Tem como saber se meu empréstimo do Auxílio Brasil foi aprovado?

Quem solicitou o crédito pode verificar a situação pelo celular.

A Caixa Econômica Federal foi o primeiro banco a começar a liberar o empréstimo do Auxílio Brasil, na terça-feira (11). Com isso, muitos beneficiários do programa já fizeram suas propostas e resta uma grande dúvida: “como saber se meu empréstimo do auxílio brasil foi aprovado”. É possível verificar a situação do processo online, sem sair de casa.

Veja aqui como saber o empréstimo do Auxílio Brasil foi aprovado

Para saber se o empréstimo do Auxílio Brasil foi aprovado, o cidadão pode conferir no aplicativo do pelo Caixa Tem. Ao solicitar o empréstimo, o banco pede o prazo de 48 horas para fazer a análise. Após aprovação do contrato, o banco tem até dois dias úteis para realizar o pagamento ao cliente.

Após o pravo, verifique seu app com o passo a passo a seguir:

  • 1° Passo: Atualize o aplicativo para a versão mais nova;
  • 2° Passo: Abra o aplicativo e clique na opção “empréstimos”;
  • 3° Passo: Clique em “ver meus contratos”;
  • 4° Passo: Vá na opção “empréstimo consignado” e a situação do pedido estará descrita.

O beneficiário também pode contatar a Caixa para mais informações pelo telefone 121 ou na Caixa Econômica Federal 111.

O crédito pela Caixa pode ser solicitado pelo aplicativo Caixa Tem ou nas agências e lotéricas oficiais. O banco cobra 3,45% de juros nas parcelas de pagamento. Para fazer a solicitação do crédito o beneficiário precisa estar recebendo o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias, não ter data do término do recebimento do benefício e não ter faltado a nenhuma convocação do Ministério da Cidadania.

Bancos para fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Além da Caixa, outros bancos foram autorizados a realizar a operação, são eles:

  • Banco Agibank S/A
  • Banco Crefisa S/A
  • Banco Daycoval S/A
  • Banco Pan S/A
  • Banco Safra S/A
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Como funciona o empréstimo do Auxílio Brasil?

O empréstimo do Auxílio Brasil é uma forma de o beneficiário do programa social pegar crédito no banco e usar seu benefício como forma de quitar as parcelas. O consignado faz parte do Programa Renda e Oportunidade e visa retomar o crescimento econômico no país.

O crédito é depositado na conta em que o beneficiário recebe o Auxílio Brasil, em até dois dias úteis. O pagamento é descontado automaticamente do valor recebido pelo benefício.

Só é possível comprometer até 40% do valor permanente do programa, de R$ 400,00 para quitação da dívida. Por isso, a prestação será de, no máximo, R$ 160,00. A taxa de juros limite, estipulada pelo governo, é de 3,5%. Mas os bancos podem cobrar um valor menor, caso queiram.

Os bancos só podem cobrar o juros do empréstimo, fica vedada a cobrança de qualquer taxa administrativa na contratação do crédito.

O empréstimo pode ser parcelado em até 24 vezes.

Como solicitar o empréstimo?

O empréstimo só pode ser solicitado pelo responsável familiar (RF) da família que recebe o auxílio.

Então, o cidadão deve buscar uma instituição que realize a operação de crédito e apresentar os documentos: RF deve apresentar à instituição seu documento de CPF, carteira de identidade ou de habilitação nacional; assinatura do termo do processo de abertura e assinatura de um termo de orientação financeira, redigido pelo governo.

Além disso, o beneficiário precisa ficar atento, pois caso ele tenha seu auxílio cancelado, ainda precisará desembolsar o dinheiro para pagar as parcelas do empréstimo.

Veja também: quem deve atualizar o Cadastro Único em 2022

Aproveite e siga o DCI no Google News e as notícias de economia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes