Moscow Mule, o queridinho dos bares invade a sua casa

Se você gosta de fazer happy hour em casa, que tal adicionar esse drink ao seu repertório? Confira o passo a passo do preparo da receita tradicional e de uma releitura.

O Moscow Mule é uma bebida de origem americana, embora tenha raízes também na Rússia. Hoje em dia, esse drink virou figurinha repetida nos bares conceituados e faz o maior sucesso.

Se essa receita te agrada, role para baixo para aprender sobre a origem do drink. E também confira como reproduzir o Moscow Mule em casa.

 

Moscow mule, drink da canequinha
Imagem: reprodução / unsplash

 

Origem do Moscow Mule

Moscow é a capital da Rússia. Já mule significa mula no idioma norte-americano. Por que um drink, em teoria russo, teria nome em inglês? Simples! Porque a bebida das canequinhas de cobre é na verdade americana.

Apesar da origem estadunidense, existe uma pitada de russo nesse drink. Para começar, a vodka originalmente usada na receita é a Smirnoff, que foi criada por Piotr Arsenieyevich Smirnov, em Moscow. Outra conexão com o país é o nome Sophie Berezinski, que foi a mulher que finalizou o Moscow Mule. A imigrante russa é a responsável pelos copinhos de cobre que abrigam o drink.

 

Se a vida te der fracasso nas vendas, faça um Moscow Mule

 

De acordo com o site The Gin Flavors, tudo começou com John Martin. Em 1939, o empresário havia comprado os direitos da vodka Smirnoff para uma pequena distribuidora de bebidas em Connecticut. Porém, as vendas do líquido não estavam boas, uma vez que o contexto histórico era de Guerra Fria e americano nenhum queria se envolver com a Rússia.

Na mesma época, Jack Morgan, amigo de John Martin, também estava passando por poucas e boas. Morgam possuía um bar em Hollywood chamado Cock’n’Bull. Além disso, o empreendedor tentava emplacar uma bebida chamada Ginger Beer (cerveja de gengibre). O líquido gasoso, apesar de não remeter a Rússia, não estava triunfando nas vendas.

A última personagem dessa história é Sophie Berezinski, imigrante russa que chegou nos Estados Unidos com uma mão na frente e outra atrás. E também, 2.000 unidades de canecas de cobre na mala. A mulher era herdeira de uma fábrica de cobre na Rússia e se mudou do país porque as vendas iam de mal a pior. Por isso, decidiu trocar de continente para tentar oferecer o produto a outras pessoas.

Se sucesso atrai sucesso, o mesmo poderia ser dito em relação ao fracasso. Num belo dia, Sophie Berezinski bateu na porta do Cock’n’Bull, bar do Jack Morgan, amigo do John Martin, para oferecer as suas canecas. Nesse exato momento, os dois empresários estavam pensando numa solução para vender ginger beer e vodka. Foi assim que Sophie entrou na jogada, unindo os dois líquidos ao seu recipiente de cobre. Desses elementos, nasceu o Moscow Mule.

Se separados tinham falhado nas vendas, ginger beer, vodka e caneca de cobre foram juntos um sucesso. A razão da ascensão é atribuída principalmente à John Martin.

 

Da poeira do estoque para o balcão dos bares: como o Moscow Mule virou tendência

 

Para promover o drink, John Martin ia de bar em bar ensinar a receita aos bartenders. Depois da bebida pronta, ele tirava foto dos barmen com o Mosow Mule em uma mão e a Smirnoff na outra.

Martin, com a ajuda de sua Polaroid, capturou o máximo que pôde de bartenders com o Moscow Mule. Seu esforço não foi à toa. As fotos tiradas ajudaram a popularizar o drink e ganhar fama em outras cidades americanas. Em seguida, a bebida conquistou muitos países e hoje seu sucesso é mundial.

Parte da estratégia só foi possível por causa da Polaroid, invenção que naquela época era sinônimo de modernidade, pois tinha sido recém-lançada quando Martin começou a tirar suas fotos.

 

Moscow mule origem
Imagem: mário leite (reprodução / estadão)

 

Receita Original do Moscow Mule

A receita clássica do Moscow Mule é muito simples. O único detalhe é que talvez seja necessário produzir um de gengibre em casa, uma vez que a bebida não é fácil de encontrar em supermercados.

Ingredientes:

  • 60 ml de vodka
  • 180 ml de ginger beer
  • 15 ml de suco de limão
  • Gelo

Modo de preparo: una todos os ingredientes num copo e misture.

 

Como fazer o ginger ale, o refrigerante do Moscow Mule

Como o ginger beer não é uma bebida popular nos supermercados brasileiros, uma maneira de reproduzir a receita original do Moscow Mule é produzindo o refrigerante de gengibre em casa. Confira a lista de ingredientes:

Ingredientes:

  • 1 xícara de gengibre com a casca cortada em rodelas finas
  • 3 pedaços grandes de casca de limão
  • 1 ou 2 grãos de pimenta-preta
  • 1 ou 2 grãos de pimenta-da-jamaica (opcional)
  • 2 xícaras de água
  • Açúcar mascavo a gosto
  • Água mineral com gás para completar a bebida

 

Modo de preparo: Primeiro, cozinhe o gengibre em duas xícaras de água e deixe ferver por meia hora. Em seguida, coe o preparo e acrescente todos os outros ingredientes da receita, com exceção da água com gás. Ferva por cinco minutos, tire do fogo e deixe descansar por duas horas. Depois, coe novamente o líquido. Este xarope é a base do ginger ale e você pode guardá-lo por um longo período na geladeira.

Agora que a base está pronta, parta para a finalização. Ponha 1/3 de xarope de gengibre num copo e complete com água com gás. Pronto! Seu ginger ale está perfeito para ser servido.

 

Moscow mule, refrigerante de gengibre.
Imagem: reprodução / pexels

 

Receita brasileira de Moscow Mule

Como o Moscow Mule tradicional exige o ginger beer, uma opção é preparar a receita adaptada, que é tão gostosa quanto a original, confira:

Ingredientes:

  • 100 ml de vodka
  • 50ml de suco de limão
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional)
  • 1 fatia de 1 cm de gengibre macerado com 1 lata de cerveja pilsen
  • Pedaços de limão para decorar
  • Gelo

Modo de preparo: primeiramente, coloque o gengibre no copo e macere bem. Então, acrescente o gelo, a vodka, o suco de limão e o açúcar. Por fim, complete com a cerveja.

 

Moscow Mule com chantily

É comum ver nos bares o Moscow Mule servido com chantily. Para reproduzir essa delícia em casa, confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • Para o xarope: 3 xícaras de gengibre ralado, 3 xícaras de água e 3 xícaras de açúcar.
  • Para o drink: 100 ml do suco do limão, 100 ml de vodka, 100 ml de xarope de gengibre, 1 clara de ovo e açúcar.

 

Xarope do Moscow Mule

Primeiramente, você fará o xarope de gengibre. Para começar, ferva a água e coloque o açúcar. Espere diluir. Depois, acrescente o gengibre ralado. Aguarde a fervura e deixe fervendo por alguns minutos. Em seguida, desligue o fogo e reserve por 20 minutos. Coe e refrigere.

 

Preparo do Drink

Em primeiro lugar, coloque o suco do limão, a vodka e 100 ml do xarope de gengibre na coqueteleira. Por fim, adicione o gelo e chacoalhe o preparo.

Para finalizar, bata a clara com o açúcar a gosto até obter certa consistência. A dica aqui é utilizar um fuê ou um mixer para misturar. Após esse passo, finalize o drink com mais ou menos 3 colheres de sopa.

 

Copo bonito de moscow mule.
Imagem: reprodução / unsplash.

 

Sendo assim, dá para perceber que tem Moscow Mule para todos os gostos. Portanto, eleja o seu preferido e saboreie com a família e os amigos.

 

Fontes: Menu criativo, The Gin Flavors, Cura pela Natureza.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes