Dia 24 de junho: São João é feriado nacional em 2023?

No dia 24 de junho celebramos o nascimento de São João Batista, um dos santos mais venerados do mundo

Em 2023, o dia de São João, 24 de junho, vai cair em um sábado. A data é uma comemoração religiosa sobre um dos santos mais populares da Igreja Católica, mas uma dúvida que costuma surgir é a celebração é feriado nacional ou não. Saiba mais sobre a data e suas tradições.

São João é feriado nacional ou não?

Embora seja uma das datas mais festivas para os brasileiros, o 24 de junho, dia de São João não é um feriado nacional. Neste ano, a data cai em um sábado. Mas se você estiver no Nordeste, onde existe as mais tradicionais festas juninas, há grandes chances da data ser feriado municipal.

O dia 24 de junho é feriado nos municípios de Caruaru (PE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA). No Sudeste, as cidades de Barueri, na Grande São Paulo, e Niterói, no Rio, também têm o santo como padroeiro.

Feriado ou não, no dia 24 é tradição comemorar o Dia de São João com fogueira, danças e muita fartura de comida. Inicialmente, as festas juninas brasileiras eram realizadas em homenagem a santos como São João (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho).

O Dia de São João cai alguns dias depois de 21 de junho, o dia mais longo do ano. A partir deste momento, os dias começam a encurtar e a luz começa a dar lugar à escuridão. Antigamente, a Deusa Fortuna era celebrada no dia 24 de junho. Grandes fogueiras eram acesas com o objetivo de propiciar as colheitas de verão e fortalecer o sol, que aos poucos se tornava mais fraco.

São joão é feriado nacional
Festa de são joão - foto: getty images

O cristianismo integrou na sua liturgia as festas pagãs dedicadas ao solstício de verão e assim a tradição das fogueiras chegou até aos dias de hoje.

A data é celebrada desde o século IV e foi criada pela Igreja Católica para homenagear o nascimento do precursor de Jesus Cristo, João Batista. O dia lembra o mundo cristão de um profeta icônico, que, no Evangelho de Lucas, teria nascido seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo.

>> Aprenda a oração de São João

Quem foi São João?

João Batista é o único santo, junto com a Virgem Maria, cujo dia de nascimento terreno (24 de junho) é comemorado, assim como o do martírio (29 de agosto). Das duas datas, porém, a mais utilizada para a veneração é a primeira. Ele é o padroeiro dos monges, batizou Jesus nas águas do rio Jordão, morreu martirizado e é chamado de “Precursor” porque anunciou a vinda de Cristo. É famoso o episódio em que saltou de alegria no ventre de sua mãe, Isabel, ao receber a visita de Maria.

Ele é o último profeta do Antigo Testamento e o primeiro apóstolo de Jesus, porque dele deu testemunho em vida. No Evangelho de Lucas (1, 5) é dito que ele nasceu em uma família sacerdotal, seu pai Zacarias era da classe de Abia e sua mãe Isabel, descendente de Aarão.

“Eles eram justos diante de Deus […] Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos eram avançados em idade. Enquanto Zacarias estava oficiando perante o Senhor na virada de sua classe [...] um anjo do Senhor apareceu a ele, de pé à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, ficou chocado e cheio de medo. Mas o anjo disse-lhe: «Não tenhas medo, Zacarias, a tua oração foi atendida e a tua mulher Isabel vai dar-te um filho, a quem chamarás João. [...] será grande diante do Senhor [...] será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe e conduzirá muitos filhos de Israel de volta ao Senhor seu Deus”.

Depois dessa visão, Isabel concebeu um filho para espanto de parentes e conhecidos; no sexto mês de gravidez, o Arcanjo Gabriel, o 'mensageiro celestial', foi enviado por Deus a Nazaré para anunciar a Maria a maternidade de Cristo: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, o poder te cobrirá com a sua sombra Alto. Portanto o menino que há de nascer será chamado santo, filho de Deus. Vê também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês para ela, que todos diziam ser estéril; nada é impossível para Deus".

São João instruiu seus seguidores a se voltarem para Cristo, chamando-o de "Cordeiro de Deus" e essas pessoas estavam entre os primeiros cristãos. É isso que o torna tão importante e objeto de grande devoção ainda hoje. E não só no Brasil que é patrono: São João é padroeiro da Jordânia, Porto Rico, Canadá francês e muitos outros lugares.

+ Melhores festas juninas em São Paulo 

Próximos feriados nacionais em 2023

Conforme portaria nº 14.817, lançada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2023, neste ano os brasileiros terão mais 5 feriados até dezembro.

7 de setembro, quinta-feira: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro, quinta-feira: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
2 de novembro, sábado: Finados (feriado nacional);
15 de novembro, sexta-feira: Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro, segunda-feira: Natal (feriado nacional).

Acesse também:

Até que dia pode jogar na Quina de São João 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes