Energia elétrica ainda mais cara para o carioca

Os consumidores de energia elétrica do Rio de Janeiro sofreram com contas de luz ainda mais altas. Afinal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajustes médios de 6,75% na Light e 6,02% na Enel Rio. Os aumentos começam a valer já na semana que vem, em 15 de março.

O aumento acima da inflação poderia ter sido ainda maior

Segundo a Aneel, o reajuste das tarifas  não foi maior porque foi autorizado o abatimento de créditos de PIS/Cofins da base de cálculo do ICMS e devido a reversão de valores da conta Covid, que fixou, no ano passado, linhas de capital de giro para as empresas do setor, com possibilidade de "amortecimento" das tarifas ao consumidor.

No entanto, alguns fatores forçaram o aumento bem acima da inflação. O principal vilão destacado pela a agência reguladora foi o dólar. Afinal, grande parte da energia elétrica recebida da hidrelétrica de Itaipu é indexada ao dólar. Nesse sentido, nos últimos 12 meses, a moeda norte-americana passou de R$ 4,33 para R$ 5,42.

O aumento da conta de luz da Light

Veja os detalhes do aumento da Light, que atende 3,9 milhões de consumidores em 31 cidades do Rio de Janeiro:

  1. Reajuste médio de 6,75%
  2. Para consumidores de baixa tensão, residenciais, o reajuste médio é de 4,67%
  3. Para consumidores de alta tensão, industriais, o reajuste médio é de 11,83%

O reajuste da conta de luz da Enel Rio

Veja os detalhes do aumento da Enel Rio, que atende 2,7 milhões de consumidores em 31 cidades do Rio de Janeiro:

  1. Reajuste médio de 6,02%
  2. Para consumidores de baixa tensão, residenciais, o reajuste médio é de 4,63%
  3. Para consumidores de alta tensão, industriais, o reajuste médio é de 10,38%

O que resta aos consumidores de energia elétrica?

Resta aos consumidores de energia elétrica buscar alternativas de eficiência energética e de gerar sua própria energia solar. Afinal, a geração de renda extra, evitando desperdícios de energia, ajuda seu bolso. Além disso, você ainda dá uma importante contribuição para o meio ambiente face a ameaça das mudanças climáticas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes