Aprovada MP 998 que permite redução de tarifas de energia

O Senado aprovou nesse dia 4 de fevereiro a medida provisória que remaneja recursos no setor elétrico para permitir a redução de tarifas de energia. A MP 998/20 segue agora para sanção do presidente da República.

 

Entenda a MP 998

A medida traz dispositivos que:

  • reduzem as tarifas de energia de consumidores
  • especialmente aqueles das distribuidoras da região Norte,
  • freia o crescimento de subsídios para fontes renováveis, como solar e eólica, e
  • facilita a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3.
Mp 998/20
A mp 998/20 segue para sanção do presidente da república (imagem: pixabay)

1. Recursos de P&D redirecionados para reduzir a conta de luz

A MP 998 transfere 30% dos recursos que as concessionárias de energia elétrica são obrigadas a aplicar em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de eficiência energética para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Nesse sentido, a medida vai permitir reajustes tarifários menores até 2025.

Atualmente, há R$ 3,4 bilhões não utilizados em projetos de P&D e eficiência energética, que poderão ser direcionados para a CDE a fim de diminuir potenciais aumentos tarifários por causa dos efeitos da pandemia. Além disso, devido à queda do consumo de energia, as distribuidoras fizeram empréstimos de R$ 15,3 bilhões para compensar as perdas de receita.

2. Mitigação de impactos do covid-19 sobre a região norte

O projeto de lei concede prazo de 5 anos às distribuidoras da região Norte para aplicação de parâmetros de eficiência na gestão econômica e financeira. Sem alteração dos parâmetros relacionados à qualidade do serviço prestado.

O objetivo é mitigar efeitos econômicos em concessões que encontraram dificuldades em atender aos parâmetros dos contratos. Principalmente em razão dos efeitos da crise provocada pela Covid-19.

Além disso, os consumidores dos estados do Norte não precisarão mais pagar pelos empréstimos fornecidos às distribuidoras. Essa dívida é da época que precedeu a privatização. Enfim, os empréstimos foram bancados pela Reserva Global de Reversão (RGR), um encargo cobrado na conta de luz.

3. Redução gradual de subsídios para fontes renováveis

O texto da MP 998 mantém em 50% os descontos nas taxas de transmissão e distribuição para novos empreendimentos por mais cinco anos. Além disso, garante 25% para os cinco anos seguintes. Dessa forma, a medida reduz inventivos do governo à produção de energia solar, eólica e de biomassa.

O texto garante uma compensação para usinas leiloadas entre 2015 e 2017. De fato, essas usinas tiveram impacto na geração de energia por conta do chamado risco hidrológico. Nesse sentido, a proposta atende reivindicações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Enfim, a compensação acontece por meio da extensão do prazo das concessões dos empreendimentos.

 

4. Autorização para estatal explorar usina nuclear de Angra 3

Além disso, a MP 998 permite a criação de adicional tarifário para arcar com os custos relacionados ao contrato de comercialização de energia elétrica de Angra 3.

Determina ainda que a outorga de autorização para a exploração da usina nuclear seja de competência exclusiva de uma empresa estatal.

As obras estão paradas desde 2015 devido a denúncias de corrupção. Assim, o governo federal tem grande interesse em retomar a construção do empreendimento o mais rapidamente possível.

 

Angra 3
Angra 3 está sendo construída na praia de itaorna, em angra dos reis (rj) (imagem: reprodução/eletronuclear)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes