14º salário: entenda como funcionar o pagamento para aposentados

O Projeto de Lei seguem em análise no Senado. O 14º salário é uma medida econômica para aposentados e pensionistas do INSS.

O 14º salário do INSS entrou em discussão no Senado com o Projeto de Lei 3.657/2020, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Sendo assim, a proposta segue em análise e defende que a antecipação do décimo terceiro, para o primeiro semestre de 2020, prejudicou os beneficiários do INSS neste final de ano.

Portanto, a concessão do 14º salário é uma nova medida para aquecer a economia e melhorar as vendas do comércio no final de 2020 e início de 2021. Isso porque o recurso pode ajudar nas despesas e pagamentos de impostos, por exemplo IPTU e IPVA.

Quem poderá receber o 14º salário do INSS?

O 14º salário do INSS é para aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social que estão no grupo de risco de covid-19. Sendo assim, os possíveis beneficiados pelo PL, se aprovado, são:

  • aposentados;
  • pensionistas por morte;
  • quem recebe auxílio-doença;
  • auxílio-reclusão;
  • auxílio-acidente.

 

Segundo o relator da proposta, o senador Paulo Paim  (PT-RS), "a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas". Para ele, o 14º salário "é uma questão humanitária", reiterou em sessão plenária em setembro. 
Além disso, o senador afirmou que 64% dos municípios brasileiros dependem da renda dos beneficiários do INSS, para o comércio local. 
Outro argumento de Paim foi que o 14º salário do INSS vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios. Mas também, geração de emprego e renda, impostos, e melhoria da qualidade de vida, movimentando a economia local. "Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país", defendeu.
Contudo, o 14º salário do INSS tem caráter emergencial e com a aprovação somente para o ano de 2020. E, ainda segue em análise sem previsão de votação pelo Senado. Ainda assim, se tiver aprovação dos senadores, segue para a Câmara dos Deputados e depois para sanção do presidente.
Por fim, a sugestão do projeto de lei é uma iniciativa popular, apresentada no portal e-Cidadania e que receber mais de 30 mil apoios

Leia também:.

Fonte Agência Senado
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes