Agora a crise energética é problema mundial

Desde o início de 2021, os alertas sobre a crise hídrica e energética ocupam a programação dos noticiários locais. No entanto, nos últimos meses, percebemos que a crise energética está afetando praticamente todos os países do globo. Apesar das diferentes causas regionais, a consequência comum é que o consumidor paga e pagará a conta.

A crise energética ao redor do planeta

  • No Brasil, a crise hídrica eleva a conta de luz e ameaça com um racionamento. A estiagem reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas, que demandou o despacho termelétrico mais caro e poluidor.
  • Nos Estados Unidos, o problema é o preço do gás natural e da gasolina, que sobem 100% e 50% no ano, respectivamente.
  • Na União Européia e Reino Unido, a situação é ainda pior. O preço do gás natural quadruplicou!
  • Na China, o consumo de energia subiu 13,8%, mas a geração só aumentou 11,3%. Esse deficit ameaça reduzir as taxas de crescimento da economia, que puxou o crescimento dos países emergentes nas últimas décadas.

 

As diferentes causas e a mesma consequência

Enquanto no Brasil, a estiagem compromete a capacidade hidrelétrica, na Europa, a causa do problema é a capacidade de produção russa de gás natural. De fato, a Rússia não tem aumentado a oferta para acompanhar a demanda, que cresceu com a recuperação da economia pós-covid-19.

Na China, além do descompasso entre produção e consumo, tem-se a ação do governo de tentar reduzir a geração por carvão. A meta é nos próximos quatro anos reduzir a produção das usinas a carvão, mais poluidoras, que hoje fornecem metade da energia consumida no país. Nesse sentido, para cumprir a meta, a China está comprando mais gás no mercado internacional, elevando os preços.

Por último, há ainda o petróleo, cujos preços do barril do tipo Brent situam-se na faixa dos USD 80. Trata-se de um dos patamares mais altos dos últimos 3 anos. Como a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) não sinaliza aumentar a produção tão cedo. Dessa forma, os preços devem continuar nesse nível por mais tempo.

A consequência do aumento do preço da energia em todo o mundo é o forte movimento inflacionário. Pior, que vem acompanhado pela alta dos juros e pela redução da atividade econômica. Por exemplo, Apple e Tesla interromperam sua produção em suas instalações chinesas em função da crise energética.

O que você pode fazer na crise energética?

Muitas pessoas estão buscando soluções para reduzir o consumo de energia e para poupar seu orçamento apertado todos os meses. Nesse sentido, as iniciativas de eficiência energética estão em alta, tais como: troca de lâmpadas LED ou sensores de presença.

De fato, os aumentos de tarifas decorrentes das bandeiras tarifárias pesaram no bolso dos brasileiros. A tarifas de energia subiram 6,6% em setembro com a introdução da bandeira escassez hídrica. Somando a uma série de aumentos das bandeiras tarifárias presentes na contas de luz desde dezembro de 2020.

Muitas famílias buscaram formas de gerar sua própria energia elétrica. Nesse ponto, merece destaque a energia solar por assinatura. Por exemplo, a Sunwise, empresa especializada em energia solar por assinatura, disponibiliza suas fazendas solares para que milhares de famílias e empresas de Minas Gerais compartilhem energia solar. Dessa forma, conseguem economizar e contribuir com o meio ambiente, sem investimentos e sem dor de cabeça.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes