Solano Lopez Nos Tempos do Imperador: saiba quem ele foi na história

Conheça a história do ditador e como ele apareceu na novela até agora.

Um dos personagens centrais da trama, Solano Lopez em Nos Tempos do Imperador é antagonista de Dom Pedro II e será um obstáculo para o imperador. Você sabia que o general existiu na vida real? Ele é um dos personagens históricos da nova novela da TV Globo. Descubra quem ele foi:

Quem foi Solano Lopez?

Francisco Solano Lopez nasceu em 1827, ele era filho do presidente paraguaio Carlos Antonio Lopez e foi nomeado general-de-brigada aos 18 anos.

Solano assumiu o poder de seu país no começo da década de 1860 e ficou no posto até morrer. O paraguaio ficou conhecido por um dos momentos mais sangrentos da história da América do Sul: a Guerra do Paraguai, travada entre o país de Solano e a Tríplice Aliança, união de Brasil, Argentina e Uruguai.

O conflito começou quando as tropas do Paraguai comandadas pelo ditador invadiram o então estado de Mato Grosso e aprisionaram uma embarcação brasileira em dezembro de 1864.

Ao enviar soldados para o Rio Grande do Sul, o Paraguai também mandou seus militares para Corrientes, na Argentina, o que fez com que o país se juntasse a briga. De acordo com o portal Aventuras na História, o Uruguai fez parte da guerra contra o Paraguai pois o país era governado pelos colorados.

O Paraguai saiu devastado da guerra. O longo conflito fez com que a quantidade de tropas do país diminuísse consideravelmente, o que levou Solano Lopez (Nos Tempos do Imperador interpretado por Roberto Birindelli) a recrutar menores de idade.

Há relatos históricos de crianças de 12 anos de idade entre os combatentes do exército do Paraguai. O conflito durou anos e só acabou em 1 de março de 1870, quando Solano Lopez foi morto por um militar brasileiro chamado Chico Diabo, na cidade de Cerro Corá, no Paraguai.

Assista o vídeo de depoimento do bisneto de Solano Lopez sobre a Guerra do Paraguai.

Como são os personagens da novela na vida real

Ator Roberto Birindelli faz Solano Lopez em Nos Tempos do Imperador

Na novela das seis o paraguaio é interpretado pelo ator Roberto Birindelli, que no momento também aparece no horário nobre da TV Globo como o capanga de José Alfredo (Alexandre Nero) em Império, o personagem Josué.

De acordo com as informações oficiais da emissora do folhetim, logo no começo da trama de Nos Tempos do Imperador Solano Lopez e Dom Pedro II (Selton Mello) se encontram durante uma viagem ao Centro-Oeste brasileiro.

A interação entre o imperador brasileiro e o general paraguaio não é boa desde o primeiro momento, Solano solta ameaças e Dom Pedro II o manda embora com a sensação que esta não será a última vez que verá o militar.

Roberto birindelli
Personagem de roberto birindelli será um dos grandes antagonistas da novela foto: tv globo

 

Acompanhe a novela no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes