Nos Tempos do Imperador: o que é verdade na novela?

Trama retrata fatos históricos do Brasil

Nos Tempos do Imperador se passa na época da monarquia, mais especificamente durante o reinado de Dom Pedro II, que na novela é interpretado por Selton Mello. Nem tudo na trama ocorreu de fato: muitos personagens e histórias são mera ficção para dar enredo e emoção ao folhetim do horário das seis. Afinal, o que é verdade em Nos Tempos do Imperador?

Personagens históricos - O que é verdade em Nos Tempos do Imperador

A novela escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão traz personagens que de fato existiram na história real do Brasil. São eles: Dom Pedro II, Teresa Cristina (Letícia Sabatella), Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Princesa Isabel (Giulia Gayoso), Princesa Leopoldina (Bruna Griphao), Solano López (Roberto Birindelli), Marquês de Caxias (Jackson Antunes), Conde D'Eu (Daniel Torres) e Luís Augusto de Saxe-Coburgo (Gil Coelho). Os outros personagens da novela são meramente ficcionais.

Nos tempos do imperador o que é verdade
Dom pedro ii é interpretado por selton mello em nos tempos do imperador - foto: arquivo e tv globo/paulo belotte/gshow

 

Romance entre Dom Pedro II e Luísa - O que é verdade em Nos Tempos do Imperador

O caso entre Pedro e Luísa não foi tão escancarado como mostra a novela - na verdade, há debates se eles de fato tiveram um romance ou se foi apenas uma paixão platônica. Na novela, a Condessa até chega a engravidar do amante, mas perde o bebê. Nos livros de história, não há registros de que isso tenha acontecido.

Luísa, de fato, foi a preceptora das princesas Isabel e Leopoldina e mantinha uma grande proximidade com o imperador. O casamento dela com Eugênio e o filho dos dois, Dominique, também existiu na vida real.

Nos tempos do imperador hoje
Pedro ii (selton mello) e luísa (mariana ximenes) em cena de nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

 

Pequena África

A Pequena África é um dos mais importantes núcleos da novela, que abriga as histórias de Samuel (Michel Gomes), Zayla (Heslaine Vieira), Guebo (Maicon Rodrigues), entre outros. De acordo com informações do historiador Rodrigo Goyena ao Notícias da TV, o local realmente existiu e era usado para ajudar os negros alforriados. Informalmente, o lugar também dava auxílio para aqueles fugiam dos seus senhores. A Pequena África ficava nos bairros da Gamboa e Saúde, na zona portuária do Rio de Janeiro, em meados de 1850.

Zayla nos tempos do imperador
Samuel (michel gomes) e zayla (heslaine vieira) de nos tempos do imperador - foto: divulgação/globo

 

Casamentos arranjados

Assim como é mostrado na novela, os casamentos eram acordos políticos. O público já acompanhou a chegada de Pierre (Gabriel Falcão) como pretendente de Isabel, mas o relacionamento não vingou. Isso aconteceu também: o jovem era filho de Francisca, irmã de Pedro II  e como foi retratado na novela, foi um dos pretendentes da herdeira ao trono. Porém, ele abdicou ao casamento para servir à guerra – ele trilhava carreira na Marinha e chegou a fazer parte da Academia Naval com a ajuda de Abraham Lincoln, então presidente dos Estados Unidos.

Agora, dois outros pretendentes, Conde D'Eu e Duque de Saxe-Coburgo chegam para conhecer a princesa. Na vida real, Isabel se casou com o Conde, enquanto Leopoldina ficou com o Duque.

Marido da princesa isabel
Daniel torres será o conde d'eu em nos tempos do imperador - foto: divulgação/globo

 

Primeira médica do Brasil

Pilar (Gabriela Medvedovski) é uma personagem fictícia de Nos Tempos do Imperador, mas foi inspirada em figuras reais, as pioneiras Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946) e Rita Lobato (1866-1954).

Maria Augusta é considerada a primeira médica do Brasil, mas Rita Lobato foi a primeira a se formar no país. Isso porque Maria Augusta estudou Medicina nos Estados Unidos, assim como Pilar fez na novela - naquela época, as mulheres eram proibidas de frequentar o ensino superior no Brasil.

Pilar na segunda fase de nos tempos do imperador
Pilar (gabriela medvedovski) em nos tempos do imperador - foto: divulgação/globo
Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de ivone
    Ivone Diz

    Novela muito chata

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes