Final de Flora em A Favorita: como termina a vilã da novela

Vilã tenta se passar por mocinha, mas não consegue manter a máscara por muito tempo.

Culpada por diversas maldades na trama, o final de Flora em A Favorita cobra pelos crimes cometidos ao longo da novela pela vilã. A personagem de Patrícia Pilar sobrevive após levar um tiro da própria filha, mas não conquista a felicidade, poder e dinheiro que tanto almejava quando deixou a cadeia e prometeu se vingar da grande rival, Donatela (Claudia Raia).

Qual o final de Flora em A Favorita?

O final de Flora em A Favorita é na prisão. A assassina retorna para trás das grades depois que tenta acabar com Donatela durante a lua de mel da mulher com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia). Flora leva um tiro da própria filha no último capítulo da trama, Lara (Mariana Ximenes), que dispara contra a mãe para proteger Donatela.

"Você não é a minha mãe, minha mãe é a Donatela", declara a moça antes de atirar. Para quem não lembra, Flora foi presa pelo assassinato de Marcelo quando Lara tinha 3 anos de idade. Por isso, a menina foi criada por Donatela, que na época acreditava que ela era herdeira de Marcelo.

Para quem quer saber a ordem dos acontecimentos, o final de Flora em A Favorita começa quando Donatela bola um plano com Silveirinha contra Flora e consegue que a vilã confesse seus crimes publicamente. Assim, Flora vai para a prisão, mas a mau-caráter consegue escapar. Durante a fuga, ela resolve atormentar Donatela no dia de seu casamento. Ela aparece na cerimônia e esfaqueia Silveirinha, mas precisa fugir novamente.

Donatela e Zé Bob partem para a lua de mel e mais uma vez Flora resolve aparecer para atrapalhar. Ela ameaça atirar no casal, mas aparecem Irene e Lara. A jovem consegue atirar na mãe para proteger Donatela e Flora cai na chão. A vilã provoca a filha e pede que a mate, mas a garota se nega a virar uma assassinada como a mãe.

Mais tarde, nas cenas do final de Flora em A Favorita, a vilã aparece de volta na prisão, enquanto trabalha na cadeia. Uma das detentas se apresenta e pergunta o nome da loira, que declara que se chama Donatela.

Final de flora na novela a favorita
Final de flora em a favorita é na cadeia - foto: reprodução/globo

E como fica Donatela?

Donatela ganha um final feliz definitivo ao lado de Zé Bob. Depois do final de Flora em A Favorita, em que a vilã vai parar na cadeia, a personagem de Claudia Raia finalmente fica em paz ao lado do amado. Entre as cenas finais da mulher no folhetim, ela aparece aos beijos com o novo marido na cama.

Pouco antes do desfecho da trama, Donatela conversa com Zé Bob e relembra como conheceu Flora, quando as duas ainda eram crianças. "A Flora era uma criança tão linda, uma boneca. Cachinhos loirinhos, olhinho azul...", comenta a personagem. Em tom melancólico, aparece um flashback das duas juntas. Pequenas, as duas brincam e depois começam a cantar Beijinho Doce, tema muito presente na história da dupla sertaneja na trama.

Relembre a rivalidade de Donatela e Flora no folhetim de João Emanuel Carneiro:

Quantos capítulos teve A Favorita?

Em sua exibição original, A Favorita teve 197 capítulos no total. A produção ficou no ar de segunda a sábado do dia 2 de junho de 2008 a 16 de janeiro de 2009. Na reprise de 2022 no Vale a Pena Ver de Novo, a quantidade de capítulos pode ser diferente. Em reexibições, a emissora tem a liberdade de estender ou diminuir a trama com novas edições, dependendo dos planos do canal para a novela nas tardes da Globo.

Além disso, as reprises do Vale a Pena Ver de Novo são exibidas apenas de segunda a sexta-feira, o que é um dia a menos no ar do que a novela tinha na faixa das 21h na época em que foi lançada. O que muitas vezes dita bastante se a novela ficará mais ou menos tempo no ar do que sua exibição original é a audiência.

Por exemplo, Tititi não atingiu as expectativas da emissora em 2021, o que fez a Globo cortar grandes partes da trama para que a reprise acabasse logo. Já O Cravo e a Rosa, que é a atual reprise da faixa das 14h45, tem consolidado bons números de audiência e vem sendo exibida quase na íntegra.

Novela a favorita
Final de flora em a favorita acontece no capítulo 197, quando vilã volta em definitivo para a cadeia - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Quem morre na novela A Favorita? Relembre tragédias

Quando passou A Favorita pela primeira vez? Trama tem 14 anos

+ Acompanhe as notícias do DCI no Google News

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes