Quem é Eugênio em Pantanal de 2022, pai de Trindade na vida real

Personagem foi criado Bruno Luperi em parceria com Almir Sater

Intérprete de Trindade na versão original de Pantanal, Almir Sater retornou para o remake com um novo papel em mãos, o chalaneiro Eugênio. E quem é Eugênio em Pantanal? A criação do personagem aconteceu em 2022 para a nova versão, mas nas cenas originais da Manchete, existiu outro homem que ficava responsável pela travessia dos visitantes e moradores.

Quem é Eugênio em Pantanal, papel de Almir Sater

O responsável pela chalana que leva suprimentos ao Pantanal e realiza a travessia no rio é quem é Eugênio em Pantanal da Globo. O homem é um viúvo e violeiro que conduz a embarcação há muitos anos.

A página do personagem no site oficial da Globo classifica que quem é Eugênio em Pantanal também é uma espécie de figura mítica e encantada, como o Velho do Rio e Trindade. "Tal qual as águas, Eugênio e sua chalana têm um propósito espiritual muito forte, o de carregar as almas, eliminar o mal, purificar e trazer vida nova, preservando o equilíbrio daquele paraíso", é descrito sobre o condutor.

Na trama, também é Eugênio quem salva o Velho do Rio após a entidade ser atingida por um tiro disparado por Tenório. O chalaneiro encontra o corpo do guardião quase sem vida, remove a bala e limpa os ferimentos do personagem.

E para quem não sabe, Eugênio foi um personagem especialmente criado para o remake. Ele nasceu das conversas do autor Bruno Luperi - responsável pela adaptação do texto de 1990 para os dias de hoje - e o ator Almir Sater.

Antes da estreia da novela, o cantor conversou com a imprensa e revelou que recebeu propostas de papéis maiores na trama do remake, mas recusou todos. Depois de algumas conversas com Bruno Luperi, os dois chegaram a um denominador comum: Eugênio. A parceria então aconteceu e os dois criaram o personagem juntos.

Nas redes sociais, quem é Eugênio em Pantanal é apelidado de algumas maneiras pelos fãs da novela. O condutor tem fama de "fofoqueiro" e ganhou as classificações de "uber do Pantanal" e "telefone sem fio" em memes do público.

+Almir Sater filhos: conheça a família do ator de Pantanal

Almir sater
Almir sater é quem é eugênio em pantanal - foto: reprodução/globo/instagram/@oficialalmirsater

Versão de 1990 tinha outra chalaneiro

Em 1990, o personagem Eugênio não existiu, no entanto, a chalana ainda era uma peça importante da trama e por isso havia um outro condutor de barco. Nas cenas originais da Manchete, o chalaneiro se chamava Orlando e foi interpretado pelo ator Ivan de Almeida.

O trabalho de Orlando era o mesmo de quem é Eugênio em Pantanal de 2022, realizar a travessia de moradores, visitantes e também abastecer a população local com suprimentos. Nos últimos capítulos da trama, Orlando revela para Maria Bruaca e Alcides que a viagem que leva a dupla até o Sarandi, no Paraná, será sua última vez na chalana. Isso acontece porque no final da novela, Orlando vende sua chalana para José Leôncio e se aposenta.

Na época em que deu vida ao chalaneiro Orlando, o ator Ivan de Almeida já tinha quase duas décadas de carreira na televisão e estava com 54 anos de idade. A estreia do famoso nas telinhas havia acontecido em 1971, com a produção Irmãos Coragem.

Depois, ele esteve em Fogo sobre Terra (1974), As três Marias (1980), Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), O Tempo e o Vento (1985), Roque Santeiro (1985) Dona Beija (1986), Carmem (1987), Pantanal (1990), Sandy & Junior (200 - 2002), Celebridade (2004), A Escrava Isaura (2004), Duas Caras (2007 - 2008), Amor e Revolução (2011 - 2012), Escrava Mãe (2016), entre muitas ouras obras.

Atualmente, o famoso está com 84 anos de idade e não está aposentado. No ano passado, ele atuou na série Cidade Invisível, da Netflix. Antes disso, ele também apareceu em Carceireiros (2019), Pico da Neblina (2019), Amigo de Aluguel (2018) e O Mecanismo (2018).

Personagem
Orlando foi vivido por ivan de almeida em 1990 - foto: reprodução/manchete

 

Leia também: Velho do Rio mata Tenório na novela Pantanal?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes