Saiba o que é a Quarta-feira de cinzas e o significado da tradição

No próximo dia (17/02) marca a data oficial da Quarta-feira de cinzas do calendário religioso. A data é importante para fiéis da Igreja Católica, que se preparam para a Páscoa.

A próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro, marca o fim do Carnaval, pelo menos segundo o calendário cristão ocidental. Isso porque neste ano, o feriado não pode ser comemorado em virtude da pandemia da Covid-19, que ainda assola o Brasil e o mundo. Mas quando se trata da Quarta-feira de cinzas, nada muda em 2021.

Conhecida por ser a "ressaca" da festança de Carnaval, o dia não conta com tantas festas, mas sim, descanso. Entretanto, o significado da data vai muito além disso.

Qual é o significado da Quarta-feira de cinzas?

Imagem mostra cinzas
(foto: arquidiocese de olinda e recife)

Segundo a Igreja Católica, a Quarta-feira de cinzas dá início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem para ressurreição de Cristo na semana santa.

Normalmente na Quarta-feira de cinzas acontece uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Como nasceu a tradição de impor as cinzas?

De acordo com o histórico religioso, a tradição das cinzas é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.

Por que cinzas?

A cinza é um símbolo importante na religião católica. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, e tem como objetivo "reconhecer a própria fragilidade e mortalidade" dos humanos perante a Deus. Em sua etimologia, a palavra provém do latim “cinis”, e representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes