Pode beber na Quaresma? Conheça as regras do período católico

A Quaresma é um período de preparação penitencial para a festa cristã da Páscoa

Junto com a oração e a esmola, o jejum é um dos três pilares da Quaresma para os católicos. Numa mensagem para o período em 2008 , o Papa Bento XVI descreveu-as como “tarefas específicas que acompanham concretamente os fiéis neste processo de renovação interior”.

Uma década antes, São (Papa) João Paulo II descreveu a Quaresma como um “compromisso com uma vida nova, inspirada nos valores do Evangelho”, afastando-se do egoísmo e aproximando-se do caminho de Cristo.

Esse caminho, segundo o Papa João Paulo II, pode ser resumido nas palavras de oração, jejum e esmola, consistindo o jejum na moderação na alimentação e no estilo de vida como “um esforço sincero para tirar do coração tudo o que é resultado do pecado e nos inclina para o mal.”

Mas quais as regras para os católicos? Pode beber?

O que é jejum da Quaresma?

Na Igreja Católica, o jejum é uma prática de autodisciplina com enfoque penitencial. No contexto da Quaresma, refere-se à redução da ingestão de alimentos e à limitação do número de refeições que fazemos.

Isso porque, a Quaresma é um período de 40 dias de oração, jejum e esmola que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina ao pôr do sol da Quinta-feira Santa.

Quais são as regras do jejum da Quaresma?

Embora os dias de jejum da Quaresma na Igreja Católica Romana – Quarta-feira de Cinzas e todas as sextas-feiras durante este período – envolvam a abstinência de certos tipos de alimentos, é importante observar que esses dias de jejum apenas limitam a quantidade e os tipos de alimentos que podem ser consumidos.

Quais são as regras da Quaresma sobre a abstinência?

Neste contexto, abstinência refere-se à “abstenção” de carne às sextas-feiras durante a Quaresma. Enquanto os católicos jejuam na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa com apenas uma grande refeição, os católicos devem abster-se de comer carne nas outras sextas-feiras, embora possam fazer três refeições completas.

Quais são as regras de jejum em relação ao álcool?

As bebidas alcoólicas não quebram o jejum; no entanto, parecem ser contrários ao espírito de penitência.

Com que idade você começa a jejuar na Quaresma?

Aqueles com idades entre 18 e 59 anos, com saúde razoável, são obrigados a jejuar na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Aqueles com 14 anos ou mais devem abster-se de carne às sextas-feiras durante a Quaresma. O Direito Canônico menciona que, para crianças pequenas que não jejuam, os pais ainda devem comunicar o significado e a penitência.

Quem está isento de jejuar durante a Quaresma?

Crianças, adultos com doenças físicas e mentais, mulheres grávidas e lactantes estão isentos. A USCCB sublinha que “o bom senso deve prevalecer” e que ninguém deve pôr em risco a sua saúde ao jejuar.

Quando termina o jejum?

A Quaresma termina na Quinta-feira Santa, mas o jejum quaresmal (e os compromissos pessoais) geralmente continua até a Páscoa. O documento papal Paschalis Solemnitatis recomenda isto para que “com coração elevado e acolhedor estejamos prontos para celebrar as alegrias do Domingo da Ressurreição”.

Pode comer carne na Sexta-feira Santa?

Por um lado, a Sexta-feira Santa faz parte do Tríduo Pascal , que marca o fim da Quaresma. No entanto, como a própria Sexta-feira Santa é um dia de abstinência, é melhor abster-se de carne, como nas sextas-feiras da Quaresma.

O peixe é uma ótima opção para as sextas-feiras durante a Quaresma. Como o período da Quaresma está enraizado na penitência, uma refeição modesta na sua paróquia é provavelmente uma opção melhor do que um suntuoso banquete de frutos do mar em um restaurante requintado.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes