Veja por que o Exército Brasileiro quer abandonar o WhatsApp

O WhatsApp não é tão seguro, na opinião do Exército Brasileiro, que deve passar a recomendar outro aplicativo de troca de mensagens, o Signal.

Membros do Exército Brasileiro que usam o WhatsApp terão que parar de utilizar o aplicativo. Isso porque nos próximos dias, a Instituição irá oficializar a recomendação por nota oficial. As informações foram adiantados pelo site da revista Época. O WhatsApp, portanto, deve ser abandonado pela maioria dos membros do Exército.

Por que o Exército não recomenda o WhatsApp?

Imagem do exército brasileiro
(foto: exército brasileiro/divulgação)

Segundo a publicação da Época, o Exército Brasileiro vai pedir para que os usuários do WhatsApp, aplicativo de mensagens e ligações, migrem para outro aplicativo, o chamado Signal, que possui as mesmas funções. A medida é justificada pela falta de segurança que o WhatsApp oferecem aos usuários. Atualmente, todas as mensagens são criptografadas

O que significa mensagens criptografadas?

Qualquer pessoa que use o WhatsApp provavelmente já se deparou com a seguinte mensagem, principalmente no início de uma conversa com um contato novo: "As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta, o que significa que elas não podem ser lidas ou ouvidas pelo WhatsApp, ou por terceiros."

Entretanto, recentemente a plataforma de Mark Zuckerberg tem demonstrado instabilidades, e com isso, as especulações sobre a segurança de dados oferecida pelo aplicativo é realmente efetiva. De acordo com o site TecMundo, especializado em aplicativos e tecnologias, foi notado uma "brecha de segurança" na última atualização do WhatsApp. Conversando e informações pessoais poderiam ser então vazadas.

Vale ressaltar que tanto o Facebook como o WhatsApp, coletam dados de forma automática. Isso inclui histórico de compras, informações financeiras, localização, contatos, dados pessoais, entre outros. Aprenda a se proteger dos golpes no Whatsapp e Messanger seguindo essas dicas.

Exército Brasileiro troca WhatsApp por Signal

Imagem mostra celular com tela no aplicativo signal, recomendado pelo exército brasileiro que deixa de usar o whatsapp
(foto: reprodução)

Com a nova recomendação do Exército Brasileiro, o Signal deve ser o aplicativo escolhido para os membros de alto escalão do Exército. Semelhante ao WhatsApp e até mesmo o Telegram, o app é considerado o mais seguro contra vazamentos, isso porque ele não coleta dados do usuário. A ferramenta também é capaz de comprovar a identidade de quem está enviando mensagens.

O Signal ficou famoso após declarações de apoio do ex-analista da CIA, Edward Snowden. Inclusive, depois de vazar informações confidenciais, Snowden é uma das pessoas mais monitoradas pelos EUA. Sua criptografia é considerada uma das mais complexas do mundo e não existem anúncios na plataforma.

Outro ponto positivo do aplicativo é a possibilidade de que a mensagem enviada seja automaticamente deletada após a leitura. Também é possível iniciar uma conversa sem adicionar o contato. Para isso, basta fazer uma busca pelo número de telefone.

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes