SPC: inadimplência do consumidor deve crescer 3% em 2015

BRASÍLIA – A ECONOMISTA-CHEFE DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC), MARCELA KAWAUTI, PREVIU NESTA TERÇA-FEIRA, 13, QUE A I

BRASÍLIA - A economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Marcela Kawauti, previu nesta terça-feira, 13, que a inadimplência deve fechar 2015 com alta de 3%, patamar muito próximo ao do enceramento do ano passado, de 3,45%.

As previsões para este ano, de acordo com ela, estão mais difíceis de serem elaboradas. A economista lembrou que todos sabem que haverá um ajuste fiscal promovido pelo governo, mas ainda não se sabe o tamanho que terá e, principalmente, os reais impactos sobre a atividade e a percepção dos agentes econômicos.

Além disso, lembrou Marcela, a economia fraca, a taxa de juros elevada e a inflação, que acaba corroendo o poder de compra da população, foram a tônica de 2014 e devem continuar este ano.

De acordo com o Relatório de Mercado Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter expansão de apenas 0,40% este ano e o IPCA deve encerrar acima do teto da meta de 6,5%, em 6,6%. Além disso, a expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros, Selic, encerre o ano em 12,50% ao ano - atualmente, a taxa está em 11,75%.

De acordo com a economista do SPC, como ocorre em todos os anos, deverá ser observado um repique no volume de calotes nos primeiros meses de 2015. Marcela observou que a inadimplência não é contemporânea às dívidas, mas que o crescimento do calote costuma ocorrer momentos depois de uma concentração maior de datas de pagamento.

Em início de ano, além de impostos como IPVA e IPTU, pesam no bolso dos trabalhadores matrículas e material escolares e pagamento ainda de parcelas de produtos e serviços contratados durante as festas de final de ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes