Há 30 anos, Taumaturgo Ferreira interpretou José Venâncio, um dos filhos do protagonista José Inocêncio, na primeira versão de “Renascer”. O personagem vivido pelo ator morre ao longo da trama, já que o artista foi expulso do folhetim após desentendimentos com a produção, o que afetou sua carreira na época.
Taumaturgo Ferreira foi expulso de Renascer
Taumaturgo Ferreira foi retirado da novela por se desentender com o diretor de Renascer por conta do tom que deu ao personagem. Em entrevista à colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, em setembro de 2023, o artista revelou que havia combinado com a produção de que José Venâncio falaria de uma forma menos rural, sem o tradicional sotaque baiano que os demais personagens faziam, já que ele havia estudado fora. A situação não ficou muito esclarecida para a equipe, que acabou expulsando-o.
O ator disse acreditar ter sido mal interpretado e que as pessoas o leram como arrogante. Taumaturgo contou que não falou nada sobre a expulsão na época, mas que a situação atingiu muito sua carreira. “Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido. […] Eu vinha em um ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado”, relembrou. O famoso também afirmou que pessoas que já não gostavam dele aproveitaram a situação para “chutar cachorro morto”.
Taumaturgo partiu para a Band e Record nos anos seguintes, participando das novelas “A Idade da Loba” (1995), “Colégio Brasil” (1996) e “Dona Anja” (1996). O retorno para a Globo aconteceu somente em 1998, quando entrou para o elenco da minissérie “Labirinto”. O ator seguiu trabalhando na emissora carioca até 2003, quando esteve em “Celebridade”. Depois, voltou a trabalhar na empresa de Edir Macedo, onde ficou até 2015, fazendo parte do elenco de novelas bíblicas.
Taumaturgo passou período sumido da TV, mas já está de volta. Neste ano, o ator atuou na série de comédia “B.O”, da Netflix, ao lado de Leandro Hassum.

Quem vai interpretar José Venâncio no remake de Renascer?
Rodrigo Simas, 31 anos, é quem vai interpretar José Venâncio no remake, conforme divulgado pela própria TV Globo. Rumores de que o famoso seria escalado para o papel começaram a circular na web ainda em setembro, mas, à época, o artista negou que estaria no elenco. No entanto, ele acabou acertando a participação de fato.
O ator supostamente teria recusado o papel no remake já que o personagem morre ao longo da trama. Entretanto, o ele negou que isso tivesse acontecido. “Não recusei porque não tinha nada certo ainda. E não é por que eu morreria na metade da novela que eu recusaria”, disse em seus stories.
Simas ficou conhecido por ter atuado em “Malhação: Intensa como a Vida” (2012) e logo seguiu carreira na emissora. Nos anos seguintes, esteve nas novelas “Além do Horizonte” (2013), “Boogie Oogie” (2014), “Novo Mundo” (2017), “Orgulho e Paixão” (2018) e “Órfãos da Terra” (2019). Seu último folhetim foi em 2020, quando participou de “Salve-se Quem Puder”, mas, recentemente, interpretou Chitãozinho no seriado “As Aventuras de José e Durval” ao lado do irmão Felipe Simas, que viveu Xororó. A obra retrata a vida de uma das duplas sertanejas de maior sucesso do Brasil.
José Venâncio é um dos personagens mais marcantes da novela. O rapaz vive um casamento infeliz com Eliana, que será interpretada por Sophie Charlotte, que não quer ter filhos para não sofrer alterações no corpo. Ao longo da trama, o herdeiro se apaixona por Buba, uma mulher hermafrodita.
Como o público já sabe, o personagem não chega vivo até o final da trama por conta da expulsão de Taumaturgo Ferreira. A morte de José Venâncio dá início ao mistério sobre quem a identidade do assassino.
