Qual foi a primeira novela da Globo?

Atração era exibida na faixa das 21h.

Uma das maiores produtoras de telenovelas do mundo, a emissora da família Marinho começou sua produção de folhetins em 1965, ano em que foi fundada, e nunca parou. Mas você sabe qual foi a primeira novela da Globo?

Qual foi a primeira novela da Globo?

A primeira novela da Rede Glbo foi Ilusões Perdidas, que estreou no dia 26 de abril de 1965 e ficou no ar até 30 de julho do mesmo ano. No total, foram exibidos 56 capítulos.

A autoria da primeira novela da TV Globo ficou nas mãos de Enia Petri e a direção foi de Líbero Miguel e Sérgio Brito. Em São Paulo, o folhetim era exibido na faixa das 21h, já no Rio de Janeiro começou a ser transmitida às 19h30 e depois passou para a faixa das 22h após cerca de 1 mês no ar.

O protagonista era dos atores Reginaldo Faria, Osmar Prado e Leila Diniz. Reginaldo e Leila interpretavam o par romântica da trama, enquanto Osmar era o irmão da personagem de Diniz. Também estiveram no elenco Emiliano Queiroz, Joana Duarte, Marcos Granado, Míriam Pires, Norma Blum, Sebastião Vasconcellos, Aldo Mayo, Monah Delacy, Rosita Tomaz Lopes e Ítalo Rossi.

Segundo Nilson Xavier, autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira, poucos registros desta primeira novela da TV Globo existem ainda hoje, por dois motivos: o primeiro é uma prática comum da época, a de reutilizar fitas e assim ter os arquivos anterior apagados. O segundo motivo é um dos incêndios que aconteceram na emissora e resultou na perda de parte do acervo.

Atriz
Leila diniz era vilã na novela - foto: reprodução/acervo/globo

Primeira novela das 8 da TV Globo

No mesmo ano em que a primeira novela da TV Globo foi lançada, O Ébrio foi ao ar. De José Castellar e Heloisa Castellar, o folhetim foi a primeira produção da faixa das 20h, hoje extinta. Naquela época, as novelas desta faixa de horário começaram entre 20h30 e 20h45, que hoje pertence ao Jornal Nacional.

O Ébrio ficou no ar de novembro de 1965 a fevereiro de 1966. Foram exibidos 75 capítulos no total, a direção ficou a cargo dos próprios autores da novela.

A trama, que já havia sido explorada no teatro e no cinema, era uma adaptação da obra de Gilda de Abreu, também intitulada O Ébrio. Na novela, o médico Gilberto (Ricardo Nóvoa) ficava sem esperanças na vida e se tornava alcoólatra ao ser traído pela esposa, Marieta (Líria Marçal), familiares e amigos. Ele desaparece e todos pensam que ele está morte, mas na verdade o homem muda de identidade e retorna.

O ébrio
Novela foi mais uma versão da história de gilda de abreu - foto: reprodução/imdb

Primeira novela em Cores

Quase 8 anos após a estreia da primeira novela da Globo, a emissora lançou sua primeira produção em cores, O Bem-Amado. O momento foi um marco na história da televisão brasileira, que até então só tinha folhetins em preto e branco.

De Dias Gomes, O Bem-Amado teve no total 178 capítulos e ficou no ar na faixa das 22h de 22 de janeiro de 1973 a 3 de outubro de 1973. O folhetim foi estrelado por Lima Duarte, Paulo Gracindo, Ida Gomes, Dorinha Duval, Judicéia e Emiliano Queiroz, nome que também estava na primeira novela da TV Globo.

Na trama, o personagem de Paulo Gracindo é o prefeito Odorico Paraguaçu, ele é corrupto e foi eleito com o slogan “Vote em homem sério e ganhe um cemitério", porém, ninguém morre na cidade para inaugurar a obra. É aí que o prefeito resolve contratar um matador de aluguel, vivido por Lima Duarte, para tentar resolver seu problema.

O Bem-Amado foi a primeira novela da Globo a ser enviada mundo a fora. Antes da produção, somente os textos eram comercializados, não as novelas completas, assim, o folhetim foi transmitido em 30 países.

Assista o vídeo da Globoplay sobre a novela:

Quantos folhetins a Globo já fez?

Segundo o levantamento feito pelo Memória Globo, nestes 57 anos de história, a TV Globo já produziu e exibiu 321 novelas. Esse número já inclui as atuais produções das faixas das 18, 19h e 21h, Nos Tempos do Imperador, Quanto Mais Vida Melhor e Um Lugar ao Sol.

Os dados contabilizaram produções lançadas desde a primeira novela da Globo, Ilusões Perdidas, até as atrações que estão no ar em 2021, ou seja, o que ainda está em produção para o ano de 2022, como Além da Ilusão, Cara e Coragem e Pantanal , não estão inclusas nesta lista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes