Como substituir ovo em receitas: aprenda dicas muito fáceis

Seja por alergia, por seguir uma dieta vegana ou porque você gosta de experimentar coisas novas na cozinha, é muito útil saber como substituir ovo nas receitas.

Seja por alergia, por seguir uma dieta vegana ou porque você gosta de experimentar coisas novas na cozinha, é muito útil saber como substituir ovo nas receitas.

O ovo é um ingrediente curinga na cozinha. Barato e versátil, faz parte da cultura alimentar da grande maioria das famílias do mundo todo. No entanto, algumas pessoas preferem e outras precisam abrir mão do ovo em suas dietas.

No Brasil uma pessoa consome cerca de 230 ovos por ano. É claro que sem ovos você não vai conseguir fazer uma omelete. Mas é totalmente possível chegar a um ótimo resultado em bolos, tortas doces e salgadas e até mesmo merengue! Entretanto, para aprender como substituir ovo nas receitas é preciso saber para que o ovo serve.

Veja também: o que servir para substituir o peru de Natal

Como substituir o ovo em receitas

O ovo tem diferentes funções dentro de uma receita. Ele pode servir para engrossar massas, emulsificar, umedecer, fermentar ou dar liga.

A gema e a clara, inclusive, têm funções diferentes. A gema do ovo tem a função de emulsificação, que é a mesma dos óleos. Já a da clara é de aerar, deixar mais leve e mais macio para que o bolo cresça.

Como substituir ovo no bolo
Fonte: reprodução / unsplash

Como substituir ovo na na fermentação

Uma das finalidades do ovo nas receitas é ajudar no crescimento da massa e deixá-la macia. Então, algumas dicas para substituir a quantidade de 1 ovo são:

  • Fermento Químico em Pó: Uma colher de sopa de vinagre mais uma colher de sopa de fermento em pó ou bicarbonato de sódio.
  • Amido de Milho: 2 colheres de sopa de amido de milho misturadas com 3 colheres (sopa) de água morna.
  • Araruta: Vendida em farinha, ela é rica em amido e pode substituir um ovo ao misturar 2 colheres (sopa) dela com 3 colheres (sopa) de água.
  • Refrigerante ou água gaseificada: Metade de uma lata da bebida.
  • Soro de leite coalhado: 4 colheres de sopa.

 

Dar liga à massa

O ovo cria a condição para que os ingredientes fiquem bem misturados entre si e criem uma massa homogênea. Mas há outras formas de como substituir o ovo e não perder o efeito desejado na receita. As sugestões abaixo substituem 1 ovo.

  • Gelatina: 1 colher de sopa de gelatina + 1 colher de sopa de água fria;
  • Ágar-Ágar: Esse ingrediente é uma espécie de gelatina feita à base de algas. Para substituir o ovo, use 1 colher de sopa de pó de ágar-ágar+ 1 colher de sopa de água fervente
  • Manteiga ou pasta de amendoim: 3 colheres correspondem a 1 ovo. É importante cuidar com a quantidade de gordura da receita, pois esse ingrediente já é bastante oleoso.
  • Chia ou Linhaça: 1 colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça + 3 colheres de sopa de água. É só deixar a mistura de molho por cerca de 15 minutos. Então, ela vai criar uma espécie de geleia que será perfeito para funções como substituir ovo.
  • Lecitina da soja: A indústria alimentícia já usa esse ingrediente com a finalidade de dar consistência. Uma colher de sopa substitui um ovo.
  • Farinha de Grão de Bico: 1/4 de copo (americano) de farinha de grão-de-bico + 1/4 de copo (americano) de água ou leite é uma ótima opção para dar liga às receitas.

 

Deixar a massa úmida

 

Por fim, o ovo é muitas vezes usado com o fim de umidificar a massa. Porém, outros ingredientes podem entrar em seu lugar para dar o mesmo efeito. Por exemplo:

 

Aquafaba para substituir ovo
Fonte: reprodução
  • Banana: Meia banana corresponde a 1 ovo. É importante lembrar que a banana tem um gosto marcante, mas pode ele ser uma vantagem em receitas como bolos e cookies.
  • Aquafaba: A aquafaba é nada mais do que a água que sobra do cozimento do grão de bico. Tem uma semelhança parecida com a da clara do ovo. Logo, dá para substituir usando 3 colheres de sopa para cada ovo que a receita peça. Com ela, dá pra fazer até merengue.
  • Tofu - 1/4 de xícara de tofu bem amassado ou batido equivale a 1 ovo

 

Ovos Plant Based

Os ovos plant based são uma opção certa de como substituir ovo nas receitas. Geralmente em pó, é um ingrediente perfeito principalmente para quem segue uma dieta vegana.

Afinal, a composição desse ingrediente é, como diz o nome, à base de plantas. Algumas opções encontradas no Brasil são feitas à base de de amido de ervilha, proteína de ervilha e linhaça dourada.

Estes componentes passam por processos que buscam dar à mistura a mesma capacidade de resultado dos ovos in natura.

Certamente o que não falta é opção de como substituir ovo nas receitas, não é mesmo? Quais dessas opções você já testou ou já conhecia?

 

>> Pudim de Café Ana Maria Braga

Referências: Instituto Ovos Brasil e Ovos Mantiqueira

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes