Boletim Focus projeta inflação em 3,54% para 2020, segundo BC

A taxa de inflação 2020 é projetada pelo Banco Central, que realiza publicações periódicas sobre os indicadores da economia brasileira.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,45% para 3,54%, segundo o Boletim Focusdo Banco Central. A publicação de hoje (30) estima que assim como a  taxa de inflação 2020, a alíquota seguirá em alta em 2021. Sendo assim, o documento que aponta semanalmente as projeções da economia registra a 16ª elevação consecutiva do índice.

Contudo, o percentual está abaixo da meta de inflação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,00% neste ano. Além disso, a alíquota tem limites inferior de 2,5% e superior de 5,5%. Ou seja, a projeção do Boletim Focus registra que a taxa da inflação está dentro das projeções do Banco Central para 2020.

Além disso, a publicação declara que o mercado financeiro ajustou a previsão de queda da economia brasileira de 4,55% para 4,50%. Porém, há expectativas de crescimento para os próximos anos, sendo assim, de 3,45% em 2021. Mas também, a expansão de 2,50$ do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2022 e 2023.

Por fim, segundo o relatório,  a cotação do dólar deve permanecer em R$ 5,36.

Projeções da Inflação 2020 - Taxa Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é a base de juros para empréstimos, investimentos e até interfere diretamente no consumo da população, já que influencia no valor dos produtos. A saber, a sigla Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Além disso, a taxa Selic auxilia no controle da inflação. Sendo assim, o Copom é o órgão, do Banco Central, responsável por alterar a taxa básica de juros periodicamente. Atualmente, a taxa básica de juros está em 2,00% ao ano, de forma estável desde agosto.

Segundo o Banco Central, pelo Boletim Focus, a expectativa é de que a Selic esteja em 3% ao ano em 2021. Além disso, também apresenta estabilidade o percentual previsto para o fim de 2022, em 4,5% ao ano, e para o fim de 2023, em 6% ao ano.

*Com informação de Agência Brasil

 

Leia também

Entenda o que é inflação e o que faz os preços subirem

Bolsa Família e BPC podem ter reajuste anual pela inflação, sugere PL

Famílias pobres sofrem mais com inflação três vezes mais que os ricos 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes