Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

A Páscoa é um feriado cristão que celebra a crença na ressurreição de Jesus Cristo. … Embora seja um feriado de alto significado religioso na fé cristã, muitas tradições associadas à Páscoa datam dos tempos pré-cristãos e pagãos.

A Páscoa é considerada no Cristianismo como o dia mais importante e sagrado de todo o ano. Ele marca o aniversário da ressurreição e ascensão de Jesus ao céu - e observar este feriado pode ensinar aos cristãos muito mais sobre a fé do que coelhos. Conheça o significado da Páscoa e quais as tradições da celebração.

SAIBA: por que comemos peixe na sexta-feira santa

Qual é o significado da Páscoa?

A Páscoa é um feriado cristão que celebra a crença na ressurreição de Jesus Cristo. No Novo Testamento da Bíblia, o evento é dito ter ocorrido três dias depois que Jesus foi crucificado pelos romanos e morreu por volta de 30 DC. O feriado conclui a "Paixão de Cristo", uma série de eventos e feriados que começa com a Quaresma —Um período de 40 dias de jejum, oração e sacrifício — e termina com a Semana Santa, que inclui a Quinta-feira Santa (a celebração da Última Ceia de Jesus com seus 12 apóstolos, também conhecida como “Quinta-feira Santa”), Sexta-feira Santa (na qual A crucificação de Jesus é observada) e o Domingo de Páscoa.

A data marca o aniversário da ressurreição e ascensão de Jesus ao céu - e observar este feriado pode ensinar aos cristãos muito mais sobre a fé do que coelhos. A Páscoa chega no final da Semana Santa e logo após a Sexta-Feira Santa, que comemora a crucificação e a morte de Jesus.

A Páscoa é celebrada pelos cristãos como um feriado alegre porque representa o cumprimento das profecias do Antigo Testamento e a revelação do plano salifico de Deus para toda a humanidade. Ao comemorar a ressurreição de Jesus, a Páscoa celebra também a derrota da morte e a esperança da salvação.

Portanto, apesar das decorações e ovos de chocolate, o significado da Páscoa relembra um momento muito sério em sua essência. Ele celebra a crença dos cristãos no poder divino de Jesus e a esperança de que a perda leve a algo novo. Isso não significa que é tudo tristeza, mas a Páscoa definitivamente exige alguma reflexão solene entre os cristãos praticantes. Felizmente, muitos conseguem arranjar tempo para os serviços religiosos e uma ou duas caçadas.

Quando é a Páscoa de 2023?

A Páscoa 2021 ocorre no domingo, 16 de abril. No entanto, a Páscoa cai em uma data diferente a cada ano.

LEIA| Quando é a páscoa em 2023 e por que muda a cada ano?

Mas como surgiu o ovo de chocolate?

O ovo é um antigo símbolo de uma nova vida, e foi associado a festivais pagãos que celebram a primavera. De uma perspectiva cristã, os ovos de Páscoa representam o surgimento de Jesus da tumba e a ressurreição. ... O primeiro rolinho de ovo oficial da Casa Branca ocorreu em 1878, quando Rutherford B. Hayes era presidente.

A comemoração e significado da Páscoa no Brasil

A Páscoa no Brasil, um país com uma das maiores populações católicas do mundo, tende a girar em torno das celebrações religiosas e familiares e, claro, dos ovos de Páscoa. Este ano, a Páscoa cai em 16 de abril - outro dia significativo para todos os curingas - que é o primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera (quando começa o outono brasileiro) com base no calendário lunar. Vamos dar uma olhada mais de perto em como a Páscoa é comemorada no Brasil.

Enquanto a Páscoa no Brasil é centrada na religião, a família também é uma parte muito importante das comemorações. É um domingo para ficar com os entes queridos, principalmente as crianças, que recebem doces e lembram a importância religiosa desta data tão significativa.

VEJA| O que é a Semana Santa e o que os cristãos devem fazer

Oração para o domingo de Páscoa

Senhor, ajuda-nos a viver na alegria e na graça do Domingo de Páscoa , todos os dias. Deixe-nos ter um coração de gratidão pelo seu sacrifício. Deixe-nos ter olhos que olham para a Sua graça e se alegram em nossa salvação. Ajude-nos a andar nessa graça poderosa e contar as boas novas ao mundo. Amém.

LEIA| Quando é a páscoa em 2023 e por que muda a cada ano?

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes