Benefícios do goji berry para a saúde  

Cheia de vitaminas e antioxidantes, essa frutinha vermelha se tornou uma superaliada na prevenção de doenças e até na perda de peso. 

Uma frutinha vermelha de sabor amargo que tem origem nas montanhas do Tibet. Assim é o goji berry, que pode até ser pequeno no tamanho, mas é enorme em nutrientes. E também nos benefícios que proporciona à saúde. Na medicina oriental ele é famoso há séculos. No Brasil, entretanto, começou a ganhar espaço não faz muito tempo. 

Confira, então, tudo o que você precisa saber sobre esse alimento tão funcional e poderoso. 

 

Propriedades do goji berry 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

goji berry
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Em primeiro lugar, temos como destaque do goji berry a grande quantidade de vitamina C. “Para se ter ideia, em 100 g de goji berry há 50 vezes mais vitamina C do que em uma laranja”, ressalta a nutricionista Gabriela Rodrigues. Mas tem ainda outros tipos de vitamina, como do complexo B, fundamental para o sistema nervoso e a saúde do coração.   

Ele tem ainda forte ação anti-inflamatória e todos os oito aminoácidos essenciais ao organismo. São substâncias que mantêm a massa muscular e contribuem para a formação de células, proteínas e tecidos.  

Além disso, é a maior fonte de carotenoides. Essa família de compostos, da qual faz parte o licopeno, contém muitos antioxidantes. Ou seja, ajudam a proteger a pele contra os efeitos do envelhecimento. Mais que isso: diminuem o risco de diferentes doenças crônicas.  

Por fim, o fruto conta com diversos minerais que, entre outras funções, regulam a pressão das células. “É, portanto, uma boa fonte de cálcio, fósforo e potássio. E, em menor quantidade, de magnésio, zinco, ferro, cobre e selênio, entre outros. Possui também os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e Ômega 6”, lista a nutróloga Marcella Garcez. 

Assim, com tantos nutrientes, o goji berry já chegou até mesmo a ser conhecido como um superalimento, assim como a quinoa e a spirulina 

 

Benefícios do goji berry 

benefícios do goji berry
Imagem: reprodução / Pinterest

 

“Por sua composição, o goji berry é um alimento funcional com muitos compostos bioativos. Eles possuem alto potencial antioxidante e amplo espectro de efeitos biológicos benéficos à saúde”, explica Marcella. Então, agora, listamos 6 dos principais efeitos positivos do fruto. 

 

Turbina a imunidade 

goji berry otimiza a ação das células responsáveis pelo sistema imune. Ou seja, o organismo se torna ainda mais forte contra diversas doenças. É o caso, por exemplo, de gripes e resfriados. Ademais, por ser rico em vitamina C, também contribui para a absorção de ferro. Assim, para se proteger contra a anemia, é interessante consumir o alimento junto a outras fontes do mineral, como feijão, carne vermelha e espinafre.  

 

Cuida da saúde dos olhos  

Como resultado da alta concentração de vitamina A e carotenoides, principalmente a zeaxantina, o goji berry atua como um grande protetor dos olhos. Isso porque combate a degeneração macular, parte central da retina humana, que pode causar sérios problemas na visão. 

 

Goji berry combate o câncer 

Muitas pesquisas já comprovaram a eficácia da vitamina B2 contra diferentes tipos de câncer. E o goji berry é uma importante fonte do nutriente. “Estudos mostraram que o efeito é maior em casos de câncer de intestino e útero”, diz Gabriela. Além disso, sua função antioxidante repele os efeitos dos radicais livres, que provocam mutações nas células e levam a processos tumorais. 

 

Atua contra o envelhecimento 

Outro benefício do combate aos radicais livres que o goji berry proporciona é a proteção contra o envelhecimento precoce. E não é apenas o organismo que ganha com isso, mas também a pele e os cabelos. Isso é consequência, principalmente, da presença de vitamina C. Essa queridinha dos cosméticos reduz linhas e sinais de expressão. Nos fios, diminui a oleosidade, dá mais força e volume, ajuda a tratar problemas como a caspa, acelera o crescimento e deixa o cabelo cacheado mais bonito. 

  

Faz bem ao cérebro e ao coração  

Muitos nutrientes do goji berry colaboram para defender a saúde do coração contra diferentes doenças. É o caso das vitaminas B2 e B6, que atuam também nos sistemas nervoso e muscular.  Ademais, suas propriedades trabalham na produção de neurotransmissores que geram sensação de bem-estar. Por isso, quem sofre com sintomas de depressão e ansiedade encontram no goji berry um poderoso aliado. 

 

Goji berry dá uma forcinha no emagrecimento  

Quer emagrecer? Então você pode começar a incluir um pouco de goji berry dentro de uma alimentação equilibrada. Em 2011, um estudo revelou que o fruto eleva a taxa metabólica e ajuda a diminuir a circunferência abdominal. “Além disso, possui beta-sisterol, potente anti-inflamatório que pode diminuir a inflamação das celulites. Isso, claro, quando se tem boa alimentação e prática de atividades físicas”, ressalta Gabriela. Por fim, a grande quantidade de fibras do alimento auxilia no bom funcionamento do intestino.  

 

Como e quanto consumir 

como consumir o fruto
Imagem: reprodução / Pinterest

 

De acordo com a nutróloga Marcella, o goji berry deve fazer parte de um estilo de vida saudável e equilibrado. “É um alimento calórico, por isso, deve ser ingerido com moderação. Apenas 6 unidades (10 g) oferecem, por exemplo, de 30 a 40 calorias.” 

Assim, indica-se o consumo de cerca de duas colheres de sopa do fruto por dia. Ou 120 ml de suco. A versão desidratada é a mais comum no mercado brasileiro. Você pode adicionar ao iogurte, vitaminas e saladas. Enquanto isso, os suplementos só são indicados sob prescrição médica. 

  

Cuidados e contraindicações 

 

“Não há, no momento, evidências científicas para indicar o goji berry como um alimento milagroso para o bem-estar e a longevidade. Ainda assim, é isento de toxicidade, mas recomenda-se cautela com relação a possíveis interações com medicamentos”, afirma Marcella.  

De acordo com Gabriela, crianças, lactentes, grávidas, quem usa remédios anticoagulantes, tem doenças sensíveis ao estrogênio e hemofílicos não devem consumir goji berry. Na dúvida, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para avaliar cada caso.  

Fontes : Marcella Garcez, nutróloga e mestre em Ciências da Saúde. Gabriela Rodrigues, nutricionista da startup de nutrição N2B. 

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes