15 de novembro: Dia da Proclamação da República é feriado nacional?

A data é comemorada no dia 15 de novembro todos os anos.

No dia 15 de novembro, celebra-se o Dia da Proclamação da República no Brasil. Na data é comum que sejam realizados eventos de comemoração no país. Mas a dúvida que fica é, esse dia é considerado feriado ou ponto facultativo? Confira se haverá folga ou não na segunda semana do mês.

Proclamação da República é feriado nacional ou facultativo?

De acordo com a Constituição Federal, o Dia da Proclamação da República é feriado nacional, e em 2022, o recesso vai cair em uma terça-feira. Nessa data, comemora-se o dia em que os militares tomaram o poder e o Brasil passou de uma monarquia para uma república, modelo de governo adotado até os dias de hoje.

A Lei Federal 662, que determina que o Dia da Proclamação da República é feriado nacional, foi escrita em 1949 pelo então presidente e Eurico Gaspar Dutra. O texto também sancionou as datas do Ano Novo, Dia de Tiradentes, Dia da Independência do Brasil, Dia de Finados e o Natal como recessos nacionais.

Com a nova Constituição Federal, de 1988, é a lei de número de 10.607, sancionada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2002, que garante que esses feriados estejam no calendário oficial brasileiro.

No dia 15 de novembro, é comum que sejam realizados atos cívicos e desfiles militares em comemoração da República brasileira, em todo o país. Alunos de escolas cívico-militares também participam dos eventos.

Por que o feriado é dia 15 de novembro?

O feriado de 15 de novembro existe por que neste dia, lá em 1889, os republicanos deram um golpe e impuseram a república como sistema de governo no Brasil. Até essa data, o país era governado pela monarquia parlamentarista.

Segundo reportagem da TV Senado de 2019, anos antes de 1889, já havia conspirações para derrubar o império comandado por Dom Pedro II. Pilares do governo, como a Igreja, os grandes fazendeiros e os militares estavam insatisfeitos com os representantes brasileiros na época. Esses grupos almejavam a descentralização do poder.

Após as conspirações continuarem e o desejo por um novo governo aumentar, em 1889, os militares, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, deram um golpe de estado em 15 de novembro. Com isso, o novo regime republicano foi imposto à sociedade brasileira.

Novo sistema governamental

Com o golpe de estado, Marechal Deodoro da Fonseca foi intitulado presidente do Brasil. A partir dessa data, os representantes passaram a ser escolhidos pelo povo por meio do voto direto. Mas vale lembrar que só eram considerados cidadãos homens maiores de 21 anos, alfabetizados e que não estivessem escravizados.

Com a Constituição de 1988, ficou determinado que o voto era direito de todos os cidadãos com mais de 16 anos. Portanto, mulheres, jovens e analfabetos também podem exercer a cidadania e escolher os representantes. Até os dias de hoje, o Brasil funciona como uma democracia que escolhe seus governantes (presidente, governador, senador, deputados, prefeitos e vereadores) por meio de votação direta.

Confira a reportagem completa da TV Senado de 2019:

Histórias do Brasil - A proclamação da República

No Description

Feriados no Brasil em 2023

Veja as datas dos 10 feriados nacionais, previstos pela Constituição Federal de 1988, em 2023:

  • 1 de janeiro (domingo) – Ano novo
  • 7 de abril (sexta-feira) – Dia da Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira) – Dia de Tiradentes
  • 1 de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (quinta-feira) – Dia de Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República
  • 20 de novembro (segunda-feira) - Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (segunda-feira) – Natal

*O Dia da Consciência Negra é considerado feriado em alguns locais do Brasil e em outros não.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes