Dominique Nos Tempos do Imperador: como era a relação com a mãe

Personagem já foi interpretado por Thor Becker.

Interpretado pelo ator Guilherme Cabral, Horace Dominique em Nos Tempos do Imperador aparecerá já adolescente para movimentar a vida da Condessa de Barral. A dupla viverá um drama familiar no folhetim das 6 e na vida real não foi muito diferente, mãe e filho também tiveram problemas.

Relacionamento de da Condessa de Barral e filho na vida real

Diferente do que acontece na novela, em que Eugênio vai para a Europa e leva o filho, é descrito pela historiadora e professora Mary Del Priore na biografia 'Condessa de Barral: A paixão do Imperador' que Luísa permaneceu no Brasil, ao lado do marido, até o casamento das princesas. O diplomata chegou a viajar para a França e depois retornou, mas o menino continuou no Brasil durante essas idas do pai ao exterior. Sendo assim, a mulher também fez parte da criação de Dominique.

O casal voltou para a Europa em 1865, poucos anos depois, em 1868, ela ficou viúva. Por causa das cartas trocadas entre a Condessa e Dom Pedro II, encontradas ao longo dos anos, foi revelado que o imperador queria que a mulher retornasse ao Brasil com o filho e o colocasse no Colégio D. Pedro II, já que ele havia nascido em Salvador, Bahia, e era brasileiro.

Porém, Luísa acreditava que seria bom para Dominique de Nos Tempos do Imperador que sua educação acontecesse na Europa e foi isso que ela fez. A autora descreve que após a morte do marido, a Condessa passou a se dedicar inteiramente ao filho, quase de maneira obsessiva. Ela o acompanhava em todas as aulas, o "arrastava" para aulas de esgrima, química, piano, catecismo e passava horas de estudo com o menino. "Luísa não o poupava", escreveu
Mary Del Priore na biografia.

Quando Dominique de Nos Tempos do Imperador já era mais velho, a atitude do rapaz mudou, Mary Del Priore diz que isso aconteceu depois dos vários rumores sobre o caso de Dom Pedro II e Condessa de Barral circularem: "sabendo que o Imperador vinha à Europa, ele quis impedir a mãe de acompanhá-lo. As discussões se tornaram frequentes. O convite, uma honra para ela, era vergonha para ele".

Nas cartas que mandava para o imperador, a Condessa contou que chegou a ser apelidada pelo filho, que a comparou com a amante do rei Luís XIV. Apesar de pedir por discrição e tentar evitar encontros públicos com Dom Pedro II, o caso continuou.

A autora também falou na obra sobre uma viagem que Dom Pedro II fez para visitar Luísa, que foi um pesadelo para todos os lados. Dominique ficava infeliz com a presença do casal e o imperador disputava atenção com o filho da mulher. "Se ela saía com o filho ou com outra pessoa, o imperador reagia", contou.

Em 1875, ela retornou ao Brasil para acompanhar Dominique, que havia ingressado a diplomacia e partiu para o Rio de Janeiro em sua primeira missão no cargo. A dupla permaneceu cerca de dois no país e depois retornou a Paris, para que Dominique de Nos Tempos do Imperador terminasse o curso de Direito.

Em 1882, ele se casou com Maria Francisca, filha mais nova do visconde de Paranaguá, e deu dois netos para a Condessa, Jean Dominique e Maria Margarida.

Dominique e condessa de barral
Dominique nasceu em 1854, na bahia - foto: domínio público/reprodução

Dominique em Nos Tempos do Imperador

No folhetim, o garoto apareceu na primeira fase da novela, ainda pequeno. Pouco depois, Eugênio (Thierry Trémouroux), marido da Condessa, resolveu voltar para a França e levou o filho. A mãe de Dominique ficou no Brasil para educar as princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leolpoldina (Bruna Griphao) e ajudou as moças a escolherem seus pretendentes.

Quando as princesas estavam perto do casamento, a personagem de Mariana Ximenes expressou sua vontade de voltar para a Europa para rever o filho. A mulher teve uma conversa franca com o imperador sobre a saudade que sentia de Dominique e sobre tudo o que abriu mão em Nos Tempos do Imperador para permanecer no Brasil ao lado de Dom Pedro II.

Em entrevista para a Contigo! no fim do mês de outubro, o ator Guilherme Cabral contou que em Nos Tempos do Imperador Dominique terá problemas de convivência com a mãe e se mostrará revoltado pela atitude da Condessa de tê-lo deixado para criar as filhas de Teresa Cristina e Dom Pedro II. O garoto vai se aproximar da imperatriz, rival de sua mãe, por dividir algumas paixões em comum com Teresa Cristina, como a arqueologia.

Filho da condessa
Thor becker interpretou dominique na primeira fase da novela; agora, papel fica com guilherme cabral - foto: reprodução/globo/instagram

 

Leia também - Nos Tempos do Imperador: Dom Pedro II morreu com quantos anos?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes