemento em forma de pó ou comprimido. A versão em pó vai bem em receitas como vitaminas e smoothies.

 

Diferenças entre chlorella e spirulina

chlorella e spirulina
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Muitas pessoas pensam que chlorella e spirulina são a mesma coisa. Mas, na verdade, a última não é uma alga e sim uma cianobactéria. Ou seja, é um micro-organismo que também realiza fotossíntese. Por isso a confusão é tão comum.

As duas substâncias ainda têm características muito parecidas em relação aos nutrientes e benefícios à saúde. A principal diferença entre elas é o fato de que a chlorella tem altas quantidades de de vitamina B12. Ela tem ainda muito triptofano, essencial para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Para saber mais sobre a spirulina e seus benefícios, confira este artigo.

Fontes: Aline Santos, nutricionista clínica. Juliana Carreira, nutricionista e autora do e-book “Cardápio para 30 dias com receitas para toda a família”.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes