Por que a TV Manchete faliu? Emissora exibiu Pantanal

Canal também ficou conhecido pelas novelas Xica da Silva e A História de Ana Raio e Zé Trovão

A Rede Manchete encerrou as atividades oficialmente em maio de 1999. Fundada no começo da década de 80 por Adolpho Bloch, a emissora produziu e exibiu Pantanal, uma das novelas de maior sucesso da história da televisão, mas isso não foi o suficiente para salvar o canal. Por que a TV Manchete faliu?

Por que a TV Manchete faliu?

A TV Manchete faliu pois acumulou dívidas e processos administrativos. Em maio de 1999, último mês do canal no ar, a empresa devia mais de seis meses de salário a mais de 1.500 funcionários, além de um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com informações da revista Exame.

Durante os 16 anos que ficou no ar, a Manchete se destacou por sua programação variada e teledramaturgia. Foi o canal responsável por revelar Xuxa Meneghel e Angélica, que anos mais tarde migrariam para a Globo e se tornariam duas das maiores estrelas das décadas de 90 e 2000.

Em 1990, o canal atingiu o sucesso absoluto com Pantanal. A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa fez com que a Manchete ultrapassasse a Globo em audiência durante a exibição de alguns capítulos da novela e alcançasse a liderança, feito inédito na história da emissora.

Além de Pantanal, Dona Beija (1986), Kananga do Japão (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Amazônia (1991) Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996) foram algumas das novelas mais marcantes da emissora.

Depois da falência da TV Manchete, as concessões foram transferidas para os empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. O canal foi sucedido pela TV!, que pouco tempo depois se transformou em Rede TV!, no ar até os dias de hoje.

A marca e o arquivo com todas as fitas da emissora foram vendidos em leilão - Pantanal foi adquirida pelo SBT, que reprisou a trama em 2018.

Pantanal ganha remake na Globo

O remake de Pantanal estreia em 28 de março na Globo. Na época da exibição original da novela, a emissora da família Marinho demorou para admitir que a trama da concorrente era um verdadeiro sucesso, mas logo adquiriu os direitos para produzir uma nova versão da trama.

O folhetim vai ao ar depois de 32 anos da exibição original do folhetim. Quem fica com o papel de Juma Marruá agora é a jovem atriz Alanis Guillen - quem interpretou a menina onça em 1990 foi Cristiana Oliveira.

Jesuíta Barbosa é Joventino, papel de Marcos Winter na versão original. Marcos Palmeira é José Leôncio, enquanto Osmar Prado interpreta o Velho do Rio.

Juliana Paes assume o papel de Maria Marruá. Bruna Linzmeyer, Juliano Cazarré, José Loreto, Irandhir Santos, Almir Sater, Silvero Pereira, Murilo Benício e Dira Paes são alguns dos nomes que completam o elenco.

Juliana paes em pantanal
Juliana paes viverá maria, mãe de juma - - foto: reprodução/globo

 

+ Em que ano o SBT reprisou Pantanal? Novela estará na Globo em 2022

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes