Lavanda: rituais com a melhor aliada no combate à insônia

Aprenda a fazer banhos, chás e usar o óleo essencial de lavanda para dormir melhor

A lavanda é muito comum e com certeza todos já ouviram falar nela. Não é difícil de ser encontrada, está presente na Índia, no sul da Europa, no Mediterrâneo, na Arábia e na África, sendo muito utilizada na perfumaria e no combate à insônia. Afinal, a lavanda é leve, não possui aroma adocicado ou enjoativo para a maioria.

Muitos já ouviram falar da lavanda, mas nem todos sabem como utilizá-la da melhor forma para obter seus benefícios. A insônia é uma grande pedra no sapato de muitos, e é aí que a lavanda entra para ajudar de forma natural.

Banho de Lavanda

Lavanda
Imagem: reprodução / pixabay

O banho de lavanda ajuda a acalmar o corpo depois de um dia tenso. Sendo assim, é mais interessante que ele seja feito à noite, um pouco antes de dormir.

Ingredientes:

  • Lavanda
  • Camomila
  • Sal Grosso

Como preparar:

  1. Para começar, aqueça 2 litros de água;
  2. Coloque os ingredientes secos na panela junto com um pouquinho de sal grosso e espere ferver para desligar o fogo;
  3. Tampe a infusão com um prato por 10 minutos;
  4. Coe e jogue do pescoço para baixo após seu banho de higiêne;
  5. Por fim, descarte as ervas e vá se deitar, evitando ficar no celular e com as luzes ligadas.

Chá de Lavanda

Os chás são extremamente benéficos para a saúde! Há chás diuréticos, para dar energia, melhorar a digestão e acalmar, como é o caso da lavanda e da camomila, por exemplo.

Sendo assim, vale apostar em um chá quentinho antes de dormir, com benefícios comprovados para o organismo, junto com algumas técnicas de relaxamento simples para combater à insônia.

 

Ingredientes:

  • 1/2 colher de botões de lavanda soltos

Como preparar:

  1. Ferva 250ml de água;
  2. Adicione a lavanda e tampe a infusão com um prato;
  3. Coe;
  4. Adoçar, mas evite exagerar no açúcar;
  5. Por fim, tome o chá em um local com pouca luz e sem celular por perto.

Escalda-pés relaxante

O escalda-pés é uma técnica antiga, utilizada na medicina chinesa, onde dizem que o calor que sobe dos pés para a base da coluna alivia os pensamentos em excesso.

Ingredientes:

  • Lavanda
  • Sal Grosso

 

Como preparar:

  1. Ferva 2 litros de água;
  2. Coloque em uma bacia e jogue a lavanda e o sal grosso;
  3. Coloque seus pés assim que a temperatura estiver agradável;
  4. Pegue um livro ou coloque uma meditação e espere que o calor suba;
  5. Coloque meias e vá dormir.

Óleo essencial

Lavanda
Imagem: reprodução / pixabay

A aromaterapia vem sido cada vez mais utilizada. Os benefícios dos óleos essenciais são comprovados e eles podem ser grandes aliados no combate à insônia e ansiedade. Porém, há muitos cuidados que devem ser tomados! Não se pode ingerir óleos essenciais nem passá-los diretamente na pele, pois pode causar irritação.

O óleo essencial de lavanda é um aliado poderoso quando o assunto é problemas para dormir. Porém, sabemos que a insônia pode ser derivada de preocupações que se instalam em nosso subconsciente, e esse óleo age exatamente no subconsciente. Sendo assim, não são em todos os casos de insônia que o óleo essencial de lavanda resolve a questão. Em alguns casos, é preferível usar manjerona ou camomila, considerando suas contraindicações também.

Portanto, utilize o óleo essencial de lavanda em sinergias, sprays para casa, diluído em óleo vegetal de semente de uva e espalhado pelo pulso e atrás da orelha ou em difusores, o que é bem prático.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes