Qual foi a primeira novela da Globo?

Atração era exibida na faixa das 21h.

Uma das maiores produtoras de telenovelas do mundo, a emissora da família Marinho começou sua produção de folhetins em 1965, ano em que foi fundada, e nunca parou. Mas você sabe qual foi a primeira novela da Globo?

Qual foi a primeira novela da Globo?

A primeira novela da Rede Glbo foi Ilusões Perdidas, que estreou no dia 26 de abril de 1965 e ficou no ar até 30 de julho do mesmo ano. No total, foram exibidos 56 capítulos.

A autoria da primeira novela da TV Globo ficou nas mãos de Enia Petri e a direção foi de Líbero Miguel e Sérgio Brito. Em São Paulo, o folhetim era exibido na faixa das 21h, já no Rio de Janeiro começou a ser transmitida às 19h30 e depois passou para a faixa das 22h após cerca de 1 mês no ar.

O protagonista era dos atores Reginaldo Faria, Osmar Prado e Leila Diniz. Reginaldo e Leila interpretavam o par romântica da trama, enquanto Osmar era o irmão da personagem de Diniz. Também estiveram no elenco Emiliano Queiroz, Joana Duarte, Marcos Granado, Míriam Pires, Norma Blum, Sebastião Vasconcellos, Aldo Mayo, Monah Delacy, Rosita Tomaz Lopes e Ítalo Rossi.

Segundo Nilson Xavier, autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira, poucos registros desta primeira novela da TV Globo existem ainda hoje, por dois motivos: o primeiro é uma prática comum da época, a de reutilizar fitas e assim ter os arquivos anterior apagados. O segundo motivo é um dos incêndios que aconteceram na emissora e resultou na perda de parte do acervo.

atriz
Leila Diniz era vilã na novela – Foto: Reprodução/Acervo/Globo

Primeira novela das 8 da TV Globo

No mesmo ano em que a primeira novela da TV Globo foi lançada, O Ébrio foi ao ar. De José Castellar e Heloisa Castellar, o folhetim foi a primeira produção da faixa das 20h, hoje extinta. Naquela época, as novelas desta faixa de horário começaram entre 20h30 e 20h45, que hoje pertence ao Jornal Nacional.

O Ébrio ficou no ar de novembro de 1965 a fevereiro de 1966. Foram exibidos 75 capítulos no total, a direção ficou a cargo dos próprios autores da novela.

A trama, que já havia sido explorada no teatro e no cinema, era uma adaptação da obra de Gilda de Abreu, também intitulada O Ébrio. Na novela, o médico Gilberto (Ricardo Nóvoa) ficava sem esperanças na vida e se tornava alcoólatra ao ser traído pela esposa, Marieta (Líria Marçal), familiares e amigos. Ele desaparece e todos pensam que ele está morte, mas na verdade o homem muda de identidade e retorna.

o ébrio
Novela foi mais uma versão da história de Gilda de Abreu – Foto: Reprodução/IMDB

Primeira novela em Cores

Quase 8 anos após a estreia da primeira novela da Globo, a emissora lançou sua primeira produção em cores, O Bem-Amado. O momento foi um marco na história da televisão brasileira, que até então só tinha folhetins em preto e branco.

De Dias Gomes, O Bem-Amado teve no total 178 capítulos e ficou no ar na faixa das 22h de 22 de janeiro de 1973 a 3 de outubro de 1973. O folhetim foi estrelado por Lima Duarte, Paulo Gracindo, Ida Gomes, Dorinha Duval, Judicéia e Emiliano Queiroz, nome que também estava na primeira novela da TV Globo.

Na trama, o personagem de Paulo Gracindo é o prefeito Odorico Paraguaçu, ele é corrupto e foi eleito com o slogan “Vote em homem sério e ganhe um cemitério”, porém, ninguém morre na cidade para inaugurar a obra. É aí que o prefeito resolve contratar um matador de aluguel, vivido por Lima Duarte, para tentar resolver seu problema.

O Bem-Amado foi a primeira novela da Globo a ser enviada mundo a fora. Antes da produção, somente os textos eram comercializados, não as novelas completas, assim, o folhetim foi transmitido em 30 países.

Assista o vídeo da Globoplay sobre a novela:

Quantos folhetins a Globo já fez?

Segundo o levantamento feito pelo Memória Globo, nestes 57 anos de história, a TV Globo já produziu e exibiu 321 novelas. Esse número já inclui as atuais produções das faixas das 18, 19h e 21h, Nos Tempos do Imperador, Quanto Mais Vida Melhor e Um Lugar ao Sol.

Os dados contabilizaram produções lançadas desde a primeira novela da Globo, Ilusões Perdidas, até as atrações que estão no ar em 2021, ou seja, o que ainda está em produção para o ano de 2022, como Além da Ilusão, Cara e Coragem e Pantanal , não estão inclusas nesta lista.

Você pode gostar também
buy cialis online