Reels: crie vídeos divertidos e aumente o seu engajamento no Instagram

O Reels é mais uma ferramenta do Instagram, com um alto poder de engajamento para as influenciadores digitais e marcas.

O Reels é o mais novo recurso queridinho dos usuários do Instagram. Ele foi criado para concorrer com o TikTok, rede social que ganhou popularidade no Brasil nesse ano. Através da ferramenta é possível gravar vídeos divertidos e editá-los, inserindo áudio e também efeitos.

Sendo assim, qualquer pessoa que tenha uma conta no aplicativo pode utilizar o Reels. Além disso, o Instagram tem beneficiado os vídeos feitos por meio da ferramenta, aumentando o alcance dos conteúdos.

O objetivo é fazer com que as pessoas fiquem o maior tempo possível dentro da plataforma, utilizando todas as ferramentas. Sem dúvidas, influenciadores digitais e produtores de conteúdo têm sido os mais beneficiados com esse recurso.

Então, se você tem um negócio e quer saber como potencializar a sua estratégia de marketing digital, leia essa matéria até o fim. Você saberá como utilizar o Instagram Reels para aumentar as suas vendas e alcançar mais pessoas.

 

Como funciona o Reels do Instagram

Reels: crie vídeos divertidos e aumente o seu engajamento no instagram
Reprodução / cashify

O Instagram Reels é uma função que permite criar conteúdo em vídeos com o tempo máximo de 15 segundos. Ele foi criado já há alguns meses, porém, vem se destacando até hoje na rede social.

A ferramenta é uma adaptação do Cenas. Esse foi outro recurso do Instagram que passou por um período de testes, até ser substituído. A principal diferença entre eles é que agora o usuário pode optar por mais opções no momento de compartilhar o vídeo.

Aliás, o produtor do vídeo ainda pode publicar esse conteúdo no feed ou nas stories. Se ele preferir, também pode enviá-lo via direct para os amigos mais próximos, ou compartilhar para qualquer usuário na aba "explorar".

No que se refere à criação dos vídeos, é possível gravar um único take ou pílulas sequenciais, assim como no Cenas. Enfim, você ainda pode subir um vídeo da galeria e complementar com filtros criativos e músicas.

Ainda é possível baixar áudios de outras pessoas e fazer dublagens, assim como no Tiktok. E por falar na rede social, qual das duas é a melhor para aumentar o alcance da sua marca? Vejamos a seguir.

 

Reels x TikTok: qual o melhor?

Reels: crie vídeos divertidos e aumente o seu engajamento no instagram
Reprodução / pexels

O funcionamento das duas ferramentas são bastante parecidos. No entanto, o que as diferencia é que o TikTok é uma rede social independente, enquanto o Reels é um recurso do Instagram. Ou seja, isso traz uma certa limitação à ferramenta.

Além disso, o Reels do Instagram não permite parcerias pagas, assim como é feito nas stories e no feed. No entanto, o TikTok já avançou em relação a isso e permite que os seus usuários monetizem através dos vídeos que forem publicados.

Vale salientar que os clipes do TikTok podem ter até 60 segundos para usuários comuns, e até cinco minutos para quem possui mais de mil seguidores na plataforma. Sendo assim, para quem deseja ter um alcance maior com a marca, o TikTok apresenta mais recursos e possibilidades de viralização.

Porém, o Reels também atende às necessidades de micro influenciadores digitais em ascensão e produtores de conteúdo. Basta aplicar as estratégias certas para chamar a atenção do público na rede social.

 

Dicas para aproveitar o Reels do Instagram

Reels: crie vídeos divertidos e aumente o seu engajamento no instagram
Reprodução / pexels

Você tem uma marca e deseja entrar no universo do Reels do Instagram? Então confira algumas dicas incríveis para te ajudar a destacar os seus vídeos nessa mídia social.

  • Conheça o seu público

Antes de sair gravando vídeos de forma aleatória e sem estratégia, é muito importante que você conheça bem o seu público-alvo. Primeiramente descubra se ele utiliza o Instagram e em seguida crie uma comunicação e um tom de voz para se aproximar dele.

  • Faça ajuste nos vídeos

Antes de publicar os vídeos no Reels, defina um tema e uma duração. Explore os recursos da ferramenta e os efeitos que estão disponíveis nela.

  • Acompanhe as tendências atuais

Outra dica fundamental é que você acompanhe o que vem fazendo sucesso. Utilize músicas famosas na plataforma e aperfeiçoe os seus conteúdos autorais. Além disso, coloque as hashtags certas e faça parcerias com influenciadores conhecidos.

  • Utilize uma imagem de capa chamativa

A capa é o principal chamariz para que as pessoas cliquem e assistam ao seu vídeo. Por isso, utilize uma que seja atraente e promova um engajamento entre mais pessoas.

  • Publique o seu vídeo

Enfim, esse é o momento de publicar o seu conteúdo na aba "explorar". À medida que os seus seguidores forem vendo o vídeo no Reels, o Instagram entenderá que ele é relevante e o mostrará para mais pessoas.

Agora é só colocar em prática essas dicas e potencializar as suas ações no Instagram.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes