Whitewashing: entenda o que significa o termo e a polêmica por trás dele 

A escolha da atriz Gal Gadot para interpretar Cleópatra, a rainha do Egito, levanta, mais uma vez, a discussão sobre atores brancos vivendo personagens de outras etnias em produções culturais. 

Na semana passada, a atriz israelense Gal Gadot – conhecida por seu papel como Mulher-Maravilha – publicou em suas redes sociais que irá viver nos cinemas Cleópatra, a poderosa rainha do Egito. O anúncio, no entanto, gerou polêmica e reacendeu o debate sobre a prática de whitewashing. 

A palavra inglesa significa algo como "lavagem branca" ou " embranquecimento". De fato, o termo se refere ao hábito de produções culturais contratarem atores brancos para interpretar personagens que pertencem a outras etnias, como negros, asiáticos e latinos, por exemplo.  

A crítica, então, se deve à escalação de uma atriz de pele clara para interpretar uma importante figura da história do continente africano. Ainda assim, há quem defenda a escolha alegando que Cleópatra tinha descendência grega. Outros acreditam que o discurso sobre o whitewashing seria, na verdade, apenas uma forma de disfarçar pensamentos antissemitas (aversão a judeus). Isso porque Gadot é israelense.   

No Twitter, a atriz contou que será também uma das produtoras do novo filme. Além disso, o longa terá a direção de Patty Jenkins, que está à frente da franquia de Mulher-Maravilha. Gadot disse que a vida da rainha do Nilo será retratada “pelos olhos das mulheres, tanto atrás quanto na frente das câmeras”.  

 

Casos famosos de whitewashing 

  

Apesar de toda a discussão em torno do novo filme, essa não é a primeira vez que uma atriz branca dá vida à Cleópatra. Afinal, em 1963, chegou aos cinemas a versão do diretor Joseph L. Mankiewicz que trazia Elizabeth Taylor como protagonista. 

Whitewashing
Elizabeth taylor viveu cleópatra na década de 1960. Imagem: reprodução / pinterest

 

Já nos últimos anos, vimos diversos exemplos considerados como embranquecimento nas produções de Hollywood. Em 2010, o francês Gérard Depardieu, branco e de olhos azuis, recebeu maquiagem e peruca para interpretar Alexandre Dumas em L'Autre Dumas. O escritor, entretanto, era negro, o que desencadeou reações contrárias de muitos ativistas. Na época, os produtores disseram que Depardieu foi escalado por conta de sua vivacidade. 

Em 2018, estreou nas telonas A Grande Muralha. Ainda que o cenário seja um dos maiores símbolos da China, o papel principal do filme é de Matt Damon. Seu personagem, britânico, se torna herói ao liderar uma tropa de elite que luta contra monstros taotie, da mitologia chinesa.     

Matt damon
Imagem: reprodução / pinterest

 

Quem também se envolveu em controvérsias raciais foi a norte-americana Scarlett Johansson. Isso por conta de sua participação no longa A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell. A Major Motoko Kusanagi, personagem de Johansson, era, originalmente, uma ciborgue japonesa. Ou seja, a ausência de qualquer traço da etnia levou o público a acusar a produção de cometer whitewashing 

  

A prática em novelas brasileiras  

 

O embranquecimento não é uma prática exclusiva de produções internacionais. Aqui no Brasil algumas novelas também já dividiram opiniões e receberam críticas por privilegiar elencos de pele clara ou ocidentais. 

Esse foi o caso, por exemplo, de Sol Nascente, que estreou em 2016. Apesar de ter no enredo protagonistas de origem japonesa, os atores Luís Melo e Giovanna Antonelli não possuem traços da etnia. O fato gerou pedidos de movimentos raciais por maior presença de artistas nipônicos nas produções de televisão e cinema.  

Embranquecimento nas novelas
Imagem: joão miguel junior (globo / divulgação)

Por fim, outra polêmica envolveu a novela Segundo Sol, de 2018. A trama se desenrolava na Bahia, mas tinha poucos atores negros, principalmente nos papéis principais. Assim, o Ministério Público do Trabalho (MPT) enviou à Rede Globo uma notificação que recomendava a devida representação racial na obra.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes