Auxílio emergencial bloqueado e o prazo expirou? Veja o que fazer

Você teve o auxílio emergencial bloqueado e o prazo expirou? Veja o que fazer.

O pagamento da terceira parcela do auxílio 2021 já começou, mas tem muitos beneficiário surpresos com o bloqueio do benefício. Pela internet, muita gente está reclamando que não consegue contestar junto à Dataprev, sistema que faz o gerenciamento de dados. Você teve o auxílio emergencial bloqueado e o prazo expirou? Veja o que fazer.

Relacionado: saque da 4 parcela do auxílio emergencial para mãe solteira

Por que o auxílio emergencial é bloqueado?

O bloqueio do auxílio emergencial acontece por dois motivos: primeiro que o Governo Federal, a pedido do TCU (Tribunal de Contas da União) está fazendo um pente fino em todos os 39 milhões de benefícios, segundo que a contestação só pode ser feita por quem teve o benefício cancelado.

É importante entender a diferença entre ter o benefício cancelado e bloqueado. O primeiro passo é saber se o usuário tem direito à terceira parcela do auxílio emergencial. Para fazer isso, basta acessar o site da Dataprev, inserir o CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe do beneficiário.

Já na próxima tela pode aparecer para você a mensagem do porquê o seu benefício foi bloqueado.

Um exemplo é a seguinte mensagem: "o cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Medida Provisória nº 1039/2021 e o Decreto nº 10.661/2021 e está sendo reavaliado. Relatório preliminar CGU nº 937042/001 (maio 2021)".

Ela quer dizer que você teve o benefício bloqueado e que está passando por reanálise do Governo Federal. A contestação não cabe no caso de bloqueio, apenas quando o benefício já foi cancelado.

Ou seja, se o Governo Federal identificou que você recebeu uma parcela do auxílio emergencial 2021 sem ter direito, ele primeiro bloqueia, faz uma reanálise, para então liberar o pagamento ou cancelar o auxílio. No caso de cancelamento, o usuário pode requerer a contestação.

Então, se o seu benefício foi apenas bloqueado, a recomendação é aguardar a reanálise por parte do Governo.

Como saber se meu auxílio emergencial foi bloqueado? 

Para consultar a situação do auxílio emergencial 2021, você deve entrar no site da Dataprev, clicando em: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. Não se preocupe, esta operação pode ser feita pelo computador, celular ou tablet.

Logo na primeira página você deve informar seu CPF, nome completo e nome da mãe.

Na próxima etapa, uma página vai informar se o seu benefício está bloqueado ou cancelado.

Caso apareça uma das informações acima, você pode consultar a justificativa e também contestar, se tiver tido o benefício cancelado.

Por que o Governo está bloqueando alguns auxílios?

O Governo Federal está bloqueando ou cancelando benefícios ao identificar possíveis irregularidades por parte do beneficiário. Se o usuário conseguiu um emprego formal, começou um estágio ou recebeu uma pensão por morte, automaticamente ele pode ter o benefício suspenso.

O pente fino é feito pelo Governo Federal seguindo uma recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) justamente para evitar que o dinheiro chegue a pessoas que não têm mais direito de receber o auxílio emergencial.

Não consigo contestar o bloqueio do benefício 

Apesar do prazo estipulado pela própria Dataprev ser até o dia 3 de julho para contestação, muitos beneficiários estão relatando que não conseguem contestar. Isso pode ocorrer porque a contestação só cabe a quem teve o benefício cancelado.

Quem está com a parcela do auxílio emergencial suspensa, precisa aguardar a reanálise do Governo Federal.

Já demos aqui o exemplo de mensagem que pode aparecer na pesquisa do seu CPF. ""o cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Medida Provisória nº 1039/2021 e o Decreto nº 10.661/2021 e está sendo reavaliado. Relatório preliminar CGU nº 937042/001 (maio 2021)".

Se atente à frase "está sendo reavaliado", e volte a acessar mais vezes o site da Dataprev para ver se teve resposta.

Contestar auxílio emergencial bloqueado na Defensoria

O beneficiário pode contestar na DPU (Defensoria Pública da União) pelo próprio site https://www.dpu.def.br/auxilio-emergencial-2021 ou instalando o aplicativo "DPU Cidadão" no seu celular.

É possível contestar na DPU se estiver com a parcela bloqueada ou tiver tido o benefício cancelado. Até mesmo se a sua contestação estiver em análise ou se você não conseguir contestar pelo site da Dataprev, pode fazer na Defensoria Pública da União.

Contestar auxílio emergencial bloqueado na defensoria

Acompanhe o passo a passo do aplicativo:

Depois de instalar o aplicativo "DPU Cidadão", entre em "solicitar atendimento para auxílio emergencial";

Em seguida leia atentamente as informações e aperte em "nova solicitação". Neste primeiro campo você deve preencher seu telefone e e-mail e clicar em "continuar".

Mais adiante, repasse todas as informações pedidas como seus dados e procure ter em mãos todos os documentos pedidos pelo aplicativo.

Atenção, para dar seguimento ao processo, você precisa ter toda documentação em mãos, porque o atendimento expira em 30 minutos. Ou seja, você tem meia hora para preencher o que for pedido e ainda anexar documentos.

Siga lendo as instruções, é preciso que você autorize a DPU a enviar notificações e comunicados pelo aplicativo. Depois de preencher todos os campos e anexar os documentos, anote por fim o PAJ, que é o número do seu processo.

Você também pode procurar a DPU mais próxima de você e fazer a contestação pessoalmente.

Leia também: Auxílio emergencial 2021: calendário de julho de todos os pagamentos

Você pode gostar também
13 Comentários
  1. Avatar de ailton
    Ailton Diz

    Boa tarde, muito boa as informações.
    Objetivas e claras.
    Parabéns

    1. Avatar de noeli
      Noeli Diz

      Tbem não estou conseguindo fazer a contestação 🙄 dígito os meus dados e quando entra aparece que estão em manutenção.. isso faz dias que está em manutenção 🙄🙄

  2. Avatar de lael
    Lael Diz

    Nossa o limite mínimo deveria ser maior, minha mãe recebe um salário mínimo e quando aumentaram agora em 100 reais cortaram meu auxílio, sendo impossível de contestar… Tenso 🙁

    1. Avatar de davi
      Davi Diz

      De fato, enfim uma explicação satisfatória. Obg pelo esclarecimento DCI

      1. Avatar de laura
        Laura Diz

        Mas o site DataPrev não abre.
        Está em manutenção há dias.

    2. Avatar de naty
      Naty Diz

      O meu foi cancelado, eu nao tenho trabalho formal, fui contestar ja que eles “abriram” ate 03 pra contestar, so que e mentira , ja entrei mil vezes e nao consigo, ta dificil

  3. Avatar de laura
    Laura Diz

    Desde de Junho do passado, recebi normalmente.
    Este ano recebi até a segunda parcela. A terceira não caiu, e minha situação não mudou desde o ano passado.
    O site do DataPrev não abre, está há dias em manutenção quando dígito meus dados, mas quando dígito dados de outra pessoa, ele abre normalmente. Fica claro que tem algo errado.
    Talvez o site em manutenção é somente pra quem eles bloquearam.
    Pedimos esclarecimentos,urgente, sobre os inúmeros auxílios bloqueados, principalmente de mães solo.

    #dataprev #bloqueio #sitedataprevmanutençaoeterna, #bloqueiomaesolo #queremosresposta #aparecedataprev #g1 #band

    1. Avatar de thainá
      Thainá Diz

      Minha terceira parcela foi cancelada, estou desempregada, moro sozinha. E nao me deixam contestar. Não sei oq fazer… Um mixaria, e ainda cancelam.

  4. Avatar de érica faria
    Érica Faria Diz

    Meu auxílio foi bloqueado e não mudou nada minha situação. Não arrumei trabalho …isso é injusto com quem realmente precisa!

  5. Avatar de elane gomes
    Elane Gomes Diz

    O do meu filho foi bloqueada a terceira parcela, ele ñ está conseguindo contestar, ele ñtrabalha e estão dizendo que ele tem renda superior a meio salário, um absurdo .

  6. Avatar de andréa
    Andréa Diz

    Meu também foi bloqueado recebi a primeira e a segunda parcela na terceira bloquearam , sendo que minha situação não mudou nada contínuo sem trabalhar e ainda diz que ganho mais que meio salário mínimo… Muito injusto 😔

  7. Avatar de andreza
    Andreza Diz

    Meu auxílio foi cancelado não consigo contestar fala que tô trabalhando mais não estou aff pá vc paga pouco e ainda fazem isso

  8. Avatar de priscila
    Priscila Diz

    O meu foi bloqueado pela receita federal por causa de declaração de isento . Mas já está regular eu tento contestar no ministério da cidadania e n consigo diz que o prazo expirou . E ai ? Faço o que ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes