Calendário da Fórmula 1 tem GP do Japão cancelado: veja como fica

Categoria cancelou a etapa que ocorreria no circuito de Suzuka de 8 a 10 de outubro, pelo 2º ano consecutivo.

A  F1 anunciou na última quarta-feira,  18/08, que o Grande Prêmio do Japão 2021, marcado para o final de semana de 8 a 10 de outubro no circuito de Suzuka, está cancelado devido à pandemia de covid-19. Dessa forma, a etapa na terra do sol nascente fica de fora da temporada pelo 2º ano seguido em virtude da doença, fato que pode causar alterações no calendário da Fórmula 1.

Em comunicado, a categoria informou que a decisão do cancelamento partiu entre as autoridades japonesas e os organizadores da prova. "Após discussões em andamento com o promotor e as autoridades no Japão, o governo japonês decidiu cancelar a corrida nesta temporada devido às complexidades da pandemia em curso no país".

Como fica o calendário da Fórmula 1?

Sem a prova no GP do Japão, a segunda metade da temporada da Fórmula 1 fica apenas com 10 corridas. O cancelamento da etapa quebra a trinca de três fins de semana seguidos com corrida, que ocorreria com as etapas do GP da Rússia – entre 24 e 26 de setembro, Turquia – 01 e 03 de outubro e, posteriormente, Japão – 08 e 10 de outubro.

No mês de julho, a organização da categoria já havia cancelado o GP da Austrália, também pela 2ª vez consecutiva. A prova ocorreria no dia 21 de novembro no Circuito de Albert Park, em Melbourne, mas foi cancelada em razão da pandemia de Covid-19. Sem as duas etapas, o calendário da Fórmula 1 pode sofrer alterações, mas até o presente momento, segue da seguinte forma:

  • Bélgica – Entre 27 e 29 de agosto
  • Holanda – Entre 03 e 05 de setembro
  • Itália – Entre 10 e 12 de setembro
  • Rússia – Entre 24 e 26 de setembro
  • Turquia – Entre 01 e 03 de outubro
  • Estados Unidos – Entre 22 e 24 de outubro
  • México – Entre 29 e 31 de outubro
  • Brasil – Entre 05 e 07 de novembro
  • Arábia Saudita – Entre 03 e 05 de dezembro
  • Abu Dhabi – Entre 10 e 12 de dezembro
Cancelamento do gp do japão pode causar alterações no calendário da fórmula 1 nesta temporada
Cancelamento do gp do japão pode causar alterações no calendário da fórmula 1 nesta temporada - foto: twitter/@f1

Como está o campeonato?

O inglês Lewis Hamilton reassumiu a ponta da classificação da Fórmula 1 com 192 pontos. O competidor da Mercedes ficou na terceira posição na última prova, o GP da Hungria, e contou com uma corrida de fraca atuação de Max Vestappen, que encerrou apenas então em 10º.

O piloto da Red Bull ganhou cinco corridas até o momento, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, vem atrás com quatro triunfos. Sérgio Perez foi vencedor na etapa do Azerbaijão e Estaban Oco na Hungria.

O top-5 está da seguinte maneira: Hamilton (192 pts), Verstappen (186 pts), Lando Norris (113 pts), Valtteri Bottas (108 pts) e, por fim, Sérgio Pérez (104 pts).

Bahrein – Lewis Hamilton
Emilia Romagna – Max Verstappen
Portugal – Lewis Hamilton
Espanha – Lewis Hamilton
Mônaco – Max Verstappen
Azerbaijão – Sérgio Pérez
França – Max Verstappen
Estíria – Max Verstappen
Áustria – Max Verstappen
Inglaterra – Lewis Hamilton
Hungria – Esteban Ocon

Restam apenas então mais 10 etapas da temporada do calendário da Fórmula 1 para serem realizadas. A categoria virá ao Brasil entre os dias 5 e 7 de novembro para a realização da 20ª prova de 2021. Logo após a realização da corrida em solo brasileiro, no Circuito de Interlagos, restarão apenas mais duas etapas para o fim da temporada.

 

Veja também

+  Prêmio de melhor jogador da UEFA 2021: veja a lista de indicados

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes