Cinema & TV

Debate no SBT hoje: que horas é o debate com presidenciáveis sábado (24/09)

Debate presidencial do SBT é um dos últimos do primeiro turno.

Escrito por

Últimos dias da corrida eleitoral e os candidatos à Presidência da República se encontrarão no debate no SBT hoje. Que horas é o debate no SBT hoje? O evento vai começar depois do Programa Raul Gil e contará com Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Padre Kelmon, (PTB), Felipe d'Ávilla (Novo) e Simone Tebet (MDB).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai participar. A mediação será de Carlos Nascimento.

+Eleições 2022: com qual idade o eleitor não precisa mais votar?

Que horas é o debate no SBT neste sábado

O debate no SBT hoje, sábado, 24 de setembro,  está marcado para começar às 18h15. de acordo com a programação oficial da emissora. Quem vai comandar a mediação será o jornalista e apresentador Carlos Nascimento.

Ainda segundo o cronograma do canal - disponível para consulta online - o debate vai terminar às 20h30, faixa do horário eleitoral gratuito obrigatório. Às 20h55 a programação do canal retorna com o telejornal SBT Brasil.

Além do SBT, o pool que preparou o debate é formado pela CNN Brasil, o Estadão, a rádio Eldorado, a Veja, a Rádio Nova Brasil e também o portal Terra.

O SBT revelou que a candidata Simone Tebet (MDB) será a primeira a perguntar, de acordo com o sorteio realizado na última segunda-feira (19) para definir a ordem do debate. O atual presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, será o segundo.

Segundo a emissora, espera-se que compareçam os candidatos: Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Padre Kelmon, (PTB), Felipe d'Ávilla (Novo) e Simone Tebet (MDB). Lula (SBT) já informou que não participará.

Durante que horas é o debate no SBT, os candidatos poderão fazer perguntas uns para os outros e também responderão as indagações dos jornalistas selecionados pelo pool.

Na quinta-feira (22), Lula esteve no SBT para participar de uma sabatina de 30 minutos no programa de Ratinho. Você pode conferir como foi no canal oficial da emissora:

+Pesquisa Quaest: resultado última pesquisa para Presidente da República (21/9)

Por que Lula não vai ao debate do SBT?

Em nota oficial do pool que comanda o debate deste sábado (24), foi informado que o ex-presidente Lula não estará em que horas é o debate no SBT. O candidato deu dois motivos para sua ausência: a primeira delas é um conflito de agenda e a segunda é a presença do candidato Padre Kelmon (PTB), que foi confirmado há pouco entre os integrantes do debate.

Em comício que realizou em Ipatinga (MG), na sexta-feira (23), Lula falou sobre sua falta ao debate: "eu adoraria participar (...) Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco. A minha coordenação mandou uma carta dizendo que era pra fazer um pool, demorou, quando veio a resposta do debate, eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo".

O candidato também disse: "um debate é uma coisa que você tem que levar a sério, precisa se preparar, pelo menos com um dia de antecedência. Você precisa conhecer um pouco os seus adversários. Eu conheço o candidato a presidente, o Ciro, a Simone. Mas tem gente nova que eu não conheço. Há uma semana entrou um candidato que eu nem sei quem é [Padre Kelmon]. Então eu precisava estudar a biografia desse cidadão".

Em nota oficial, o pool do SBT, Estadão, CNN Brasil e demais veículos negou que tenham demorado no envio da proposta para a equipe de campanha de Lula.

"Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, NovaBrasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.

Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente e-mail às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.

O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate", informou o texto.

 

Leia também

Eleições: idade dos candidatos a presidente 2022 vai de 35 a 82 anos

Tabata do Amaral pede a eleitores do Ciro para votarem em Lula no 1º turno

Última modificação em 24/09/2022 12:37

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por