Vai ter desfile dia 7 de setembro em SP, DF e Campinas: veja horários

Feriado comemora o Dia da Independência do Brasil

O feriado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil nesta quinta-feira vai apresentar o tradicional  desfile cívico de 7 de setembro e promete levar milhares de pessoas para as ruas. Veja a programação para as cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, e também em Brasília, que contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Confira: rodízio de veículos em São Paulo está suspenso

Programação do desfile dia 7 de setembro em Brasília

Em Brasília, o Dia da Independência do Brasil será celebrado com o Desfile Cívico na Esplanada dos Ministérios, com início previsto para às 9h (de Brasília) e deve durar cerca de 2 horas. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), 7 mil militares devem participar do desfile e o público esperado é de 30 mil pessoas.

Haverá reforço da Força Nacional de Segurança e da Polícia Militar. O número de policiais civis e militares que atuarão na data deve superar o da posse do presidente em janeiro.

Os moradores devem ficar atentos porque o trânsito da região será bloqueado a partir das 21h de quarta-feira (6), entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar.

O público também deve ficar atento ao que pode ou não levar para o desfile. Por razões de segurança estão proibidos: fogos de artifício e similares, armas de fogo e simulacros, apontador a laser ou similares, artefatos explosivos, sprays e aerossóis, mastros para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes, garrafas de vidro e latas, substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo, armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos.

Horário do desfile dia 7 de setembro em São Paulo

A cidade de São Paulo vai apresentar o desfile cívico do Dia 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura, 1200 - Santana. Os portões serão abertos ao público às 7h e como acontece desde 1995, o evento vai contar com a participação de grupos de fanfarras da rede estadual de ensino e militares.

Como acontece todos os anos, o evento começa às 08h30 com a revista às tropas, realizada na Av. Olavo Fontoura por um representante do governo estadual e pelo alto comando das Forças Armadas.

Após a entrada do Comando Geral das Forças Armadas, a primeira parte será o desfile cívico, com início às 9h15, e terá a apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai, associações de caráter militar e escolas militares.

A segunda parte do desfile no feriado é realizada pela parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

O público que se interessar em prestigiar o evento poderá contar com uma linha especial que será ativada pela SPTrans. A linha 179A-10 (Term. Tietê – Parque Anhembi), com tarifa de R$ 4,40, será ativada para transportar o público na ida e na volta, atendendo aos pontos de parada oficiais para desembarque.

Confira o horário de funcionamento e itinerário da linha:

179A/10 Term. Tietê – Anhembi
Sentido Anhembi: das 6h às 14h
Sentido Tietê: das 6h25 às 14h25
Ponto inicial: Av. Cruzeiro do Sul, 1777
Ponto final: Rua Prof. Milton Rodrigues s/n.º
Ida: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Voluntários da Pátria, Av. Assis Chateaubriand e Rua Prof. Milton Rodrigues.
Volta: Rua Prof. Milton Rodrigues, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Ildefonso e Av. Cruzeiro do Sul

Desfile do Dia da Independência do Brasil em Campinas

O desfile cívico militar de 7 de setembro na cidade de Campinas, interior de São Paulo, ocorrerá na Avenida Francisco Glicério, a partir das 8h. O evento contará com a participação de entidades, escolas e integrantes de agrupamentos militares como Exército, Escola de Cadetes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil, além de entidades como o Lar dos Velhinhos e Apae.

Pela avenida, vão passar dezenas de viaturas do Exército, PM e Corpo de Bombeiros, além do desfile a pé de cerca de 4 mil pessoas.

A concentração para o início do desfile será em frente ao Largo do Pará, na avenida Francisco Glicério, no cruzamento com a Avenida Aquidaban. O trajeto segue o eixo da Glicério e a dispersão ocorre na avenida Orosimbo Maia.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes