O acordo que pacifica o conflito de interesses em Belo Monte

O impasse sobre Belo Monte chegou ao fim. O operador da hidrelétrica de Belo Monte chegou a um acordo com as autoridades ambientais. Nesse sentido,  a usina conseguiu sustentar o fluxo de água necessário para geração de energia elétrica. Em troca de investimentos para mitigar os impactos ambientais e sociais.

 

Entenda o conflito entre interesses econômicos vs ambientais

Em janeiro, a agência ambiental Ibama ordenou o operador da hidrelétrica de Belo Monte, Norte Energia, aumentar o fluxo de água  no Rio Xingu. Isso devido ao prejuízo ambiental e impacto nas comunidades locais causada pela restrição de vazão de água.

As críticas de ambientalistas e comunidades indígenas são antigas. De fato, essas críticas estiveram presentes desde a construção da represa de Belo Monte. E reduzia drasticamente os níveis de água do Rio Xingu. O que produzia impacto ambiental negativo e afetava a produtividade da pesca pelas comunidades locais.

De fato, a dimensão da hidrelétrica de Belo Monte trouxe muitas discussões e reflexões durante o processo de licenciamento ambiental. Afinal, Belo Monte é a 4a maior usina hidrelétrica do mundo!

Depois de semanas de tensão, com ameaças de paralisação total da usina hidrelétrica de Belo Monte, a Norte Energia e o Ibama chegaram a um acordo sobre o fluxo de água do rio Xingu.

 

O acordo entre Ibama e Norte Energia

O acordo define que a empresa Norte Energia investirá R$ 157 milhões ao longo dos próximos 3 anos em ações para minimizar os impactos do Trecho de Vazão Reduzida do Xingu. Por outro lado, o Ibama permitirá que a usina libere a vazão mínima de água, de 1,6 mil m3 por segundo, bem abaixo dos 10,9 mil m3 aplicados nos últimos dias.

A concessionária jogou pesado dentro do governo para reverter a decisão do Ibama. Inclusive acionando representantes do Palácio do Planalto e do ministério de minas e energia. Nesse sentido, a justificativa da empresa era de que a liberação de água na vazão máxima afetaria a geração de energia elétrica pela usina. De fato, a empresa chegou a ameaçar a paralisação de Belo Monte caso a vazão não fosse revista. Afinal, Belo Monte responde por cerca de 5% da garantia física total de geração elétrica no Brasil.

O sinal de alerta de refletiria no bolso de todos os consumidores surtiu efeito. Afinal, a redução da capacidade hidrelétrica seria compensada pelas geração termelétrica mais cara. Consequentemente, os consumidores sofreriam o impacto do aumento das contas de luz.

A empresa Norte Energia tem como sócios a estatal Eletrobrás com 49.98% de participação e outras empresas sócias, tais como Vale, Light, Neoenergia e CEMIG.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes