Corte de luz por inadimplência suspenso até 30/06: saiba como solicitar

Decisão vale principalmente para cidadãos cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda da Enel, distribuidora de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará

O corte de luz por inadimplência está suspenso até 30 de junho. A medida anunciada pela Enel, agência distribuidora de energia elétrica em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, beneficia principalmente consumidores cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica e aptos a receber o benefício - veja mais informações e saiba como solicitá-lo abaixo. 

A suspensão integra um pacote apresentado em março pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em resposta ao agravamento da pandemia da covid-19 no país. 

Corte de luz por inadimplência suspenso 

O corte de luz por inadimplência suspenso inclui ainda a manutenção da medida a clientes eletrodependentes - ligados a equipamento necessário à vida humana - e a serviços médicos e hospitalares relacionados ao armazenamento de vacinas e vacinação.

Mesmo com a determinação, a agência afirmou que o desligamento de energia elétrica não representa isenção à cobrança da conta de luz. "A Enel Brasil reitera ainda a importância de que os consumidores com condições de manter as contas em dia continuem realizando os pagamentos para evitar acumular débitos", disse em nota. 

O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica e como solicitar

A tarifa social oferece até 65% de desconto na conta de luz para pessoas de baixa renda e que tenham familiares ligados a aparelhos essenciais à manutenção da vida. O benefício foi criado pelo governo federal e se baseia no consumo dos primeiros 220 kWh a cada mês: quanto menor for o índice, maior será o valor debitado da fatura. Os abatimentos compreendem descontos de 10%, 40% e 65%. 

O benefício está disponível para famílias:

  • Inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e que tenham renda familiar, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda familiar de até três salários mínimos e com pessoa portadora de doença em que o tratamento envolve equipamento que deve estar ligado à energia elétrica;
  • Beneficiárias do BPC (Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social) ou INSS, "caracterizado pelas espécies: 87 - Amparo Assistencial ao Portador de Deficiência; ou 88 - Amparo Assistencial ao Idoso - conforme disposto nos artigos 20 e 21 da Lei 8.742 de 1993". 

Para receber o benefício, a família pode solicitar o cadastro ligando gratuitamente para a  Central de Atendimento da Enel, em 0800 72 72 120. A aprovação para desconto é informada via fatura, e a não efetivação do cadastro é notificada por meio de uma correspondência. Para mais informações, acesse aqui.  

Mudança no corte de luz a clientes aptos 

Outra mudança no pacote de medidas da Aneel foi a suspensão do prazo de até 90 dias para que as distribuidoras cortem a energia dos consumidores aptos pelo não pagamento da conta de luz. Agora, é possível realizar o desligamento da energia elétrica a clientes inadimplentes mesmo depois dos 90 dias após o vencimento da conta. 

No caso da Enel, inclusive, há condições facilitadas para quem tem débitos em aberto. Os clientes podem fazer o parcelamento das contas atrasadas. Em São Paulo, por exemplo, é possível dividir o valor em até 10 vezes. 

Aumento de preço de energia pesa no bolso em 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes