DCI Mais

Saiba o significado da sigla LGBTQIA+

Veja como surgiu a sigla internacionalmente famosa para unir a comunidade LGBTQIA+

O ano é 2021, mas ainda assim muita gente não sabe o significado da sigla LGBTQIA+. A denominação, que também já foi conhecida como LGBT e LGBTT2QQIAAP, e foi criada em 1994 para unir todas as pessoas que fazem parte da comunidade. Antes disso, também foi conhecida pela sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), mas logo caiu em desuso pois poderia se enquadrar a qualquer pessoa, incluindo os simpatizantes que fossem heterossexuais. Veja o significado da sigla.

LGBTQIA+ significado

Ao longo dos anos, a sigla hoje internacionalmente conhecida como LGBTQIA+, passou a se atualizar com descobertas de informações sobre orientação e gênero. Com isso, a letra Q e o sinal de adição (+) foram acrescentadas, sendo que nas três primeiras letras LGB o significado se refere a orientação sexual e a segunda sequência TQIA+ a gênero.

L - Lésbica: toda mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.

G - Gay: todo homem que se identifica como homem e tem preferências sexuais por outros homens.

B - Bissexuais: homem e mulher que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.

T - Transexuais, travestis e transgêneros: pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento tendo como base os órgãos sexuais.

Q - Queer: pessoas que não se identificam com padrões heteronormativos impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com rótulos.

I - Intersexuais; pessoas que nascem com características sexuais biológicas e que não ser definidas no sexo feminino ou masculino. Antigamente, eram chamadas de hermafroditas.

A - Assexuais; pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas ou em interesse em atividades sexuais

+ - Todas as letras da sigla; significa todas as letras da sigla LGBTT2QQIAAP. O P, por exemplo, significa os pansexuais, que são pessoas que sentem atração por outras, independentemente do gênero ou da orientação sexual.

Lgbtqia+ significado imagem: reprodução / pexels

Relacionado - Lacrei: conheça app que conecta pessoas LGBTQIA+ a atendimento médico

Mês do Orgulho LGBTQIA+

Anualmente, o mundo celebra no mês de junho o Orgulho da comunidade e a busca pela liberdade e respeito. Em 1969 nos Estados Unidos, durante o mesmo mês, aconteceu a Rebelião de Stonewall em Nova York, em que pessoas LGBTQIA+ lutaram contra a polícia, que invadiu o bar Stonewall Inn, foi marcada por ações violentas.

Com isso, o mês se tornou um marco em que toda a comunidade celebra os direitos conquistados, mas também protestam contra a intolerância dos que ainda nos dias de hoje insistem em ameaçar todas essas conquistas. Através de eventos realizados em todo o mundo, acontece o Pride (Orgulho em inglês) em todo o mundo, como uma oportunidade de conscientização social sobre os problemas atuais e o respeito de todas as pessoas da comunidade.

Leia também: Conheça 10 personalidades trans que fizeram história no Brasil

Última modificação em 21/07/2022 11:55

Compartilhe