Empregos em alta no futuro: o que dá pra imaginar?

A pesquisa "Futuro do Trabalho", do Fórum Econômico Mundial, mostrou algumas áreas que se sobressaem.

A pandemia mudou o mundo e possibilita pensar nas demandas atuais e futuras da sociedade. A partir delas vêm a demanda do mercado de trabalho.

O que estudar hoje para conseguir trabalho amanhã? Como buscar a capacitação correta para conseguir uma vaga no mercado? Quando se fala em empregos em alta no futuro é natural que existam questões a se considerar. Elas passam por imaginar as demandas da sociedade. Será que elas serão as mesmas de hoje?

A pesquisa “Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial, mostrou que o trabalho que imaginávamos lá para frente já chegou.  Por exemplo, já se fala em uso intenso de tecnologia. Também aumentou a demanda por exigências cognitivas e relacionais, assim como o foco na sustentabilidade, na responsabilidade empresarial e nos stakeholders. 

Quando se pensa em empregos em alta no futuro é preciso considerar primeiramente que o número de empregos em si tende a diminuir e a se sofisticar. Essa é a opinião de Augusto Dutra Galery, conselheiro de carreira para estudantes dos cursos de pós-graduação da FECAP.  Para ele, será preciso investir em uma boa educação. Ela deve capacitar para o desenvolvimento científico, habilidades sociais e o uso de tecnologia. 

 

Tecnologia será base para os empregos em alta no futuro

 

A tecnologia deve modificar de forma radical uma série de profissões. Além disso, pode acabar com muitos empregos repetitivos e pouco complexos. Segundo Galery,  provavelmente algumas profissões terão que se adequar ao avanço da tecnologia e a outras mudanças sociais. Por exemplo, ele cita os cursos de biblioteconomia, que se tornaram cursos de gestão da informação.

Quando se trata de empregos em alta no futuro, é preciso considerar que a pandemia  ajudou a impulsionar o trabalho voltado ao uso e desenvolvimento de tecnologia. Também mostrou que existe uma lacuna de profissionais especializados em lidar com pessoas. Além das áreas de TI, marketing e gestão de pessoas, pesquisas indicam que as áreas de produção de conteúdo, desenvolvimento de produtos e vendas também estarão em alta nos próximos anos, conta ele. 

Empregos em alta no futuro
Imagem: reprodução / unsplash

Confira algumas áreas que devem estar em alta

 

Considerando as demandas atuais e provavelmente futuras, é possível imaginar algumas áreas que tendem a ter maior demanda. Desse modo, os empregos em alta no futuro estarão relacionados a oferecer uma vida melhor para todos. 

Primeiramente, o home office tende a continuar em alta. A tendência deve ser a contratação de profissionais capacitados independente de onde estejam no mundo. Além disso, é preciso pensar em trabalhos ligados à saúde mental. Isso porque cada vez mais o bem-estar tenderá a ser essencial.

Outra área que deve continuar importante é a de responsabilidade social.  Assim como as áreas de à ciência e tecnologia, já que a pandemia mostrou que o investimento  nelas é questão de sobrevivência. 

Finalmente, quando se trata de empregos em alta no futuro, não se deve esquecer daqueles com foco em desenvolvimento de inteligência artificial e também os da área de e-commerce. As duas áreas chegaram para ficar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes