Solano Lopez Nos Tempos do Imperador: saiba quem ele foi na história

Conheça a história do ditador e como ele apareceu na novela até agora.

Um dos personagens centrais da trama, Solano Lopez em Nos Tempos do Imperador é antagonista de Dom Pedro II e será um obstáculo para o imperador. Você sabia que o general existiu na vida real? Ele é um dos personagens históricos da nova novela da TV Globo. Descubra quem ele foi:

Quem foi Solano Lopez?

Francisco Solano Lopez nasceu em 1827, ele era filho do presidente paraguaio Carlos Antonio Lopez e foi nomeado general-de-brigada aos 18 anos.

Solano assumiu o poder de seu país no começo da década de 1860 e ficou no posto até morrer. O paraguaio ficou conhecido por um dos momentos mais sangrentos da história da América do Sul: a Guerra do Paraguai, travada entre o país de Solano e a Tríplice Aliança, união de Brasil, Argentina e Uruguai.

O conflito começou quando as tropas do Paraguai comandadas pelo ditador invadiram o então estado de Mato Grosso e aprisionaram uma embarcação brasileira em dezembro de 1864.

Ao enviar soldados para o Rio Grande do Sul, o Paraguai também mandou seus militares para Corrientes, na Argentina, o que fez com que o país se juntasse a briga. De acordo com o portal Aventuras na História, o Uruguai fez parte da guerra contra o Paraguai pois o país era governado pelos colorados.

O Paraguai saiu devastado da guerra. O longo conflito fez com que a quantidade de tropas do país diminuísse consideravelmente, o que levou Solano Lopez (Nos Tempos do Imperador interpretado por Roberto Birindelli) a recrutar menores de idade.

Há relatos históricos de crianças de 12 anos de idade entre os combatentes do exército do Paraguai. O conflito durou anos e só acabou em 1 de março de 1870, quando Solano Lopez foi morto por um militar brasileiro chamado Chico Diabo, na cidade de Cerro Corá, no Paraguai.

Assista o vídeo de depoimento do bisneto de Solano Lopez sobre a Guerra do Paraguai.

Como são os personagens da novela na vida real

Ator Roberto Birindelli faz Solano Lopez em Nos Tempos do Imperador

Na novela das seis o paraguaio é interpretado pelo ator Roberto Birindelli, que no momento também aparece no horário nobre da TV Globo como o capanga de José Alfredo (Alexandre Nero) em Império, o personagem Josué.

De acordo com as informações oficiais da emissora do folhetim, logo no começo da trama de Nos Tempos do Imperador Solano Lopez e Dom Pedro II (Selton Mello) se encontram durante uma viagem ao Centro-Oeste brasileiro.

A interação entre o imperador brasileiro e o general paraguaio não é boa desde o primeiro momento, Solano solta ameaças e Dom Pedro II o manda embora com a sensação que esta não será a última vez que verá o militar.

Roberto birindelli
Personagem de roberto birindelli será um dos grandes antagonistas da novela foto: tv globo

 

Acompanhe a novela no DCI

Você pode gostar também