Probióticos: saiba tudo sobre as bactérias do bem   

Entenda o que são esses micro-organismos capazes de proporcionar muitos benefícios à saúde, como melhorar a digestão e fortalecer a imunidade.

Você, sem dúvida, já ouviu falar em probióticos. Pode até ter sido em propagandas de iogurte na televisão. Mas será que sabe o que são? E mais:  por que são essenciais para a saúde geral do organismo? Pois é isso o que você vai descobrir neste artigo.

 

O que são os probióticos?

Probióticos
Imagem: reprodução / pinterest

 

Em resumo, os probióticos são micro-organismos, incluindo bactérias e leveduras. Estão presentes em certos alimentos e também suplementos nutricionais. Eles fazem muito bem à saúde. Isso porque agem diretamente na microbiota intestinal. “Esse conjunto de seres, principalmente bactérias, exerce importantes funções, entre elas a imunidade intestinal”, informa a nutricionista Bianca Farrapo.

Essa colônia tem mais de 10 trilhões de componentes. Começa a se formar no nascimento e vai mudando ao longo da vida por diversos fatores. Quando não está saudável, por causa de antibióticos ou má alimentação, por exemplo, o intestino pode ser invadido por bactérias nocivas. Por consequência, o corpo pode apresentar diferentes doenças.

Então, para evitar que isso aconteça é essencial contar com a ajuda dos probióticos. Afinal, de acordo com a ciência, eles ajudam a equilibrar a microbiota. Como resultado, aumentam o número de bactérias do bem e tornam o organismo muito mais resistente.

E vale mencionar ainda que muita gente confunde os probióticos com prebióticos. Embora pareçam semelhantes, eles desempenham papéis diferentes, já que os prebióticos são um tipo de fibra que o corpo humano não digere. Eles servem, na verdade, como alimento para probióticos.

 

Quais os benefícios para a saúde?

Benefícios para a saúde
Imagem: reprodução / pinterest

 

Há uma lista cheia de vantagens dos probióticos. Em primeiro lugar, temos o efeito mais famoso, ou seja, a defesa do organismo. Com isso, o sistema imune combate doenças como gripes e resfriados. Outro benefício é a melhora de problemas intestinais. O principal é a constipação. Por outro lado, auxilia no tratamento de casos de diarreia. Quem ganha com isso é a pele, já que fica mais bonita e hidratada.

“Há evidências de que os probióticos diminuem reações alérgicas. Regulam ainda os níveis de lipídeos e auxiliam na digestão da lactose”, afirma Bianca. O exército do bem também atua contra a obesidade, reduz o colesterol e regula a pressão arterial. Por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças do coração. Além disso, protege as mulheres contra candidíase e vaginose. Tais problemas são muito comuns e recorrentes.

Mais um papel importante dos probióticos é na prevenção do câncer. Isso porque algumas bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta. Essa é principal fonte de nutrientes das células que revestem o cólon. Na prática, criam uma barreira que impede a entrada de agentes nocivos. Como resultado, cai a chance de inflamação e, então, há menos risco de tumores.

Por fim, alguns estudos comprovam efeitos positivos no sistema nervoso central. Assim, há melhora em sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, contribui em casos de autismo, transtorno obsessivo-compulsivo e até na memória.

 

Como incluir probióticos na rotina?

 

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios dos probióticos é cuidar da dieta. Muitos alimentos são ricos nessas bactérias. Os mais famosos, sem dúvida, são os iogurtes e o leite fermentado. Mas há ainda outras opções. É o caso do kombucha, kefir e missô. Azeitona, shoyu, picles e vegetais em conserva também. Eles só não podem ser pasteurizados, já que o processo elimina as bactérias.

Eles são seguros para a maioria da população, mas pode haver efeitos colaterais. “Inchaço abdominal, flatulência e sensação de estômago pesado, por exemplo. Os sintomas costumam desaparecer com o tempo de uso”, diz Bianca.

Vale dizer que existem suplementos em forma de cápsula, pó ou líquido. “No entanto, o ideal é ter prescrição médica ou nutricional”, sugere a nutróloga Marcella Garcez.

A contraindicação é para quem tem problemas no sistema imune. E também quem passou por cirurgia ou tem crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado. “Menores de 2 anos de idade devem evitar o consumo. Já gestantes e lactantes podem consumir com cautela”, conclui Marcella.

Fontes
Bianca Farrapo, nutricionista que atende pela OnDoctor por meio da telemedicina. Marcella Garcez, nutróloga e mestre em Ciências da Saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes