Consulta do FGTS aniversário: veja se o dinheiro já está disponível

Para fazer a consulta do FGTS aniversário e conferir se os valores já estão disponíveis, o cidadão deve baixar o aplicativo do FGTS.

Os trabalhadores conseguem verificar os valores liberados de seu FGTS por meio de aplicativo, isso vale também para quem optou pela modalidade do saque-aniversário. Dessa forma, é possível fazer a consulta do FGTS aniversário e a adesão a modalidade na mesma plataforma. Além disso, o cidadão também pode receber os avisos de liberação de saque por mensagens via SMS.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

Na modalidade de saque-aniversário, o trabalhador consegue pegar parte de seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) todos os anos, sempre no mês de seu aniversário. Trata-se de um alternativa ao saque rescisão, em que o cidadão pode pegar todo o dinheiro do fundo após ser demitido sem justa causa.

Sendo assim, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário perdem o direito ao saque de rescisão. Ao passo que, continuam podendo receber o dinheiro da multa rescisória e também acessar o FGTS nos casos previstos em lei, como para compra de moradia própria e aposentadoria.

Para fazer parte dessa modalidade é necessário efetuar uma migração no aplicativo FGTS, mesma plataforma em que se pode fazer a consulta do FGTS aniversário para verificar os valores já liberados após a adesão.

Quando cai o FGTS aniversário 2021?

A data em que o FGTS aniversário cai na conta do trabalhador varia de acordo com o seu mês de nascimento. Nota-se que os recursos são liberados todos os anos a partir do mês de aniversário e ficam disponíveis pelos próximos dois meses.

Caso o cidadão, faça aniversário em maio, o dinheiro é liberado a partir desse mês e fica disponível até o último dia do mês julho. Ao optar pelo FGTS aniversário até o último dia do mês de seu nascimento, o trabalhador consegue pegar o dinheiro ainda no mesmo ano.

Confira os meses em que cada trabalhador que fizer a adesão a esse tipo de saque poderá receber os valores:

  • Aniversariantes de janeiro: podem sacar de janeiro a março;
  • Aniversariantes de fevereiro: podem sacar de fevereiro a abril;
  • Aniversariantes de março: podem sacar de março a maio;
  • Aniversariantes de abril: podem sacar de abril a junho;
  • Aniversariantes de maio: podem sacar de maio a julho;
  • Aniversariantes de junho: podem sacar de junho a agosto;
  • Aniversariantes de julho: podem sacar de julho a setembro;
  • Aniversariantes de agosto: pode sacar de agosto a outubro;
  • Aniversariantes de setembro: podem sacar de setembro a novembro;
  • Aniversariantes de outubro: podem sacar de outubro a dezembro;
  • Aniversariantes de novembro: podem sacar de novembro a janeiro do ano seguinte;
  • Aniversariantes de dezembro: podem sacar de dezembro a fevereiro do ano seguinte.

Como fazer consulta do FGTS aniversário?

Para fazer a consulta do FGTS aniversário e conferir se os valores já estão disponíveis, o cidadão deve baixar o aplicativo do fundo do trabalhador. Para isso, deve-se procurar por “FGTS” na loja de aplicativos do celular e efetuar o download.

Com o aplicativo já baixado, a orientação é abri-lo, clicar em “Entrar no aplicativo” e fazer login com CPF e senha da Caixa. Para quem está realizando o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro.

Já na tela inicial, pode haver um aviso acerca de valores liberados do FGTS. E para efetuar sua consulta do FGTS aniversário, basta clicar na opção “Saque aniversário do FGTS”. Nessa seção será possível verificar quando ocorrerá a liberação de saque e quais os valores disponíveis.

Como receber avisos de saque por SMS?

Além da consulta do FGTS aniversário, no aplicativo também é possível cadastrar o celular para receber informações do fundo por SMS. Desse modo, o trabalhador será avisado por mensagem acerca das liberações do FGTS aniversário, ao passo que receberá ainda notificações sobre depósitos, crédito de juros e atualização monetária.

Para receber SMS com essas informações basta clicar na opção “Mais” no aplicativo FGTS e depois em “SMS” e então informar o número de telefone. Será necessário indicar o número duas vezes e, aceitar os termos e clicar em “Cadastrar telefone" para concluir a solicitação.

Onde recebo o dinheiro?

O trabalhador pode receber o seu saque-aniversário do FGTS em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco. Para isso, é necessário fazer um cadastro na mesma plataforma em que se fez a consulta do FGTS aniversário.

No aplicativo, basta clicar na opção relativa aos valores liberados e escolher entre cadastrar uma conta da Caixa ou de outro banco. Feito isso, será necessário informar os dados da conta. Depois disso, o dinheiro do FGTS de aniversário será depositado de modo automático na conta indicada.

Quem tem direito à consulta do FGTS de aniversário?

Todos os trabalhadores com conta do fundo dos trabalhadores podem fazer a migração e a consulta do FGTS aniversário. De modo geral, estão incluídas as pessoas que trabalham com carteira assinada, dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também tem direito ao fundo os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais. Ao passo que, o diretor não empregado pode ser incluído no FGTS por decisão do empregador.

 

Leia também:

Correção do FGTS 2021: saldo do trabalhador pode aumentar

Quer ver o saldo do FGTS pelo celular? Confira 3 formas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes