Contestação do auxílio bloqueado liberada pelo Dataprev; veja como fazer

Quem teve o pagamento suspenso deve solicitar a contestação do auxílio bloqueado até o dia 27 de setembro. Pedido pode ser feito online; veja como

Quem estava com o pagamento do Auxílio Emergencial 2021 bloqueado poderá voltar a receber o pagamento em breve. A possibilidade de reativar o depósito suspenso se dará por meio da contestação do auxílio bloqueado. O procedimento estava suspenso havia cerca de um mês, mas voltou a ser ofertado pelo Ministério da Cidadania por meio do Dataprev. 

LEIA TAMBÉM | Quantas parcelas tem o auxilio emergencial e haverá prorrogação?

Porém, a plataforma aceitará os pedidos apenas por um curto período de tempo. Assim, quem teve o pagamento suspenso deve solicitar a contestação do auxílio bloqueado até o dia 27 de setembro. O pedido pode ser feito online e de forma gratuita, mas nem todos têm direito. Veja abaixo o que fazer se o auxílio emergencial não cair na conta, como e quem pode contestar. 

O que significa estar com o auxílio bloqueado?

Com a prorrogação do auxílio emergencial aprovada em 2021, o Ministério da Cidadania, em parceria com a plataforma de dados Dataprev, criou um procedimento de verificação mensal. 

O intuito era varrer completamente o cadastro de todos que recebiam o auxílio em 2020 para garantir que apenas quem ainda se enquadrar nos requisitos para receber o benefício continuasse a receber o pagamento. Assim, primeiro é importante saber que existem duas situações básicas de após o bloqueio do auxílio:

>> Suspensão definitiva: ocorre quando o cancelamento do depósito do auxílio é motivado por uma situação que não permite contestação, como caso Dataprev constate que a pessoa está empregada com carteira assinada

>> Inelegibilidade passível de recursos: Essa situação significa que o usuário teve o auxílio bloqueado pois o Dataprev encontrou alguma inconsistência no cadastro, mas que ainda pode ser questionada ou revisada pelo usuário

CONFIRA | Como saber se fui cortado da 6ª parcela do auxílio emergencial 2021?

Dessa forma, o auxílio pode ser bloqueado a qualquer momento, caso a verificação do Dataprev encontre alguma inconsistência no cadastro. Outra possibilidade de bloqueio ocorre quando a plataforma cruza informações com outras bases de dados, e acaba encontrando algo que retira o usuário do perfil de elegíveis para receber o auxílio. 

Como consultar e fazer a contestação do auxílio emergencial?

Contestação-do-auxílio-bloqueado

 

O procedimento para realizar a contestação do auxílio emergencial bloqueado é totalmente online e vinculado ao processo de consulta do status de pagamento do benefício. O processo de contestação é liberado na mesma tela de consulta, após a exibição do status do benefício. Para realizar ambas as operações, basta seguir o tutorial abaixo:

>> Usuário deve acessar o site do Ministério da Cidadania , procurar o banner que leva para aba “Auxílio Emergencial” e clicar em consultar

>> O beneficiário do auxílio será redirecionado para página de consultas e deve fornecer os dados solicitados na tabela localizada no lado direito da tela.  Para consultar é preciso informar os seguintes dados:

    CPF Nome Completo Nome da Mãe Data de Nascimento 

>> Depois de informar corretamente os dados, o cidadão precisa selecionar a caixa de verificação “Não sou um robô” e clique em enviar. 

>> Após o envio, o Dataprev irá consultar na base de dados as informações correspondentes ao CPF e nome informado e poderá retornar um resumo da situação do benefício do usuário

Caso o status seja “inelegível”, significa que o benefício foi bloqueado. O Dataprev mostrará ainda, de forma resumida, o que levou ao bloqueio do benefício. Caso a plataforma avalie que o bloqueio pode ser questionado será exibido o botão “contestar”, é nele que a população pode solicitar a contestação do auxílio bloqueado.

VEJA MAIS | Novo Bolsa Família: valor, quem tem direito e como cadastrar

Assim, ao clicar em “contestar”, a plataforma irá perguntar se o usuário tem certeza de que quer realizar o procedimento, e após a confirmação irá permitir que a pessoa atualize seu cadastro  e o submeta para uma nova avaliação de elegibilidade para o benefício.

Quanto tempo leva para voltar a receber o pagamento depois de contestar o auxílio bloqueado?

O procedimento de contestação só é válido com o envio de novas informações e dados cadastrais dos usuários para avaliação conjunta do Dataprev e do Ministério da Cidadania. Isso significa que o pagamento só será liberado depois que o cadastro passar por uma nova análise. 

Ainda na primeira vez em que a contestação foi liberada, o Ministério da Cidadania se comprometeu em analisar os pedidos de revisão em até um mês. Na prática, porém, já houveram relatos de pedidos com até dois meses aguardando a revalidação. 

LEIA TAMBÉM | Quem precisa fazer devolução da 6 parcela do Auxílio Emergencial 2021?

Para os usuários que solicitem a contestação do auxílio bloqueado, a orientação é de realizar consultas periódicas conforme o passo a passo acima. No procedimento, após a contestação, o status a ser exibido poderá ser uma das seguintes opções:

>> Inelegível: Caso a contestação ainda não tenha sido efetivada ou caso o pedido tenha sido negado
>> Em análise: Para aqueles em que a revisão do cadastro tenha sido submetida e aceita
>> Aprovado: Se o pedido de contestação for aceito e o auxílio esteja liberado

De modo geral, após ter a liberação de pagamento aprovada, o usuário receberá o depósito do retroativo das parcelas do auxílio que não recebeu e será incluído automaticamente na listagem de pagamento das próximas parcelas. Caso o pagamento do auxílio já tenha sido finalizado, o Governo Federal abrirá um novo calendário para pagamento exclusivo de quem estava com auxílio emergencial bloqueado e que por meio da contestação ganhou o direito de voltar a receber.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes