Já pode? Qual o dia de montar a árvore de Natal em 2023

As decorações de Natal estão começando mais cedo

Já está com vontade decorar a casa para o fim de ano? Apesar da ansiedade para as festas, existe um dia de montar a árvore de Natal, seguindo a tradição do cristianismo. Isso não significa que não se pode começar a decoração antes ou depois, mas para quem segue as convenções, veja a data e comece o planejamento para o 25 de dezembro.

+ veja as cidades da Caravana de Natal Coca-Cola 2023

Quando pode montar árvore de Natal em 2023

De acordo com a tradição, as árvores e decorações de Natal devem ser colocadas no primeiro dia do Advento, que é o quarto domingo antes do Natal. Este ano, isso cai no domingo, 3 de dezembro de 2023 e pode ser feito a qualquer hora do dia.

No calendário da igreja cristã, o Advento é o período de preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo e também de preparação para a Segunda Vinda de Cristo. Nas igrejas ocidentais, o Advento começa no domingo mais próximo de 30 de novembro ( Dia de Santo André ) e é o início do ano litúrgico.

Mas nos últimos anos, não tem sido incomum que as famílias avancem e dêem as boas-vindas à época festiva mais cedo, com algumas montando suas árvores assim que o Halloween termina!

Outra data comum para montar a árvore de Natal é no dia 1º de dezembro, como uma forma de dar boas-vindas ao mês festivo.

O Dia de São Nicolau, celebrado 6 de dezembro, também é considerada uma época tradicional para a colocação de árvores de Natal na Europa e na América do Norte porque coincide com o Advento, que marca o início do Natal.

Por fim, na véspera de Natal, Muitas pessoas decoram suas árvores e casas com luzes e outras decorações na véspera de Natal . No entanto, comprar uma árvore de Natal na véspera de Natal também pode ser muito movimentado e adicionar estresse adicional às festas de fim de ano.

Certamente, há certas épocas do ano em que montar a árvore de Natal é considerado o melhor. Mas se você não tem tempo para esperar por esses eventos, não se preocupe. Você pode montar sua árvore de Natal quando quiser!

+ Dia 24 de dezembro é feriado?

Dicas para a decoração natalina de 2023

Decorar uma árvore de Natal não é tarefa fácil, especialmente para os perfeccionistas entre nós. Mas algumas dicas podem ajudar a deixar a decoração natalina como se tivesse sido feita por um profissional.

1.  Afofar os galhos ajuda a deixar sua árvore de Natal artificial mais cheia e natural. Esta pode ser uma tarefa muito demorada, mas acredite, o resultado final vale a pena. Separe cada galho para que eles se espalhem para cobrir a maior área possível e não hesite em dobrar galhos individuais para preencher as lacunas. Uma árvore com formato adequado é uma visão atraente, por mais minimalistas ou luxuosos que sejam seus enfeites. Mais uma vez, lembre-se de usar luvas e mangas compridas, se possível, para evitar arranhões nas mãos e nos braços.

Árvore de natal 2023
Arrume os galhos da árvore de natal - foto: yliya zhuravleva de getty images

2. Depois de decidir o tema, selecione uma paleta de cores para dar vida à sua árvore. Por exemplo, para um visual tradicional, mas opulento, opte por uma combinação de cores vermelho e dourado, para uma camada de vibração Scandi em tons de branco e neutros suaves, ou escolha azul e prata para uma estética gelada. Atenha-se a duas (definitivamente não mais que três) cores para manter a aparência contida em vez de desordenada.

Menos é sempre mais, mas afinal é Natal, então acima de tudo, decore sua árvore da maneira que te deixa feliz! O livro de regras de decoração certamente é descontraído na época do Natal, então divirta-se com ele.

Arvore de natal 3
Deixe a decoração equilibrada - foto: fotyma de getty images pro

3. Comece primeiro com as luzes. Embora as árvores de Natal pré-iluminadas sejam populares e economizem tempo (e dinheiro), você precisará de luzes para árvores de Natal se tiver uma árvore simples.

A primeira e mais importante coisa que você precisa fazer ao decorar sua árvore de Natal é sempre adicionar as luzes primeiro – é mais difícil fazer isso depois de adicionar decorações como enfeites e guirlandas. Enrole as luzes em volta do tronco da árvore de Natal e vá subindo a partir do centro da base da árvore. Continue enrolando as luzes uniformemente em torno dos galhos mais próximos do tronco e, em seguida, teça-as para cima, a partir do meio da copa.

Quando chegar ao topo, desça, arrumando as luzes mais longe nos galhos.

Árvore de natal
Pisca pisca na árvore - foto: jeswin thomas de pexels

6. Equilibre a decoração. Dadas as muitas decorações para árvores de Natal que você provavelmente verá, tente garantir que tudo esteja bem equilibrado e distribuído ao seu gosto. Organize os enfeites do topo da árvore e depois trabalhe em direção à parte inferior. Dessa forma, você pode verificar facilmente seu design enquanto enfeita sua árvore.

7. Finalize com uma saia de árvore. Muitas vezes esquecida, uma saia para árvore de Natal é o toque final em sua decoração e serve para equilibrar o design geral de sua árvore de Natal. As saias das árvores também têm muitos benefícios, desde cobrir as feias 'pernas', tronco ou suporte de uma árvore, até proteger o chão e os tapetes de quaisquer agulhas de pinheiro caídas (se você tiver uma árvore real).

Arvore de natal 2
Saias para cobrir os pés - foto: africa images

Quando desmontar a árvore de Natal?

Embora algumas pessoas possam querer derrubar a árvore de Natal quando as celebrações do grande dia terminarem, outras gostam de manter a alegria festiva pelo maior tempo possível. No Cristianismo, a data tradicional para derrubar a árvore de Natal é doze dias depois do Natal que cai no Dia de Reis, em 6 de janeiro.

O dia 6 de janeiro é conhecido como Epifania, Pequeno Natal ou Dia dos Três Reis. Do ponto de vista da tradição religiosa, é o dia em que os Reis Magos (os Três Reis Magos ou os Reis Magos) trouxeram presentes ao menino Jesus, por isso faz sentido para muitos marcar este como o último dia da época do Natal.

E como diz a música, há de fato 12 dias de Natal, sendo o último dia 6 de janeiro. Mas lembre-se: deixar as decorações de Natal depois desta data é considerado um azar.

Conheça músicas de Natal

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes