O Clone: relembre 5 bordões que ficaram famosos com a novela

O Clone eternizou bordões como ‘Insh’Allah’ e ‘Não é brinquedo não’

O Clone será a próxima novela a ser exibida no “Vale a Pena Ver de Novo” da TV Globo. A trama, que entra no lugar de Ti Ti Ti no dia 4 de outubro, conta com um elenco de peso e ficou eternizada na memória dos brasileiros como uma fonte de memes e bordões inesquecíveis. Com a notícia da volta, para entrar no clima da novela, relembre bordões de O Clone que ficaram populares com a obra de Glória Perez.

Insh’Allah e a volta dos bordões de O Clone

Não tem como falar de O Clone sem lembrar imediatamente de Insh’Allah. A expressão ficou popular com a personagem Khadija (Carla Diaz), filha de Jade (Giovanna Antonelli), e significa algo como “Se Deus quiser”. Dos bordões, esse provavelmente é o mais fresco na memória dos internautas, uma vez que a intérprete que deu vida ao meme participou da última edição do Big Brother Brasil. 

Carla Diaz entrou no reality e, instantaneamente, Insh’Allah voltou ao vocabulário dos fãs e participantes do programa. A atriz, inclusive, se aproveitou da popularidade da expressão e, no começo do programa, assumiu o apelido “Inshalá” e caiu nas brincadeiras dos brothers – o que deixou Gil do Vigor bastante feliz. O economista não economizou oportunidades de repetir o bordão e até reproduzir os característicos gritinhos também muito populares na novela. 

‘Não é brinquedo não’ virou música

O que muita gente pode não lembrar de início é que O Clone vai muito além do bordão da personagem de Carla Dias e coleciona expressões que entraram para o vocabulário popular. “Não é brinquedo não”, da personagem Dona Jura (Solange Couto) é um deles. A expressão fez tanto sucesso na época que até virou música na voz do grupo Molejo.

Em entrevista ao Canal Brasil, Solange Couto relembrou sua participação em O Clone e contou que o bordão nasceu de uma de suas orações, enquanto agradecia por sua personagem. “Eu estava conversando com o Pai e aí disse ‘Vê se dessa vez, pai, não me dá uma emplacadona, dá uma mão aí porque não é brinquedo não’. E assim foi. Eu comecei a testar e descobri que ele servia para avisar que a briga iria ser boa”, contou.

Foi Dona Jura que, no auge do sucesso da novela, recebeu Ana Maria Braga em cena. Ao anunciar a volta da novela, a apresentadora relembrou que a participação aconteceu depois do diagnóstico de um câncer e em meio ao tratamento de quimioterapia. “Fez toda a diferença ter ido ali” , disse durante o ‘Mais Você’.

“Arder no mármore do inferno…”

Uma das frases mais repetidas por Tio Ali (Stênio Garcia) durante toda a trama é um lembrete sagrado do personagem. “Arder no mármore do inferno” era usada para fazer referência ao Alcorão – o livro sagrado árabe – e destacar o que acontece com os pecadores.

O Clone e os bordões ficaram tão marcantes entre as produções da TV Globo que, em 2017, foi lembrado em “A Força do Querer” e usado pela personagem Carine, também interpretada por Carla Diaz. O ‘crossover’ das novelas, na época, entrou para um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Entre os bordões de O Clone, cada mergulho é um flash

Mara manzan o clone
Atriz mara manzan – foto: rede globo/reprodução

Assim como em outras novelas da emissora, o Rio de Janeiro foi palco para muitas das cenas de O Clone e um dos bordões mais conhecidos da novela faz referência a um dos lugares mais famosos da cidade. “Cada mergulho é um flash”, usada pela personagem Odete Santos (Mara Manzan) para falar sobre a rotina no Piscinão de Ramos, caiu no gosto do público.

Sobre a história da expressão, a atriz contou, em entrevista, que não lembra como o termo foi criado. “Achei que eu tinha inventado, mas depois pensei: ‘Não sou tão genial, deve ter sido a Gloria Perez'”, brincou.

“Pisada como um tapetinho”

Nazira (Eliane Giardini) é uma das figuras mais comentadas entre os fãs de O Clone. Parte do universo marroquino da trama, a personagem eternizou frases para reclamar do tratamento que recebia em casa, fazendo referência ao convívio com os irmãos, como “tratada como um camelo” e “pisada como um tapetinho”.

E aí, qual é seu favorito?

Mesmo antes da reprise de O Clone começar, a volta da novela está sendo celebrada por muitos fãs e atores. Carla Diaz, um dos principais nomes, usou as redes sociais para celebrar a escolha da emissora e não escondeu o carinho pela novela. “Um marco na minha carreira”, escreveu.

Você pode gostar também